Mesmo que o profissional responsável saiba exatamente quantos pontos elétricos deem para ser colocados em cada cômodo da casa e que conheça as normas para essas instalações e que vá adequá-las corretamente no projeto elétrico, o dono do imóvel também precisa conhecer e estar a par de tudo, principalmente porque geralmente é ele quem repassa as informações ao eletricista e pedreiro da obra, por meio da planta baixa do projeto elétrico – por isso aconselha-se também que ele se familiarize com os símbolos que indicam onde serão instalados caixas de luz, interruptores, tomadas e outros.

Por isso a Ponto do Eletricista de Bom Jesus da Lapa vai contar um pouco sobre normas com relação à instalação de pontos elétricos e também indicar lugares estratégicos para colocá-los.

Pontos elétricos: lugares estratégicos para colocá-los

Quantidade de tomadas para cada cômodo

A orientação dada pela NBR 5410 estabelece que cada tomada deve ser instalada a cada 8 metros quadrados (8 m²). Cozinha e áreas de serviço normalmente precisam de mais tomadas, pois são locais em que se utilizam vários eletrodomésticos e assim se evita o uso de extensões e benjamins, evitando a possibilidade de acidentes.

É necessário que se tenha um quantidade correta de tomadas instaladas de acordo com a potência dos aparelhos, evitando que se descubra que faltaram alguns pontos, depois da obra terminada – e quando isso acontece começam a surgir as “adaptações” ou como são popularmente chamadas, as “gambiarras”.

Veja os exemplos:

Cômodos pequenos, com 6 m² ou menos: pelas normas exige-se uma tomada. mas, dependendo do que será no local, pode-se pensar em duas, para não sobrecarregar somente uma.

Salas e dormitórios ou outras dependências com mais de 6m²: sugere-se um ponto a cada 5m, espaçados uniformemente.

Cozinhas, copas, áreas de serviço, lavanderias: um ponto de tomada a cada 3,5m² independente do tamanho da área. Em cozinhas, na bancada da pia, deve ter 2 pontos de tomadas (saindo do mesmo local ou de pontos diferentes).

Varandas: pelo menos um ponto de tomada.

Banheiros: um ponto de tomada, próximo ao lavatório e com distância de 60cm do box. É bom lembrar da tomada onde vai ligado o chuveiro.

Materiais Elétricos em Bom Jesus da Lapa é na Ponto do Eletricista

Observações importantes sobre os pontos elétricos

Lembrando que os pontos elétricos não são apenas as tomadas, mas também os interruptores, os locais onde irão as lâmpadas. É muito importante que o projeto inclua tudo, mesmo que algumas coisas sejam planos para o futuro. Por exemplo: quer pendentes em uma sala, mas ainda não vai comprá-los? Já inclua os pontos elétricos no projeto, deixando tudo preparado, assim a instalação se tornará bem mais fácil e sem mexer na estrutura.

O exemplo foi com o pendente, mas isso se refere a qualquer tipo de ponto de luz, pois nem sempre as luminárias são compradas para instalação imediata, por isso, a sugestão é que tenha todos os pontos desejados no projeto.

Publieditorial