Se você não está preocupado em aumentar suas vendas a curto prazo, mas sim, em inserir sua marca na mente das pessoas, a publicidade externa é o caminho ideal para você. Isso porque ela fica lá na rua ou em qualquer outro espaço externo e parece que as pessoas não estão vendo exatamente. Sabe aquela expressão “olha, mas não vê”. É isso, porém, a imagem e a mensagem ficam no inconsciente das pessoas e, quando elas precisarem daquele serviço ou produto ou quando enxergar aquela marca ao lado de outras, é aquela da publicidade externa que elas irão escolher.

Publicidade externa exige muita criatividade

Publicidade externa exige muita criatividade

A publicidade externa deve ser feita para gravar a marca na mente das pessoas. Por isso, a imagem e a repetição dela em locais públicos são os fatores mais importantes. Imagine que uma pessoa sai de casa para ir ao trabalho, quantas vezes ela iria ver a sua marca neste trajeto que ela faz todos os dias? Assim, tente escolher diferentes tipos de mídias externas, para impactar o maior número de pessoas e o maior número de vezes possíveis.

Alguns tipos de mídias externas

Outdoor

Normalmente, um outdoor tem o tamanho de 9m (base) x 3m (altura). Depende de uma estrutura que pode ser de metal ou de madeira. Existem, basicamente, dois tipos de materiais para se produzir um outdoor, o papel ou a lona, vejamos as diferenças e cabe a você analisar as vantagens e desvantagens:

PAPEL LONA
Menor durabilidade, principalmente se exposto em locais com grande incidência de chuva. Maior durabilidade.
Custo baixo. Custo alto.
Instalação: colagem do papel numa placa, assim, depende que a estrutura já tenha essa placa de fundo, se for apenas a armação externa, o uso do papel não é possível. Instalação: depende apenas da estrutura externa, a lona é produzida com ilhós e é passada uma corda para amarrar na estrutura.
Qualidade: converse com a gráfica sobre a qualidade da impressão, a gramatura do papel e o tipo de cola. É comum que depois de uns dias o papel comece a descolar se a cola não for boa. Também é comum as cores ficarem com pouco contrastes e com as cores claras demais, não ocasionando o impacto visual que você esperava. Acerte tudo com a gráfica. Qualidade: a impressão na lona costuma ser muito melhor que do papel. Principalmente, no contraste das cores.
Acabamento: A colagem tem que ser perfeita, sem dobras, bolhas ou sobreposições. Isso porque a impressão é feita em papéis de um tamanho menor e na instalação são coladas como se fosse um quebra-cabeça, assim, as peças não se encaixarem perfeitamente. Acabamento: Cuidado no momento de instalar para que todos os lados estejam com a mesma distância entre a lona e a estrutura ou que a lona cubra a estrutura, isso depende da empresa que instalar.

Enfim, a escolha depende do quanto você tem para investir na produção desta mídia. Se optar por uma mais barata, é preciso ter alguns cuidados maiores e acompanhar todo o processo. Em qualquer um dos casos, o resultado será de impacto, isso é certo.

Publicidade externa: outdoors

Além da produção, você também deve estar atento e informado quando à veiculação. Procure as empresas que são proprietárias daquelas estruturas e veja qual é o plano de mídia que elas oferecem. Normalmente, é num sistema chamado de bi-semana, ou seja, você paga por um período de veiculação de duas semanas e depois pode optar por renovar com a mesma arte ou trocar a arte do outdoor.

Uma empresa séria em Bom Jesus da Lapa é a Procolor Outdoor. Além de ter vários locais de outdoors estrategicamente espalhados na cidade, a Procolor trabalha com material de qualidade. Além de Bom Jesus da Lapa a Procolor atua em diversas cidades da Bahia. Para saber mais sobre a empresa, clique aqui ou acesse o site da Procolor.

Busdoor

Essa mídia depende da região onde você quer veicular e como as empresas de ônibus exploram esse meio. Procure o departamento comercial ou de comunicação das empresas e solicite informações.

Se tiver a oportunidade de explorar essa mídia, faça. Existem pesquisas que comprovam que a mídia colada atrás dos ônibus ou nas laterais são uma das mais eficientes no sentido de oferecer uma lembrança da marca ao público.

