Anteriormente abordamos a importância e vantagens de ser um eletricista com CNPJ, ou seja, da formalização do profissional como microempreendedor individual. Agora passaremos a abordar a importância de ser um eletricista qualificado, que faz cursos e preocupa em oferecer melhor os serviços para seus clientes. Vamos lá?

Todo profissional de sucesso tem na sua carteira profissional cursos especializados – cursos esses que qualificam o profissional para se destacar no mercado de trabalho. E quem deseja seguir a profissão de eletricista não pode descartar os cursos, já que eles podem tornar você um eletricista qualificado.

O eletricista é um profissional muito requisitado atualmente, pois é grande o número de pessoas que precisam de serviços envolvendo instalações elétricas. Além da grande oferta de trabalho que está disponível, diversos cursos de qualificação profissional também são facilmente encontrados.

Os cursos de qualificação para área de eletricista podem ser feitos tanto presenciais como a distância, podendo contar com diversas especializações, como por exemplo, eletricista montador, eletricista instalador, técnico eletricista, técnico em eletrotécnica, eletricidade industrial e tantos outros.

Seja uma eletricista qualificado, faça cursos

Onde fazer cursos presenciais e se tornar um eletricista qualificado

Encontrar instituições que oferecem cursos, não só o curso de eletricista, é fácil de achar. E a facilidade de encontrar essas instituições tem um motivo: a oferta no mercado de trabalho é altíssima. Porém, poucas dessas instituições oferecem cursos gratuitos.

Entre essas poucas instituições, vamos listar duas. A primeira é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, conhecido como SENAI. A instituição oferece curso gratuito de eletricista em todo o País, com profissionais muito bem capacitados.

O segundo é o PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – que também abre vagas para todos aqueles que querem ter uma profissão, mas desejam primeiramente se qualificar.

Os cursos gratuitos de eletricista pelas duas instituições são reconhecidos em todo o Brasil, onde algumas atividades desenvolvidas pelo eletricista são ensinadas de forma a não deixar dúvidas. Entres as atividades, podemos citar:

– Consertar equipamentos elétricos;

– Fazer a manutenção de maquinário elétrico industrial;

– Verificar a segurança de equipamentos elétricos;

– Instalar e fazer a manutenção de fios condutores e equipamentos elétricos;

– Elaborar orçamentos e projetos de instalações elétricas.

– Analisar e interpretar desenhos técnicos de fiação e instalações elétricas.

Materiais Elétricos em Bom Jesus da Lapa é na Ponto do Eletricista

Além dos cursos, o que um eletricista precisa saber?

Além de dominar as ferramentas e conhecimentos técnicos necessários para exercer a profissão, um bom eletricista precisa ter outras características. Segundo Reinival, proprietário do Ponto do Eletricista em Bom Jesus da Lapa, são essas as características:

  • Saber fazer cálculos e interpretar desenhos técnicos, ter boa comunicação, ter habilidade para solucionar problemas, ser responsável e organizado, trabalhar com segurança são as características que um eletricista de sucesso precisar ter na sua carteira de trabalho.
  • No caso de eletricistas autônomos, o bom atendimento ao cliente e a capacidade de negociação são fundamentais.

Hoje em dia, saber usar o computador também está se tornando cada vez mais importante para os eletricistas, por isso que o curso de informática básica deve também entrar na listas de cursos que um eletricista precisa saber para se qualificar e garantir o sucesso profissional.

Fazer cursos para tornar-se em eletricista qualificado é vantajoso. Além do mercado de trabalho para eletricistas ser favorável, a mídia brasileira aponta que existe uma carência de profissionais qualificados para atender a demanda em várias regiões do país.

Publieditorial