Os relés são dispositivos elétricos que são destinados a produzir modificações súbitas e predeterminadas em um ou mais circuitos elétricos de saída – quando alcançadas determinadas condições no circuito de entrada, que é o que controla o dispositivo. Sua função é fazer atuar o seu sistema de manobra e não interromper o circuito principal.

Quando ligados a uma instalação, sua função é permitir o funcionamento de outros aparelhos conectados, sejam ao mesmo ou a outro circuito elétrico que estejam ligados ao relé, por conta de um alteração no equipamento pela passagem da corrente elétrica.

O que são relés - tipo e usos

Antecessores dos transistores, os relés tinham uma aplicação bem limitada e um pouco lenta, pois demora mais de um milésimo de segundo para fechar um circuito. Contudo, ainda são largamente utilizados: usinas hidrelétricas os utilizam, são aplicados na movimentação e proteção contra abertura de portas de elevadores, são utilizados nos processos de tratamento de água, fabricação de alimentos e outros. Em larga escala, são utilizados em linhas de montagem de automóveis e ainda são encontrados em sistemas de catracas.

Saiba mais sobre os relés

Para saber mais sobre relés, a loja de materiais elétricos Ponto do Eletricista de Bom Jesus da Lapa mostra alguns tipos deles, bem como sua utilização.

Existem atualmente 3 gerações de relés: relés eletromecânicos ou de primeira geração; relés de estado sólido ou de segunda geração e relés digitais, os de terceira geração.

Materiais Elétricos em Bom Jesus da Lapa é na Ponto do Eletricista

Classificação dos Relés

Eles podem ainda serem classificados pelo tipo:

Relés temporizadores – permitem em função tempo ajustado comutar um sinal de saída de acordo com a sua função. São bastante utilizados em processos industriais como partidas de motores, fornos industriais, quadros de comando e outros.

Relés térmicos – também conhecidos como relés de sobrecarga, eles são dispositivos de proteção de sobrecarga elétrica utilizados em motores elétricos, sua função é evitar o superaquecimento.

Relés de proteção – esse tipo de relé trabalha sob o funcionamento de correntes elétricas e podem criar campos eletromagnéticos que podem provocar mudanças de estados dos contatos para ligar ou desligar dispositivos. São de terceira geração e conseguem medir grandezas de tensão, isolamento, temperatura, sequência de fase e outros.

Os relés podem ser ainda classificados como abertos, fechados ou selados. Em equipamentos fechados, que não estejam sujeitos a elementos que prejudiquem o componente, como umidade ou sujeira, podem ser utilizados os relés abertos. A maioria das aplicações comuns utilizam os relés fechados, que são normalmente cobertos por plástico. Os selados são utilizados em aplicações que ficam em atmosferas combustíveis, onde há o perigo de explosão.

O que determina a utilização de um relé em uma aplicação sãos as suas características e o entendimento dessas características é essencial para que se opte pelo tudo ideal. Caso o cliente não saiba determinar isso, basta solicitar a um dos técnicos especializados da loja Ponto do Eletricista de Bom Jesus da Lapa, e terá toda a orientação necessária e assessoria para a compra dos produtos que precisa.

Publieditorial