A reabilitação oral é necessária para recuperar ou melhorar a saúde bucal. Pode ser feita com prótese dentária ou estética. Os objetivos da reabilitação oral é restabelecer a mastigação, tratar infecções e melhorar a estética da boca, quando ocorre a perda de dentes.

O processo envolve diversas especialidades odontológicas – endodontia, periodontia, implantodontia, prótese, restaurações e estética. O sucesso da reabilitação oral está no planejamento adequado realizado por profissional experiente e especialista.

Reabilitação Oral

Reabilitação oral com implante dental

O primeiro passo é fazer o raio-X panorâmico para avaliar o estado da boca e dos dentes do paciente. Este procedimento é necessário para a confecção do molde de gesso da arcada dentária. Com estas informações, o dentista terá condições para avaliar qual a medida adequada a ser tomada para realizar o processo de reabilitação oral.

Um dos tratamentos para a reabilitação oral é o implante dental. O implante dental é indicado quando o paciente perde um ou vários dentes. É importante que este tipo de tratamento seja realizado por profissional experiente, com especialização em instalação de implante dentário e confecção de próteses sobre implantes dentários.

Em alguns casos, antes do implante dental são necessários outros procedimentos como o tratamento periodontal para eliminar infecções nas gengivas; extração de dentes infeccionados e tratamento de canais (endodontia). É por isso que a reabilitação oral envolve um planejamento antecipado.

Como é realizado o implante dental?

Através de procedimento cirúrgico, realizado no consultório do dentista, a raiz do dente é substituída por um pino de titânio, semelhante a um parafuso, implantado no osso maxilar (arcada superior) ou mandibular (arcada inferior). Sobre o pino de titânio, será implantada a prótese (dente artificial).

Com o implante dental o paciente recupera a capacidade de mastigação e a estética da boca. Por ser um procedimento definitivo, o implante não causa os mesmos desconfortos de próteses removíveis ou dentaduras. Também não afeta os dentes naturais. A taxa de rejeição é mínima – 2% a 3% dos implantes – e ocorre, geralmente, logo após o implante dentário. Neste caso, é necessário fazer outro implante.

O implante dental só é contraindicado para pacientes que não podem se submeter a cirurgias devido a outros problemas de saúde. Há situações em que o paciente também não possui uma estrutura óssea em condições para segurar pino de titânio e a prótese. No entanto, este tipo de problema pode ser solucionado com o enxerto ósseo.

O período de cicatrização do implante dental dura de quatro a seis meses. Este é o tempo necessário para ocorrer a adesão do implante à estrutura óssea. O processo é concluído com a colocação da prótese sobre o implante.

Dependendo das condições da saúde bucal do paciente, o dentista poderá realizar o implante dentário de carga imediata, com a fixação da prótese provisória, logo após a colocação do pino de titânio. Dessa forma, o paciente não ficará sem dentes durante o processo de cicatrização dos pinos implantados.

Alguns cuidados após o tratamento

A higienização bucal correta é fundamental. Há vários dispositivos que podem ser usados na limpeza da prótese, especialmente em áreas de difícil acesso à escova de dente. Fita ou fio dental, escovas unitufo e interdentais são alguns itens que completam a limpeza bucal, evitando que processos infecciosos comprometam o tratamento realizado. A consulta ao dentista deve ser realizada periodicamente.

Quanto custa o tratamento de Reabilitação Oral?

Cada paciente precisa ser avaliado para que se possa chegar ao preço do tratamento, pois em alguns casos pode ser necessário outros procedimentos para iniciar esse tratamento. Você pode agendar uma consulta de avaliação no Consultório Odontológico da Dentista Maíra Quinteiro (Bom Jesus da Lapa ou Ibotirama) e obter um orçamento.

Para agendar uma consulta de avaliação ligue:

Telefones/Bom Jesus da Lapa: (77) 3481-0256 / WhatsApp: (77) 99186-2808
Telefones/Ibotirama: (77) 3698-2297 / WhatsApp: (77) 98875-2297
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 697, 1º Andar, Centro, Bom Jesus da Lapa

Gostou deste artigo? Confira também o artigo anterior, publicado pela dentista Maíra Quinteiro. Facetas de Porcelana x Lentes de Contato Dentais: Como deixar meus dentes mais bonitos?