Finalmente! A novela Velho Chico, de autoria de Edmara Barbosa e Bruno Barbosa, com supervisão de Benedito Rui Barbosa,  já tem previsão para ir ao ar no segundo semestre de 2016, ocupando o horário das 18 horas, e terá gravações em Bom Jesus da Lapa, mas também, segundo a própria autora, nas cidades de Xingó, Piaçabuçu, Penedo, Petrolina, São Roque de Minas, Barra, Chapada Diamantina, entre outros.

A ideia inicial era de que a novela fosse rodada em cidades como Bom Jesus da Lapa, Juazeiro e Petrolina, que estão às margens do Rio São Francisco. A boa notícia é que a ideia está sendo mantida pelos autores e irá abordar como assuntos: o modo de viver da população regional, a cultura do campo, bem como situações e elementos polêmicos como, por exemplo, a transposição do Rio São Francisco, tema que estimula debates e discussões a nível nacional.

“Nossa ideia, desde o princípio, era retratar esse rio como um todo e como ele percorre quase três mil quilômetros, vários biomas e várias culturas”. Afirma a autora, em mensagem ao Central da Lapa.

Novela Velho Chico em Bom Jesus da Lapa como primeiro cenário

Eriberto Leão pode ser um dos atores da Novela Velho Chico em Bom Jesus da Lapa.

 

Entenda o vai e vem, altos e baixos da novela Velho Chico em Bom Jesus da Lapa

Em meados de 2011 para 2012 circulou intensamente a notícia de que o autor Benedito Rui Barbosa iria colocar em prática a produção da Novela Velho Chico e que Bom Jesus da Lapa seria a base para as gravações da novela.

Existiam alguns obstáculos a serem superados como a falta de infraestrutura da cidade, principalmente de um aeroporto decente para receber toda a movimentação de artistas e da produção da novela. Mas a novela foi vetada pela Rede Globo em razão de que a novela destinava-se a um contexto excessivamente relacionado com a política, portanto deveria ser revisado talvez para uma outra oportunidade de exibição.

A Novela VELHO CHICO está sendo escrita por Edmara Barbosa (Filha de Benedito Rui Barbosa), e por Bruno Barbosa (filho de Edmara Barbosa e neto de Benedito), e tem supervisão de Benedito Ruy Barbosa. A direção será de Rogério Gomes, o Papinha.

Essa novela tornou-se um desafio para a autora, que não desistiu e nesse meio tempo veio visitando algumas cidades ribeirinhas e colhendo informações necessárias para escrever a novela. Após praticamente cair no esquecimento do povo, a sinopse da novela foi novamente apresentada à emissora e desta vez foi aceita!

O cenário atual favorece a exibição da Novela Velho Chico em Bom Jesus da Lapa

Os ventos estão soprando a favor do autor, que está com sua novela “O Rei do Gado” sendo reprisada em “Vale a Pena Ver de Novo” da Rede Globo e rendendo uma média de 17 pontos, o que corresponde a mais audiência que todas as suas concorrentes juntas. O povo passou a voltar a ligar a televisão à tarde para assistir uma das melhores novelas já exibidas pela emissora.

Além disso, o cenário atual relacionado com a escassez de água, poluição e transposição do Rio São Francisco, que é tema polêmico discutido a nível nacional, favorece o sucesso e aceitação do público. O autor já conhecido por gostar de escrever novelas que tenham relação com o meio ambiente e, portanto, tem tudo para acertar em cheio nessa produção.

A Novela Velho Chico terá várias locações em toda a região do Vale do São Francisco. A ideia central da autora é questionar o avanço da humanidade tanto do ponto de vista social como ambiental.

“Estivemos viajando por dez dias por toda a extensão do rio, do médio ao baixo, fazendo pesquisas para a novela. Passamos por várias cidades, e estivemos no comitê discutindo o problema da conservação e da revitalização do rio.” Afirma a autora, em mensagem ao Central da Lapa”.

A cidade Barra tem sido bem explorada pela equipe, até por apresentar arquitetura inspiradora e também porque é lá o encontro do Rio Grande com o Rio São Francisco, que poderia ser utilizada em muitas cenas na novela. A cidade de Parantiga também já recebeu a visita dos autores e parece ser o encanto da autora.

Edmara Barbosa e Bruno Barbosa em Bom Jesus da lapa, Projeto Formoso

Edmara Barbosa e Bruno Barbosa apresenta a sinopse da Novela Velho Chico em Bom Jesus da Lapa

Quais atores estão na lista dos favoritos do autor?

Desde o princípio o ator Eriberto Leão foi cotado como protagonista, uma vez que encantou o autor com sua performance em “Cabocla”, que condiz exatamente com o que seria seu personagem na novela Velho Chico, representando o povo ribeirinho. Porém, segundo a autora, não existe nenhum ator já certo para a novela.

