A Novela Velho Chico salvará o horário nobre da Globo? Era para ser mais uma novela da Globo, mas virou uma novela antes mesmo da sua estreia. Cheia de altos e baixos em relação ao elenco, hoje a novela está com a bola toda, inclusive obtendo atores que já estavam escalados para outros trabalhos. Jornalistas a todo momento querendo informações e autores mantendo o máximo de sigilo. Mas por que tanta expectativa para a Novela Velho Chico?

Velho Chico: A Novela que virou novela antes de sua estreia

Sim, é verdade. Afinal, desde 2011/2012 já rolavam boatos sobre a novela, mas a Globo vetou por tratar-se de tema excessivamente político na época. Quando finalmente, em meados de 2015, a Globo aceita a sinopse de “Velho Chico” e marca data de estreia para agosto de 2016. A novela passa a bombar, de fato, quando foi antecipada para ser a próxima novela das 21h, após “A Regra do Jogo”, antecipando para abril de 2016.

Os autores estavam num ritmo bem mais tranquilo que o atual, conhecendo a fundo praticamente todas as cidades ribeirinhas em todo o percurso de aproximadamente 3000 km do Rio São Francisco. De repente a Globo decide adiar a novela “Sagrada Família” e, por causa do sucesso da reprise de”O Rei do Gado”, antecipou a novela Velho Chico, que trata-se de tema rural.

Por que tanta expectativa com a Novela Velho Chico?

Depois dessa antecipação da novela os autores vivem recebendo especulações de jornalistas, blogueiros, colunistas, enfim, que tentam obter informações sobre a novela, o que é natural, porém não com tanta intensidade. As buscas no Google por notícias sobre a novela também aumentaram, a partir do momento em que a notícia da antecipação foi oficial, como pode ser observado a evolução do gráfico para as pesquisas do termo “Novela Velho Chico” no Google:

A Novela Velho Chico salvará o horário nobre da Globo?

A partir de setembro as pesquisas sobre a Novela Velho Chico aumentaram significativamente

A especulação sobre a novela cresceu tanto, a ponto do próprio Benedito Ruy Barbosa solicitar dos envolvidos na trama manter sigilo para que o mesmo concentre-se apenas na supervisão o texto. A autora Edmara, que antes já até respondeu a alguns e-mails do Central da Lapa, hoje não responde mais. Muitos atores como cogitados estão, na verdade, certos. Aliás, quando o assunto é elenco a resposta é sempre: “Alguns atores estão cogitados, mas muitos nomes não estão confirmados ainda“.

A verdade é que há muito por saber por trás dos bastidores, mas todos os envolvidos mantém sigilo, inclusive por determinação da própria Globo, atendendo ao pedido de Benedito. Há boatos informando que atores disputam as escassas 32 vagas previstas para o elenco principal da novela, sendo Lima Duarte um dos que manifestou interesse.

A Novela, “que está com a bola toda”, quando antes estava prevista para a novela das 18h, perdeu Eriberto Leão e Vanessa Giácomo. Após saltar para a faixa das 21h conseguiu trazer para o seu elenco o ator Domingos Montagner, anteriormente escalado para viver o vilão da novela Sagrada Família. É mais um desfalque para a trama adiada, pois o ator Antônio Fagundes também estava escalado para o elenco de “Sagrada Família”.

Respondendo a pergunta “Por que tanta expectativa com a Novela Velho Chico?”, é claramente perceptível a queda de audiência com as duas últimas novelas das 21h focadas em metrópoles, vindo a disputar com a novela da Record “Os 10 Mandamentos”, algo que nunca aconteceu em relação à Record.

A Novela Velho Chico salvará o horário nobre da Globo?

Globo e Record disputam igualmente pela atual audiência do horário nobre

A Novela que quebrou a hegemonia da Globo foi justamente Pantanal, de Benedito Ruy Barbosa. Com o sucesso de “Além do Tempo” ambientada inicialmente fora das metrópoles, é esperado que “Velho Chico” caia no gosto popular.

A Novela Velho Chico salvará o horário nobre da Globo?

A expectativa geral, ou seja, tanto do público quanto dos envolvidos na trama, é que a Novela Velho Chico salvará o horário nobre da Globo, pelo menos temporariamente, atraindo novamente o público tradicional para a faixa das 21h. É sabido que a novela “Sagrada Família sucederá “Velho Chico” e terá foco na política, aproveitando o momento “corrupção na Petrobras”, que pode ou não cair no gosto do povo, mas que provavelmente será ambientada nas metrópoles.

Logo da Novela Velho Chico

Logo alternativa para a Novela Velho Chico criada pelo site Famosos na Web

É muito provável que veremos uma novela mas próxima possível da realidade, sem aquelas cenas cheias de invenções como as vistas em “Meu Pedacinho de Chão”, e sim muito parecida com “O Rei do Gado” e “Além do Tempo”. As pesquisas realizadas pela autora Edmara Barbosa e seu filho, Bruno Barbosa, e também as publicações realizadas no perfil da autora, revelam que a novela vai mostrar a realidade na qual o Rio São Francisco se encontra.

Nada é por acaso: Tema Rio São Francisco em alta

Por tratar-se de um tema de importância nacional, é muito provável que o sucesso seja alcançado. Talvez se tivesse sido televisionada antes, quando foi apresentado o projeto à emissora, não tivesse conseguido tanta repercussão assim. Mas o Rio São Francisco, na forma drástica em que encontra-se atualmente, trará mais impacto sobre a novela. Nem é preciso efeitos especiais para mostrar a situação do Rio.

A situação do Rio São Francisco é crítica. Foto: Lúcio Távora

A situação do Rio São Francisco é crítica. Foto: Lúcio Távora

Para se ter uma ideia, a barragem de Sobradinho está praticamente no volume morto, atingindo 5,6% de sua capacidade em 23/10/2015, com previsão de 4,5% para o início de novembro. Caso não chova na região, o volume de água a ser liberado para as cidades como Bom Jesus da Lapa, por exemplo, será drasticamente reduzido, prejudicando a agricultura. É provável que o período chuvoso terá chuvas abaixo da média histórica, significando um grave problema para o ano de 2016.

Oportunidade para novos talentos na Novela Velho Chico

Como a novela é ambientada no sertão nordestino os autores necessitam de atores regionais que representem com fidelidade os traços do povo nordestino, principalmente em cenas nos locais de gravação em Salvador, no interior da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Minas Gerais.

Com isso, o produtor de elenco Luiz Antônio Rocha está selecionando novos talentos para a novela Velho Chico, dando oportunidade única para essas pessoas que sonham em atuar em novelas. Como exemplo, a atriz Marina Nery, de Salvador-BA, fará o papel de Letícia Sabatella com 16 anos de idade.

a atriz Marina Nery, de Salvador-BA, fará o papel de Letícia Sabatella com 16 anos de idade.

A atriz Marina Nery, de Salvador-BA, fará o papel de Letícia Sabatella com 16 anos de idade.

Muitas caras novas estão vindo por aí. Para saber mais sobre os perfis procurados pelo produtor de elenco e tentar uma participação na novela, veja nossa matéria: Abertas as inscrições para o elenco da novela Velho Chico.

E você, acha que a Novela Velho Chico salvará o horário nobre da Globo?

Veja outras matérias sobre a Novela Velho Chico