Com a chegada da Páscoa, fica ainda mais evidente o que a sazonalidade faz com um mercado. As ofertas e demandas parecem sair de controle e abalam todo o mercado, não apenas o de produtos sazonais, como a outros produtos relacionados direta ou indiretamente.

É preciso estar atento com muita antecedência se o seu negócio é sazonal, se possui produtos sazonais ou se o seu mercado é atingido por períodos de sazonalidade de parceiros e fornecedores.

3 dicas de marketing para aproveitar a sazonalidade de um mercado

  1. Identificação e planejamento: crie um calendário

A identificação de sazonalidade no seu negócio pode ser feita por meio de ferramentas digitais, se você tem um site ou e-commerce. Se o seu negócio é uma loja física, é preciso que faça uma análise contábil do seu investimento, das vendas e dos lucros.

Saiba analisar e identificar os períodos do ano anterior em que houve um pico de vendas. Citamos no início do artigo a Páscoa por ser uma época de pico bastante acentuado, assim como Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães etc. Mas a sazonalidade pode não ser uma data específica e sim momentos menos expressivos, mas que podem fazer diferença no seu negócio.

A sua sazonalidade, por exemplo, pode ser todo início de mês, do dia primeiro até o dia dez. Pode ser o período de férias escolares ou então alguma estação climática do ano. O importante é que, primeiramente, você consiga identificar qual é o momento certo para você apostar nos seus investimentos futuros.

Com essa informação em mãos, chega a hora do planejamento para o ano posterior. Crie um calendário formatado da melhor forma, de um jeito que fique clara a leitura para você e que atenda as suas necessidades.

Selecione em destaque os períodos de pico no seu negócio e destaque o período anterior a ele, aconselho um mês, que será a data que você irá planejar o que vai fazer para o período de pico, ações de investimento em publicidade, alguma ação de marketing local, divulgação na internet, aumentar o relacionamento com o cliente etc. O importante é que você tenha esse tempo para pensar e realizar ações necessárias para explorar esse período.

É comum alguns comerciantes se esquecerem destas datas e quando percebem já estão há um ou dois dias do seu período de pico. Cuidado, assim tão em cima já não é possível fazer boas ações, o que conseguirá é apenas uma ação emergencial, afobada e que poderá conter erros que sujarão a sua imagem.

Anunciar no central da lapa

  1. Aposte no relacionamento e fidelização de clientes

Manter um bom relacionamento com os clientes é favorável em dois sentidos em se tratando de sazonalidade no mercado. Primeiro, no seu período de pico, em que você tem uma demanda de mercado a procura de uma boa oferta. Deixe que os consumidores te vejam e vejam o que você tem a oferecer.

Segundo porque você vai precisar dos seus clientes nos períodos de baixa demanda. Esteja sempre por perto para que o cliente se lembre da sua empresa, crie programas de fidelização para manter um consumo constante, mesmo que seu lucro seja um pouco mais baixo, mas é um baixo estável.

E-mail marketing, mensagens em aplicativos de conversação, posts em mídias sociais e distribuição de materiais gráficos são alguns dos exemplos de ações de marketing que podem te ajudar a manter a sua imagem e uma boa presença na mente dos consumidores.

  1. Inove, tenha outras opções para a sazonalidade

Nem sempre o ideal é manter um produto nas suas prateleiras fora do período de pico dele. Se um produto é muito específico para o verão, por exemplo, pode ser muito mais lucrativo você ter opções de produtos para inverno ao invés de insistir no produto de verão ou colocá-lo com um valor muito baixo.

Inove, tenha outras opções para a sazonalidade

Tirar certos produtos do seu estoque em períodos específicos também é uma boa ação de marketing, pois cria uma expectativa no consumidor em esperar para que aquele produto que ele tanto gosta volte ao mercado.

Enquanto isso, sugira outras opções para que ele experimente. Pode ser que você consiga agradá-lo ainda mais com novas opções e o terá sempre por perto pelas experiências positivas que conseguiu com ele e pela espera da sazonalidade.

Não há receita de bolo, é questão de análise

Não existem regras que vão te garantir o sucesso ou não nestes períodos de pico e de crise no mercado, mas existem opções de ações para explorar e aproveitar a sazonalidade. Claro que isso é muito variável pelo nicho que você atua, seu público e onde o seu negócio está localizado, inclusive se é online ou off-line.

Mas, o importante é que você tenha sempre um pensamento bastante analítico frente ao seu negócio, tenha sempre um bom planejamento e saiba desenvolver a sua mente para criar oportunidades enquanto os outros estão parados esperando o tempo ruim passar.

melhores empresas de publicidade em Bom Jesus da Lapa

Dicas Essenciais de Marketing:

1 – 5 ações de marketing promocional para conquistar seus clientes
2 – Como identificar o público-alvo correto
3 – 5 dicas de marketing para gastar pouco
4 – Fabricar ou revender? os prós e contras de cada negócio
5 – Prestação de pequenos serviços agregado ao seu negócio

Série especial sobre Publicidade Tradicional:

1 – Como ter mais eficiência na publicidade tradicional
2 – O que é importante saber sobre materiais gráficos para publicidade
3 – 5 fatores fundamentais na produção de materiais gráficos
4 – Publicidade em rádio e carro de som: como funciona?
5 – Comerciais de TV: como funciona?
6 – Publicidade externa: outdoors, busdoors e muita criatividade
7 – Painéis de LED para publicidade dão destaque e movimento a sua marca
8 – Como fazer o anúncio na mídia impressa para empresas
9 – Brindes publicitários para marcas que querem presença
10 – Boas maneiras na publicidade com faixas e cartazes
11 – Fotos corporativas: entenda o trabalho de um fotógrafo profissional

Série especial sobre empreendedorismo na Crise Econômica:

1 – Empreendedorismo em crise econômica
2 – Marketing em tempos de crise econômica
3 – Marketing e Publicidade vs Crise econômica: Investir ou se resguardar?
4 – Vale a pena a publicidade na crise econômica?
5 – Redução do marketing na crise econômica é sumir do mapa

Série especial sobre Marketing Digital:

1 – Saiba o que é marketing e coloque seu negócio a frente da concorrência
2 – Marketing digital: estratégias para quem está iniciando na web
3 – Marketing 3.0 e a forma de se relacionar com os clientes
4 – Marketing de conteúdo e a construção da sua história
5 – As vantagens do marketing de conteúdo para as empresas
6 – Como usar o marketing de conteúdo para aumentar as vendas
7 – Estatísticas comprovam que marketing de conteúdo gera resultados
8 – O que é Inbound Marketing, a nova tendência do mercado
9 – Vamos falar sobre blogs?
10 – Valorização da Marca com o seu Blog
11 – Hora de colocar o conteúdo certo no seu blog – Parte 1
12 – O conteúdo certo no seu blog – parte 2
13 – Empresas que utilizam as redes sociais têm mais visibilidade
14 – Facebook, a criação de uma página para a sua empresa
15 – Facebook Advertising, a criação de anúncios para sua empresa
16 – Twitter: o que é e como inserir sua marca
17 – Google AdWords e sua empresa no topo da página de busca
18 – Google AdWords vs Facebook Ads: Onde anunciar?