Para você que quer saber um pouco mais sobre os personagens da novela Velho Chico, esta é uma matéria especial em que vamos falar sobre os papéis (os que temos conhecimento) de cada ator e a história de seus personagens. Agora que já temos praticamente todo o elenco definido, a novela ganhou forma.

Personagens da Novela Velho Chico

Atores / Personagens da Novela Velho Chico

Algumas informações contidas nesta postagem foram obtidas através do site Notícias de TV. Mais detalhes no final da matéria.

Personagens da Novela Velho Chico

Jacinto Saruê Vilela (Tarcísio Meira)

Tarcísio Meira em Velho Chico interpretará o personagem Jacinto, um poderoso coronel que, no ano de 1968, permite a construção da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, desapropriando muitos moradores das cidades do entorno dessa obra.

Quem poderia fazer algo contra a construção da usina, é justamente esse coronel que comanda Grotas, mas nada fez porque seria o maior beneficiado, lucrando com a construção em suas terras.

Afrânio Vilela (Rodrigo Santoro)

Rodrigo Santoro participará dos 18 primeiros capítulos da novela Velho Chico, que correspondem à primeira fase, e seu personagem será o Afrânio Vilela, filho de um poderoso coronel da cidade fictícia de Grotas que autorizou a construção da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, inundando as cidades vizinhas e desapropriando os ribeirinhos que moravam na região.

Afrânio Vilela (Rodrigo Santoro) vive em Salvador. Não concorda com as atitudes do pai e entra em conflito com o mesmo, na primeira fase, por questões ambientais. Após a morte do pai o filho retorna à cidade de Grotas para tomar conta dos negócios do pai.

Iolanda (Carol Castro)

Carol Castro interpretará a personagem Iolanda na primeira fase da novela, fazendo par com o Afrânio Vilela, personagem de Rodrigo Santoro, na primeira fase.

Já na segunda fase, a atriz Christiane Torloni interpretará a personagem e fará par romântico com o ator Antônio Fagundes, que substitui Rodrigo Santoro. Iolanda é uma espanhola que trabalhava como dançarina e cantora, mas acabou se tornando a matriarca da família principal.

Leonor (Marina Nery)

Marina Nery interpretará Leonor, uma moça que na primeira fase da novela será seduzida por Afrânio Vilela (Rodrigo Santoro). O pai da moça tentará obrigar Afrânio a casar-se com ela, mas este é apaixonado por uma espanhola, a Iolanda.

As primeiras cenas da novela já estão sendo gravadas numa fazenda em Baraúna, e sites confiáveis afirmam que houve a cena do “casamento no facão” entre os personagens.

(Santo) Renato Góes

Renato Góes, namorado da atriz Tatá Werneck, participará da primeira fase da novela e seu personagem será o “Santo“, posteriormente substituído pelo ator Domingos Montagner, na segunda fase. Ele será irmão de Bento (Irandhir Santos). Santo é filho de um inimigo de Afrânio Vilela, e é Santo que, juntamente com sua família, agita as manifestações em prol do Velho Chico. Ele se apaixona por Maria Tereza, mas seu romance não é aceito por ambas famílias. Seu o rival do personagem Carlos Eduardo, do ator Marcelo Serrado, que se casa com Maria Tereza, na segunda fase.

(Raul) Pablo Morais

O ator fará o papel do personagem Raul, filho de Afrânio Vilela. Será um jovem estudante que não concorda com as atitudes do pai. Quem será o personagem Raul mais velho é o ator Marcos Palmeira!

(Maria Tereza) Julia Dalavia

A atriz interpretará a personagem Maria Tereza, que se apaixonará por Santo (Renato Góes) filho do capataz que trabalha para o seu pai. O romance será proibido tanto pelas diferenças entre classes sociais quanto pelo fato do capataz ter declarar inimizade ao seu pai por causa da transposição do Rio São Francisco, uma vez que o capataz, pai de seu namorado, lidera protestos em defesa da sustentabilidade, preocupando-se com a sobrevivência dos ribeirinhos que vivem na região.

Capitão Rosa (Rodrigo Lombardi)

O personagem de Rodrigo Lombardi será um fazendeiro progressista que, segundo boatos, será assassinado ainda na primeira fase da novela. Sua participação está prevista apenas para os 18 primeiros capítulos. O personagem Santo, embora filho de Belmiro (Chico Diaz), será criado pelo Capitão Rosa, que por sua vez é rival de Afrânio. É por isso que Afrânio não concordará com o romance de Maria Tereza com Santo.

