Muito se ouve falar em drenagem linfática e que ela ajuda a eliminar celulite, ajuda a emagrecer, entre outras coisas. Mas você já pensou ir mais a fundo e descobrir exatamente como é, como funciona e quais os benefícios?

drenagem linfática

Drenagem linfática

Trata-se de uma técnica de massagem, que atua no sistema linfático, com estímulos para que ele trabalhe de forma rápida. Sua principal função é acelerar o processo que promove a retirada dos líquidos que se acumulam entre as células e também os resíduos metabólicos, direcionando-os aos vasos capilares e orientando-os para que sejam eliminados.

A drenagem linfática também ajuda com a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, age como tranquilizante e relaxante e também ajuda a combater a celulite e a gordura localizada, bem como melhora e ação anti-inflamatória do organismo.

A drenagem pode ser feita manualmente, a partir de círculos com as mãos e o polegar em movimentos combinados de pressão leve, ou pode ser feita por aparelhos, por meio de um inteligente sistema de computador.

Vantagens da drenagem linfática

É indicada durante e gravidez

Como nessa fase há muita retenção de líquidos. Quando grávida a mulher tem um aumento do volume sanguíneo e isso faz com que os líquidos transbordem, causando inchaço – se for em grande quantidade, o corpo não dá conta de fazer a coleta e eliminação pela urina, então os componentes sujos perdidos no corpo podem acumular, causando intoxicação, que por sua vez, gera excessos de respostas nervosas, fazendo com que a mulher fique em estado de irritação. É necessário que a grávida tenha prescrição médica para fazer o tratamento.

Ajuda a diminuir os sintomas da TPM

Todas as intercorrências da TPM podem ser tratadas por meio da drenagem linfática. O prejuízo na circulação sanguínea – causado pelo hormônio progesterona, presente em grande quantidade na TPM – dificulta a chegada de oxigênio pelo corpo, assim como faz com os hormônios que inibem os sintomas de TPM, fazendo com que se intensifiquem.

A drenagem linfática pode promover uma melhor resposta do sistema circulatório, fazendo com que melhore a atuação do organismo na inibição dos sintomas pré-menstruais. Além disso, ajuda a eliminar as toxinas que causam irritação e melhorar a retenção de líquidos, causadora do inchaço.

Ajuda a eliminar a celulite

Se o problema com celulite estiver no começo, a drenagem linfática ajuda a eliminar. Se a celulite já existe, a drenagem ajuda a amenizá-la e previne outras formações. Seja qual for o motivo que cause a celulite, como sedentarismo, má alimentação, alterações hormonais, cigarro etc, começa sempre com retenção de líquidos, que ocasiona a má oxigenação do tecido, endurecendo-o e formando nódulos. A drenagem linfática eliminará o líquido em excesso e quebrará o “ciclo vicioso” da celulite.

Ajuda em processos de emagrecimento

Como a drenagem diminui a retenção de líquidos em determinadas áreas do corpo, que estão propensas ao acúmulo de gordura, como coxas e abdômen, ela ajuda sim, em um processo de emagrecimento, pois ela acelera o metabolismo e favorece a queima de estoques de gordura.

Onde fazer drenagem linfática?

Em Bom Jesus da Lapa a Clínica BeautySalão À Flor da Pele e o Salão Lequipe oferecem o serviço de drenagem linfática. A escolha fica a seu critério, pois todas são excelentes nos serviços que prestam.

Sempre procure por bons profissionais. Centros de estéticas sempre têm o que há de melhor em equipamentos e sempre têm profissionais especializados nos procedimentos que os espaços oferecem.

Em caso de dúvidas sobre o tratamento, ligue em um centro estético em sua cidade e marque uma visita para uma conversa, onde terá todas as informações que precisa, além de conhecer o espaço e a equipe.

7 benefícios da drenagem linfática