A Romaria do Bom Jesus 2015 teve início no dia 28 de julho e chegou ao seu ápice em 06/08 (quinta-feira), data dedicada ao padroeiro da cidade. Na quinta feira, cerca de 7 horas da manhã, aconteceu uma missa solene e às 16:30, a tradicional procissão do Bom Jesus percorreu as mais importantes ruas do município.

Romaria do Bom Jesus 2015 reuniu cerca de 500 mil visitantes

Aproximadamente 500 mil pessoas participaram da Romaria do Bom Jesus 2015. Fotos: Harlen Cristian

Foi incrível ver a Avenida Duque de Caxias lotada, das proximidades da Farmácia União a muito mais que no cemitério, em toda a extensão da Rua Santa Luzia emendando com a avenida Agenor Magalhães. Lindo também de se ver foi a multidão, logo no início da procissão, ali em frente à Catedral de Nossa Senhora do Carmo, com o sol ainda forte. Na chegada ao Santuário, já à noite, muitos fogos de artifício soaram em boas vindas àquela multidão.

Sendo realizada há mais de três séculos (324ª Romaria do Bom Jesus), a celebração cristã é atualmente incentivada pelas Autoridades Governamentais da Bahia e é reconhecida como a terceira mais movimentada romaria do Brasil.

O município acolhe a cada ano aproximadamente 1,8 milhões de peregrinos vindos de várias partes do país, como Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo entre inúmeras outras. Só este ano, durante apenas os 10 dias do evento, a cidade de Bom Jesus da Lapa reuniu aproximadamente 500 mil fiéis.

Romaria do Bom Jesus da Lapa 2015 – Infra Estrutura e precauções

A Romaria do Bom Jesus 2015 dispôs de assistência especializada da Defesa Civil do Estado (Sudec) em medidas de precaução a partir do dia 29/07, além da cooperação de voluntários e também profissionais da saúde.

Bem na entrada do município foi montada uma barreira sanitária, em que voluntários da Defesa Civil aconselharam moradores e também visitantes sobre critérios e especificações de práticas seguras em maiores aglomerações e também disponibilizaram dicas úteis de higiene pessoal, no intuito principal de evitar a propagação de infecções contagiosas, além fornecerem kits de reidratação oral, hipoclorito de sódio, saco de lixo e também panfletos instrucionais e guia de turismo da cidade, além de outras medidas práticas.

Na praça da bandeira, o CREAS marcou presença com vários funcionários fazendo a recepção do romeiros e turistas que iam ou vinham do Santuário. Eles distribuíam panfletos institucionais (o Guia de Turismo do Central da Lapa estava entre os panfletos) e prestavam informações úteis sobre a cidade.

Sendo considerada como a Capital Baiana da Fé, Bom Jesus da Lapa, há aproximadamente 800 km de Salvador, prevalece em uma linda paisagem, formada por diversos ambientes naturais.

Entre eles, está a Gruta do Bom Jesus que é tida como uma autêntica fortaleza de inspiração e devoção, o que certamente continuará atraindo cada vez mais turistas e romeiros para apreciar todas as belezas do local e acolhimento da cidade lapense.

Particularidades da Romaria do Bom Jesus 2015