Uma imagem vale mais do que mil palavras. Essa é uma frase muito conhecida por todos. Por causa disso, seja qual for o evento, o fotógrafo profissional passa a ser muito importante. E contratar um fotógrafo ideal para o seu evento não é tão complicado.

Fotos contam histórias e eternizam emoções que podem ser relembradas muito tempo depois de terem acontecido. Porém, nada disso acontece se não houver um bom fotógrafo. É muito grande a oferta de profissionais no mercado, e como fica a escolha do fotógrafo certo para o seu evento?

O que você precisa saber antes de contratar um fotógrafo profissional?

Veja as dicas do Central da Lapa para acertar na escolha do fotógrafo ideal e garantir que o seu evento saia como você deseja na foto.

1. Defina os detalhes do seu evento.

Não contrate o fotógrafo sem antes definir os detalhes do acontecimento. Pergunte-se: qual será o estilo do seu evento? Em que turno ele será realizado? Acontecerá em um local fechado e com pouca luz? Ou Diurno e contará com bastante luz natural?

Algumas perguntas têm o poder de influenciar. Além de deixar o evento do seu gosto, as informações influenciam diretamente a definição de quais equipamentos necessários serão utilizados pelo fotógrafo.

2. Compartilhe as informações com o fotógrafo.

Os detalhes acima depois de acertado devem ser compartilhados com o profissional. Através dessas informações, o fotógrafo tem a opção de saber quais equipamentos devem utilizar como flashes, rebatedores e lentes especiais, garantindo assim a qualidade e a beleza das imagens.

É importante alinhar todos esses detalhes com a equipe de fotografia bem antes do evento, além de estabelecer uma boa comunicação com o fotógrafo. É dessa maneira que os resultados que ambos esperam saia perfeito.

3. Pesquise bastante, reúna indicações e tenha referências.

Escolher profissionais que não estejam aptos para tal ocasião é falha na certa. Evite esse acontecimento. Procure por fotógrafos que tenham experiência neste tipo de trabalho e estejam de acordo com o estilo definido. Reúna indicações de amigos e referências de outros produtores.

Na hora de fazer as pesquisas na internet, acesse portfólios online e confira o trabalho de várias equipes de fotógrafos. Uma boa recomendação é pedir para ver algumas imagens produzidas em eventos semelhantes ao seu. Nunca contrate um profissional caso não se identifique com o próprio. É importante sentir-se à vontade com a presença do trabalhador.

4. Faça uma analise do custo-benefício para contratar um fotógrafo

O Central da Lapa recomenda, antes de contratar um fotógrafo, fazer uma cotação dos preços de cada profissional, de acordo com os serviços oferecidos. Quando for solicitar um orçamento, é fundamental procurar saber o que está incluso no pacote, como os formatos em que as imagens serão entregues, o prazo de entrega e a quantidade de fotos.

Se for qualidade que quer nas fotos, você tem a obrigação de não pensar na questão financeira. Lembre-se que as fotos serão os principais registros do seu evento, então vale à pena investir neste quesito.

A partir deste momento se inicia as negociações sobre pagamentos, adicionais de serviços, lembrando que, em muitos casos, investimentos extras podem surgir como em equipamentos, material e transporte dos profissionais.

Faça uma analise do custo-benefício para contratar um fotógrafo

Podem parecer óbvias as dicas, mas muitas pessoas não as seguem. Esperamos que você consiga contratar um fotógrafo que atenda suas necessidades. Um palpite certo em Bom Jesus da Lapa é o fotógrafo Harlen Cristian, que possui mais de 19 anos de experiência na área e pudemos ver de perto o seu profissionalismo.