Este artigo irá tratar uma questão que há muito tempo estamos conversando no blog, a forma do seu negócio se relacionar com o cliente. A prestação de pequenos serviços não é algo para agregar diretamente aos lucros do seu negócio, mas sim para surpreender o seu cliente e mostrar uma atitude de gentileza.

É importante para a fidelização de clientes que cada contato que ele tenha com o seu negócio seja uma experiência positiva. Se você conseguir que ele saia do seu estabelecimento com a sensação de que você fez além do que ele estava esperando, melhor ainda. E é sobre essa superação de expectativas que vamos falar hoje.

Prestação de pequenos serviços agregado ao seu negócio

A prestação de pequenos serviços é algo que pode surpreender o seu cliente e mostrar uma atitude de gentileza.

O que é prestação de pequenos serviços?

É entregar ao seu cliente algo a mais do que o produto ou serviço do seu estabelecimento, entregar algo que ele não esperava. São serviços, dicas, sugestões, indicações, facilidades, recomendações etc.

Prestação de pequenos serviços para quem vende produtos

Se você tem uma padaria ou um mercadinho, fazer entregas gratuitas até uma certa localização próxima ao seu estabelecimento é uma gentileza ao cliente.

Também pode produzir ou comprar produtos específicos para clientes que possuem restrições alimentares, a oferta de pequenos cursos de culinária e a entrega de folders com dicas de cozinha ou para a casa são exemplos de ações que não irão ter um custo tão elevado, podem facilmente serem adaptados ao seu orçamento e que vão surpreender seus clientes.

Se você tem uma loja de roupas, calçados, cosméticos ou qualquer outro produto, pense nas possibilidades de agradar o seu cliente e que serão um diferencial em relação aos seus concorrentes.

Que tal vendedores externos e exclusivos para atender clientes “vip” que são mais fidelizados à sua loja? Eles poderão mostrar os lançamentos em domicílio ou, até mesmo, no local de trabalho do cliente, dependendo de onde for, o que abre para que outras pessoas também possam ver seus produtos.

Montar um catálogo digital com os lançamentos e enviar por e-mail. Produzir fotos bonitas dos produtos, de um celular mesmo, e enviar por WhatsApp para os clientes fidelizados oferecendo promoções, prioridade para ver a nova coleção ou, simplesmente, convidando para tomar um café com você no seu estabelecimento. Estreite os relacionamentos.

Anunciar no central da lapa

Prestação de pequenos serviços para quem vende serviço

Para quem oferece serviços, a situação não é tão diferente. Oferecer pequenos serviços extras, como cortesia, sempre melhoram a experiência que o cliente tem com a sua empresa.

Mas atenção, segue uma dica valiosa: É bem diferente oferecer essa cortesia quando se está tentando vender o seu produto (promoção), de quando o cliente acha que o que vai receber é uma coisa e depois de finalizado, no momento da entrega, ele é surpreendido por algo mais.

É essa surpresa no final que faz toda a diferença, que vai fazer o seu cliente chegar para outra pessoa e dizer “fiz tal serviço com aquela empresa e no fim eles fizeram tal coisa que eu nem esperava”. Tenha sempre um algo a mais a oferecer e surpreender.

Dê uma olhada no que você oferece como serviço e pense num pequeno favor que você poderia fazer para agradar seu cliente. Se você é uma oficina mecânica e um cliente precisa de um conserto em algo específico, ao retirar o veículo, diga que você fez uma revisão em outras partes do veículo e dê algumas dicas e conselhos para que o cliente fique atento.

Recomende profissionais que fazem serviços complementares que você não faz. Bater um bom papo com dicas já é uma ótima forma de oferecer esse “algo mais” que estamos falando.

Não tenha pressa em receber o pagamento pelo serviço e dispensar o cliente para pegar o serviço de outro. Dê atenção. Convide-o para voltar mais vezes, para tomarem um café. Faça contato, estreite a relação. Pegue e-mail, WhatsApp e ofereça dicas e novidades para enviar-lhe.

O marketing tem mudado muito nos últimos anos e a principal estratégia para aumentar suas vendas não é mais a oferta de promoções, mas a fidelização de clientes que você já possui. Há muitas pesquisas comprovando que manter um cliente é mais econômico do que conquistar um novo.