Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco se reuniram na última sexta feira, dia 18 de setembro, em São Paulo com o departamento da novela do Velho Chico, que está sendo preparada pela TV Globo.

Na reunião, conduzida por Edmara Barbosa (autora da novela e filha do autor Benedito Ruy Barbosa), foi introduzido o projeto da trama, cujo lançamento está previsto para agosto de 2016. O conceito é que o comitê trabalhe em conjunto com a nova produção da rede globo, fornecendo idéias e recomendações.

Novela Velho Chico Contará com Sugestões do CBHSF

Novela Velho Chico contará com sugestões do CBHSF

Ambientes de Filmagem e Enredo da Novela Velho Chico

As filmagens terão como ambiente o município fictício de Grotas, situado na bacia do São Francisco, e o seu enredo será baseado na narrativa de um grande latifundiário nativo que reconhece no rio São Francisco uma grande oportunidade para aumentar o seu poder. A história irá frisar os desequilíbrios sociais decorrentes deste propósito, embalados pelos dramas de famílias ao longo de várias gerações.

Assim como descreveu Edmara Barbosa, a história será transmitida em 3 ciclos:

O inicial, na década de 1970, revela os excessos de um soberbo “coronel” de Grota.

A segunda etapa, no fim da década de 1980, demonstra a sucessão do filho do patriarca.

 A terceira fase, já nos dias de hoje, é concentrada no confronto deste sucessor com as idéias de seu filho Raul, que se formou na cidade grande e está preocupado com a população e também com a sustentabilidade do local.

A trama está programada para ser transmitido ás 18h. As gravações serão realizadas a partir de diversas cidades da bacia hidrográfica do Rio São Francisco, entre elas Bom Jesus da Lapa, Piaçabuçu, Penedo, São Roque de Minas Barra e também Petrolina.

Sugestões do CBHSF de Painel Temático para a Trama

Sugestões do CBHSF de Painel Temático para a Trama

O Líder do CBHSF, Anivaldo Miranda, acredita que é essencial a responsabilidade do colegiado com a finalidade de levar aos escritores a percepção da realidade em que se encontra o rio neste momento de agora.

“Nossa meta será colaborar para que se alcance uma visão mais lúcida da circunstância em que eles irão realizar seu trabalho.

É de grande importância frisar as dificuldades que o rio tem enfrentado, principalmente no que se relaciona a crise da água. Vamos passar bastante dados e informações sobre os dramas enfrentados pelos ribeirinhos, se concentrando em seus possíveis efeitos de longo prazo, principalmente no que tange as expectativas das pessoas que vivem ao redor da bacia hidrográfica “- enfatizou.

Anivaldo Miranda agradeceu ainda o interesse dos escritores em buscar o envolvimento do colegial e, imediatamente, propôs dois assuntos para serem considerados em forma de ambiente temático para a trama: a situação dos grandes reservatórios projetados na década de 60 com efeitos graves para a sustentabilidade do rio São Francisco e confrontos causados pela ausência de um bom relacionamento entre os usos múltiplos do Velho Chico.

Atores cogitados para a novela Velho Chico

Atores cogitados. Foto: Antonio Moreno/divulgação

O procedimento para preparar o romance do Velho Chico se iniciou há alguns meses. Edmara Barbosa se comprometeu definitivamente em se familiarizar com a realidade atual da bacia hidrográfica.

Para esta finalidade viajou para um grande número de regiões, consultou agricultores, pescadores bem como com membros do Comitê do São Francisco. O primeiro encontro oficial com o CBHSF aconteceu em Bom Jesus da Lapa, e contou com a participação o coordenador do Médio São Francisco, Claudio Pereira.

Além disso, também fizeram parte da reunião na sexta-feira em São Paulo o secretário executivo do comitê, Maciel Oliveira, e também os coordenadores dos conselhos consultivos regionais (CCR) do Oriente, Claudio Pereira, e do Submédio, Uilton Tuxá.

Todas as fotos utilizadas nesta matéria foram obtidas a partir do site oficial do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Fontes consultadas:

http://cbhsaofrancisco.org.br/novela-velho-chico-contara-com-sugestoes-do-cbhsf/
http://cbhsaofrancisco.org.br/comite-conhece-detalhes-da-novela-velho-chico/

Veja outras matérias sobre a Novela Velho Chico