Boatos na internet indicam que Vanessa Giácomo, Paula Barbosa, que é neta de (Benedito Rui Barbosa), e Irandhir Santos podem compor o elenco da novela. Mas, segundo a própria autora da novela, Edmara Barbosa, em uma mensagem enviada ao Central da Lapa, Paula Barbosa e Irandhir Santos estarão em outro projeto que o pai, Benedito e o sobrinho, Marcos, estão escrevendo. Portanto, a participação de Paula e Irandhir são apenas boatos.

 

Quando vai ser exibida a novela Velho Chico em Bom Jesus da Lapa?

Tem muito chão pela frente, mas tudo indica que a Novela Velho Chico em Bom Jesus da Lapa está fluindo bem para a sua exibição, que já tem previsão de início para o segundo semestre do ano de 2016, após a novela Trem Bom, de Maurício Gybosk.

Para você entender melhor, começou recentemente a novela das 18h, “Sete Vidas”. Após essa novela virá “Encontro Marcado”, trama espírita escrita por Elizabeth Jhin, prevista para começar em junho ou julho deste ano. E, por último, virá a Novela “Trem Bom”, prevista para começar no início de 2016.

 

Reunião em Bom Jesus da Lapa para tratar da novela Velho Chico

No dia 16 de março de 2015 foi realizada uma reunião na Câmara Consultiva do Médio São Francisco (CBHSF), em Bom Jesus da Lapa, para falar sobre a Novela Velho Chico. Nessa reunião estavam presentes os roteiristas Edmara Barbosa e Bruno Barbosa Luperi, que apresentaram aos representantes da comunidade o projeto da novela.

Claudio Pereira, coordenador do CBHSF, que também estava presente, apontou o Valor do projeto e também o fato da Câmara ter sido convocada para falar sobre a iniciativa.

“A novela pertence a cultura de nosso país e influencia enfaticamente a vida das pessoas. Realmente é uma excelente maneira de informar mais a sociedade em relação a realidade do rio e também suas demandas”. Disse Claudio Pereira.

Você pode saber mais sobre a reunião na CBHF nessa notícia.

Reunião no Projeto Formoso para colher mais informações

Os autores da Novela Velho Chico também estiveram presentes no Projeto Formoso para colher informações sobre a história do projeto. Na oportunidade, apresentaram a sinopse da novela aos que ali estava presentes. Em contato com a Rita de Cássia, proprietária da Ritart e moradora do projeto, a reunião foi muito boa.

“Eles vieram aqui no Projeto Formoso, no lote de Elisabete Vellini, onde estavam os primeiros moradores do Projeto Formoso, os senhores Jason e Domingos. Estavam presentes também o gerente do distrito, Cássia Jeane e o presidente da Associação Frutas Oeste. Apresentei os meus produtos, o artesanato e o licor, que foram um sucesso. Eles ouviram a História do projeto. Foi uma ótima reunião.” Afirma Ria de Cássia.

Para ver mais fotos sobre essa reunião e conhecer um pouco mais o trabalho desenvolvido pela Ritart, acesse o link.

Almoço no Canoas Restaurante e Bar

Estavam presentes no Canoas Restaurante Bar a autora da novela, Edmara Barbosa e seu filho, Bruno Barbosa, o ator Laércio Fonseca, além de outras pessoas que podem estar envolvidas na produção, como o decorador Pericles Itamar e Paulo Auraújo (Morão Di Privintina), cantor e compositor lapense.

Segundo boatos, Itamar teria alguma participação como roteirista, auxiliando a produção no que diz respeito aos locais de gravação. Vale ressaltar que um dos maiores escritores, conhecedor das histórias de Bom Jesus da Lapa, o que justifica os boatos. Em relação ao Paulo, este poderia ter espaço na questão da trilha sonora da novela, como a abertura, por exemplo. Afinal, trata-se de um dos maiores cantores de Bom Jesus da Lapa.

Especulações à parte, você pode conferir um pouquinho do que foi o almoço deles no Canoas Restaurante Bar em Bom Jesus da Lapa…

Quer conhecer um pouco mais sobre o Canoas Restaurante e Bar? Vale a pena, é um lugar muito bacana, com ambiente diferenciado. Para conferir, clique aqui.

Curiosidades: Filme Espelho D’Água em Bom Jesus da Lapa

Praticamente todos os moradores de Bom Jesus da Lapa sabem que já foi rodado um filme na Capital da Baiana da Fé há alguns anos, cujo ator Fábio Assunção era o protagonista. Esse filme foi “Espelho D’Água” e foi parcialmente gravado na cidade.

Para saber um pouco mais sobre a história desse filme, confira o artigo de Irineu Magalhães, bem completo com diversas observações dele. Vale a pena ler.

Encerramos nosso artigo com o trailer do filme. Não deixe de assistir, logo abaixo:

Atenção. Existe uma matéria atualizada no Blog. Clique aqui para ler.
Quer copiar o artigo e colar em seu site? Fique à vontade, mas não esqueça de nos linkar como fonte.
Link para citação: https://www.centraldalapa.com/pagina/novela-velho-chico-bom-jesus-da-lapa/
Última atualização: 22/03/2015 às 07:57h

Veja outras matérias sobre a Novela Velho Chico