Entre as celebrações que mais movimentam Bom Jesus da Lapa a Semana Santa é uma delas. Com um intenso movimento no período, a cidade se enche de turistas, visitantes de todo o lugar, para participar de grande celebração da fé cristã. As atividades no período são muitas, especialmente organizadas para que os moradores e romeiros se unam para a comemoração da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.

Domingo de Ramos abre a Semana Santa em Bom Jesus da lapa

A Semana Santa em Bom Jesus da Lapa

Entre as celebrações, os fiéis poderão participar da Via Sacra pelas ruas, que não acontece somente na Semana Santa e sim, em todas as sextas-feiras da Quaresma. No domingo que antecede a Páscoa acontece a tradicional Bênção de Ramos, relembrando a acolhida de Jesus na entrada de Jerusalém – de todas as comunidades da cidade, bem como do Santuário, saem procissões, em direção à Catedral em construção, onde acontece e celebração Eucarística.

Na noite de quarta-feira anterior à sexta-feira santa, acontece outra procissão, chamada de “Procissão do Encontro”, em uma das praças da cidade. Durante a procissão, a imagem de Nossa Senhora das Dores é carregada pelas mulheres e a imagem do Senhor dos Passos é carregada pelos homens. Há também apresentação de teatro, da Paixão e Morte de Jesus. Na quinta-feira santa, acontece a Missa da Ceia do Senhor e a tradicional Cerimônia do Lava-pés, na Esplanada do Santuário.

Missa da Semana Santa em Bom Jesus da Lapa

A sexta-feira santa começa bem cedo, com a multidão subindo o morro do Santuário, cantando e rezando a Via Sacra. À tarde acontece a Celebração da Paixão de Cristo, onde há o ritual de beijar o pé de Cristo na cruz e depois acontece a procissão com a imagem do Senhor morto.

Os demais acontecimentos são a Procissão Luminosa, que marca o início das festividades de Páscoa e acontece próximo ao Santuário, quando é feita uma fogueira e aceso o Círio Pascal, uma vela grande que representa o Cristo Ressuscitado. Após, a procissão segue para a Celebração da Vigília Pascal, no Santuário.

Lamentações - Semana Santa - Bom Jesus da Lapa

A Celebração da Páscoa é o ponto culminante das festividades – na missa é proclamado o Tempo de Páscoa. Mas antes da missa, acontece a procissão que encerra o ciclo de procissões, indo até o Santuário, onde acontece a missa.

O se segue logo abaixo são belíssimas fotos, algumas surpreendentes, de autoria de Ivanor Borges (CSSR – Missionário Redentorista) que explica tudo em etapas. Dividimos baseado em suas respectivas passagens da Semana Santa.

Domingo de Ramos e Lamentações (Fotos: Ivanor Borges)

Procissão de Nosso Senhor Morto (Fotos: Ivanor Borges)

Teatro – Encenação da Paixão e Morte de Jesus (Fotos: Ivanor Borges)

Via Sacra e Celebração de Missa (Fotos: Ivanor Borges)

Agradecimento especial ao Irmão Ivanor Borges (CSSR – Missionário Redentorista) por ter contribuído com as fotos de sua autoria para enriquecimento do conteúdo desta matéria.

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com ótima qualidade.

Quem fez essa página de turismo acontecer?

Rogério Carvalho Webmaster Central da Lapa

Rogério Carvalho é o administrador do site Central da Lapa e idealizador da criação da página de turismo.

Harlen Cristian Fotógrafo Bom Jesus da Lapa

Harlen Cristian é fotógrafo há mais de 19 anos e seu papel consistiu na produção de belas imagens.

Rui Barbosa Gui Turístico Bom Jesus da Lapa

Rui Barbosa é Guia Turístico e foi o responsável por mostrar todos os locais interessantes para visitar.