Publicidade externa: busdoors

As vantagens é que você pode escolher geograficamente o público que quer atingir relacionando com a linha que os ônibus irão fazer. É uma mídia relativamente barata, pois a produção é feita em adesivo e colado no vidro do ônibus.

Os ônibus também podem ser explorados com cartazes internos, uma mídia excelente, visto a quantidade de pessoas que esses veículos transportam e que os usuários ficam parados e com poucos atrativos que possam tirar sua atenção.

Taxidoor

Assim como o busdoor, depende das companhias de táxis da sua região o modo como eles exploram essa publicidade. É possível usar os adesivos micro perfurados (que permitem a visão de dentro para fora) no vidro traseiro do veículo. Como também é possível explorar o interior do veículo.

Publicidade externa: taxidoors

Use a criatividade e explore a arquitetura urbana

Caminhe pela sua região com um olhar clínico e explore os possíveis locais onde a sua marca poderia ser vista por um número grande de pessoas. Por exemplo, bancas de jornais, latas de lixo, grades de proteção para pedestres em cruzamentos, fachadas de estabelecimentos comerciais que tenham parceria com a sua empresa etc.

O que vale é a sua percepção de pontos que poderiam ser explorados, mas que ninguém se deu conta disso ainda. E lembre-se, a publicidade externa deve valorizar a imagem da sua marca, então não encha seu outdoor com mensagens porque as pessoas olham rápido para essas mídias, ninguém vai ficar parado frente ao seu anúncio lendo o que está escrito, vai olhar e registrar a marca e a imagem. Explore!

Dicas Essenciais de Marketing:

1 – 5 ações de marketing promocional para conquistar seus clientes
2 – Como identificar o público-alvo correto
3 – 5 dicas de marketing para gastar pouco
4 – Fabricar ou revender? os prós e contras de cada negócio
5 – Prestação de pequenos serviços agregado ao seu negócio (Em breve…)

Série especial sobre Publicidade Tradicional:

1 – Como ter mais eficiência na publicidade tradicional
2 – O que é importante saber sobre materiais gráficos para publicidade
3 – 5 fatores fundamentais na produção de materiais gráficos
4 – Publicidade em rádio e carro de som: como funciona?
5 – Comerciais de TV: como funciona?
6 – Publicidade externa: outdoors, busdoors e muita criatividade
7 – Painéis de LED para publicidade dão destaque e movimento a sua marca
8 – Como fazer o anúncio na mídia impressa para empresas
9 – Brindes publicitários para marcas que querem presença
10 – Boas maneiras na publicidade com faixas e cartazes
11 – Fotos corporativas: entenda o trabalho de um fotógrafo profissional

Série especial sobre empreendedorismo na Crise Econômica:

1 – Empreendedorismo em crise econômica
2 – Marketing em tempos de crise econômica
3 – Marketing e Publicidade vs Crise econômica: Investir ou se resguardar?
4 – Vale a pena a publicidade na crise econômica?
5 – Redução do marketing na crise econômica é sumir do mapa

Série especial sobre Marketing Digital:

1 – Saiba o que é marketing e coloque seu negócio a frente da concorrência
2 – Marketing digital: estratégias para quem está iniciando na web
3 – Marketing 3.0 e a forma de se relacionar com os clientes
4 – Marketing de conteúdo e a construção da sua história
5 – As vantagens do marketing de conteúdo para as empresas
6 – Como usar o marketing de conteúdo para aumentar as vendas
7 – Estatísticas comprovam que marketing de conteúdo gera resultados
8 – O que é Inbound Marketing, a nova tendência do mercado
9 – Vamos falar sobre blogs?
10 – Valorização da Marca com o seu Blog
11 – Hora de colocar o conteúdo certo no seu blog – Parte 1
12 – O conteúdo certo no seu blog – parte 2
13 – Empresas que utilizam as redes sociais têm mais visibilidade
14 – Facebook, a criação de uma página para a sua empresa
15 – Facebook Advertising, a criação de anúncios para sua empresa
16 – Twitter: o que é e como inserir sua marca
17 – Google AdWords e sua empresa no topo da página de busca
18 – Google AdWords vs Facebook Ads: Onde anunciar?


Anunciar no central da lapa