O que é um interruptor dimmer e como é utilizado

Você está em: Bom Jesus da Lapa » Novidades sobre Bom Jesus da Lapa » O que é um interruptor dimmer e como é utilizado
Natal Ortobom Bom Jesus da Lapa

Os dimmers são dispositivos usados para, em uma carga, variar a intensidade de uma corrente elétrica média. São geradores que controlam a intensidade da luz, gerando maior ou menor luminosidade, por meio do controle da energia.

Esse dispositivo pode ser utilizado para controlar a intensidade da luz de uma ou de mais lâmpadas, proporcionando um ambiente mais agradável e também ajudando com a economia de energia.

Pode ser utilizado em vários tipos de lâmpadas, como as incandescentes, dicróicas e também em pequenos motores universais, mas não podem ser usados com lâmpadas fluorescentes, nem com motores de indução, transformadores não dimerizáveis além de outras cargas reativas.

O que é um interruptor dimmer e como é utilizado

O dimmer também possui um interruptor para desligar totalmente a lâmpada e se deve ter o cuidado com o seu uso, o da lâmpada incandescente não pode ser utilizado para uma lâmpada dicróica ou o contrário.

A escolha de um dimmer

Na hora de escolher por determinado tipo de dimmer, se deve considerar algumas características como a tensão do circuito, se é 127v ou 220v; o tipo de lâmpada que o dimmer controlará (se é dicróica ou incandescente); a potência das lâmpadas e também a quantidade de módulos (se é 1 ou 2 módulos).

Um dimmer não deve ser instalado nesses casos:

  • lâmpadas fluorescentes;

  • lâmpadas dicroicas se essas tiverem transformadores eletrônicos que não sejam compatíveis;

  • para controlar a velocidade de motores;

  • para controlar o volume de caixa acústica;

  • para controlar ventiladores de teto (alguns tipos de dimmer).

A instalação – dicas

É um item relativamente fácil de instalar, mesmo por quem não tem tanta familiaridade com eletricidade, desde que se tome todos os cuidados necessários.

Materiais Elétricos em Bom Jesus da Lapa é na Ponto do Eletricista

Veja aqui como instalar um dimmer:

  • A primeira coisa a fazer é desligar o disjuntor para garantir a segurança e que nenhum acidente aconteça;

  • A seguir, tem que retirar o interruptor e desligar os seus dois fios. Esses dois fios devem ser ligados no dimmer, de acordo com a orientação de cores, conforme a voltagem: 127V – vermelho é fase, amarelo é retorno e o azul deve ser isolado; 220V – vermelho e azul são fase e amarelo é retorno. Caso tenha dificuldade e não saiba se fará certo, ligue aleatoriamente e se não funcionar, basta inverter os fios. Não se preocupe se ligar invertido, não há perigo de estragos.

Como dica final: É algo não pode ser utilizado em paralelo, mas uma ligação do dimmer entre dois interruptores paralelos pode ser feita, dessa forma a mesma lâmpada pode ser ligada e desligada por dois interruptores em pontos diferentes e pelo dimmer.

função do dimmer

Precisando de mais informações e orientações sobre a função do dimmer, os tipos, o uso e qualquer outro tipo de dúvida, ou mesmo se precisa comprar o item, dê uma passada na loja de materiais elétricos Ponto do Eletricista de Bom Jesus da Lapa e lá você conhecerá todos os tipos de dispositivo dimmer e terá todas as orientações necessárias sobre a instalação do dispositivo.

Guia de Construção e Reforma em Bom Jesus da Lapa

About the Author:

Redatora freelancer, produtora de conteúdo e todas as outras denominações dadas a quem escreve para a web - sites, blogs, plataformas. Nas horas vagas? Penso no que escrever quando voltar ao computador. Quase isso."

Leave A Comment