Fabíula Nascimento

A personagem de Fabíula Nascimento fará par romântico com o personagem de Rodrigo Lombardi. Pouco se sabe sobre a importância do seu papel na novela.

Chico Diaz

Chico Diaz interpretará Belmiro, que fará par com a personagem Piedade, interpretada por Cyria Coentro. Eles serão os pais dos personagens Bento e Santo.

Luiz Fernando Carvalho orienta Chico Diz em gravação de "Velho Chico"

Luiz Fernando Carvalho orienta Chico Diz em gravação de “Velho Chico”. Foto: Caiuá Franco/Divulgação/TV Globo

(Afrânio) Antônio Fagundes

Antônio Fagundes interpreta o personagem Afrânio Vilela, em que é o filho e sucessor do coronel que autorizou a construção da usina hidrelétrica (Tarcísio Meira). Ele entra na segunda fase da novela, casado com Iolanda (Christiane Torloni) dessa vez sucedendo o pai no negócios da família. Inicialmente com bons ideais, Afrânio se corrompe pela política, tomando decisões contrárias à vontade da população. A segunda fase encerra com a população contra Afrânio.

Na terceira fase da novela ele passa a entrar em conflito com seu casal de filhos, Raul e Maria Tereza, o rapaz por defender causas ambientais, como a não transposição do Rio São Francisco, e a moça por ter engatado um romance com filho de seu rival, um capataz. Ele ficaria contra o romance porque além do rapaz ser pobre, a família deste lhe declarou inimizade por causa da transposição do Rio São Francisco.

Maria Tereza (Camila Pitanga)

Camila Pitanga vai interpretar a filha de Afrânio Vilela (Antônio Fagundes). Como a família foi contra seu romance com Santo, Maria Tereza acabou casando-se com Carlos Eduardo (Marcelo Serrado). Porém, Santo (Domingos Montagner) nunca desistiu dela. Ela tentará seduzi-la mesmo estando casada, o que acaba por desencadear uma rivalidade com Carlos Eduardo.

Carlos Eduardo (Marcelo Serrado)

Marcelo Serrado fará par com Camila Pitanga e terá como rival o personagem “Santo”, interpretado por Domingos Montagner. O nome do personagem de Marcelo será Carlos Eduardo, que se casará com Maria Tereza (Camila Pitanga), que por sua vez já teve romance com Santo, mas a família impediu o relacionamento. Sua rivalidade com Santo é porque o mesmo ainda não aceitou o fim do relacionamento e vive tentando seduzir sua esposa.

(Santo) Domingos Montagner

O ator será o grande vilão da novela na segunda fase. Seu personagem será o “Santo” e rivalizará com o personagem “Carlos Eduardo”, do ator Marcelo Serrado. Santo teve um romance com Maria Tereza (Camila Pitanga), mas as famílias de ambos não aceitavam, caracterizando um romance proibido. Posteriormente Maria Tereza casou-se com Carlos Eduardo, o que desencadeou uma rivalidade entre os dois.

Professora Beatriz (Dira Paes)

Dirá Paes interpretará Beatriz, uma personagem clássica nas novelas de Benedito Ruy Barbosa, que é a professora. Por enquanto, nada mais se sabe sobre o seu personagem.

Raul (Marcos Palmeira)

Marcos Palmeira, interpretando o personagem Raul, começará na fase em que entra em conflito com seu pai por causa da transposição do Rio São Francisco, defendendo causas ambientais, pois Raul é contra e o pai é quem se posiciona a favor da Transposição.

Bento (Irandhir Santos)

O ator Irandhir Santo interpretará o personagem Bento, irmão do personagem do ator Domingos Montagner. Vale ressaltar que Irandhir é mais um ator que desfalca o elenco de “Sagrada Família para integrar o elenco de “Velho Chico”.

Sobre os atores como Paula Barbosa e outros, não há informações. Estaremos sempre atualizando esta matéria para melhor organização das informações sobre os personagens da Novela Velho Chico. Volte sempre para conferir as novidades.

Atualizado até 08/01/2016

As informações referentes aos personagens Afrânio Vilela, Beatriz, Raul, Maria Tereza, Belmiro e Leonor foram obtidas através do site Notícias de TV.