Quem visita o Santuário do Bom Jesus da Lapa e não sobe o morro para ter a mais bela visão da cidade, a partir do Cruzeiro, definitivamente a visita ficou incompleta. A subida do Morro da Lapa é praticamente obrigatória para qualquer romeiro ou turista possa dizer que conhece, de fato, o Santuário.

A Subida do Morro da Lapa

A Subida do Morro da Lapa

Levando em consideração a Subida do Morro da Lapa pelo local tradicional, ou seja, numa escadaria ao lado da torre, também chamada de subida por dentro, são 322 metros de extensão o caminho a ser percorrido até a chegada ao topo do morro, onde se encontra o Cruzeiro, cuja recompensa pela escalada é a mais bela visão que um cidadão possa ter da cidade de Bom Jesus da Lapa. Se for em dias de grande movimentação, como a romaria, por exemplo, será possível ver a grande aglomeração de pessoas espalhadas pela cidade, lá de cima.

A Subida do Morro da Lapa também pode ser feita por fora. É uma subida mais fácil e mais rápida de ser realizada, que pode ser feita passando pela passagem que dá acesso ao banheiro público, pouco mais à frente. Mas aqui iremos abordar somente a subida por dentro, sendo essa subida por fora justamente o local onde terminará a descida.

Subida do Morro Bom Jesus da Lapa

A subida não é uma das mais confortáveis, inclusive há muitas pedras íngremes, pontiagudas, mas indo com cuidado não haverá problemas. Há muitos trechos onde a ação do homem se faz presente, facilitando o acesso. Já alguns (a maioria), é totalmente natural e requer um pouco mais de atenção. Mas fique tranquilo, não é nada assustador.

Em toda a extensão da subida do Morro da Lapa é possível observar várias fitas amarradas em árvores, pedras, em sinal de retorno, graça alcançada, ou simplesmente uma forma que o romeiro encontrou de mostrar que esteve ali. Para ver muitas fotos da Subida do Morro da Lapa, veja nossa outra matéria publicada no site, somente com fotos. Para vê-la, clique aqui.

O Cruzeiro no topo do Morro da Lapa

No Cruzeiro está localizado a última estação da Via Sacra, onde ocorre parte da Semana Santa. Neste local encontra-se milhares de fitas, talvez milhões, deixadas pelo Romeiro em sinal de graça alcançada, em sinal de que irá retornar para rever o Bom Jesus.

Além disso, é do Cruzeiro onde se pode ter a mais bela visão da cidade. Um visão panorâmica onde você vê a ponte do Rio São Francisco, a entrada da cidade vindo de Riacho de Santana, a própria cidade em toda a sua extensão, uma série de outros locais interessantes, como a Catedral, o Museu, a Barrinha, enfim, um visão memorável.

O Cruzeiro no topo do Morro da Lapa

É também no topo do morro onde você pode encontrar a pedra que “tine” como um metal com metal após ser tocada com outra pedra. Dizem os mais antigos que quando a pedra tine é sinal de que a pessoa retornará a Bom Jesus da Lapa. Ela está localizada num acesso à esquerda, no “Pão de Açúcar. Abaixo segue um pequeno trecho de um vídeo para que você possa entender essa pedra…

Para ver todas as nossas fotos do Cruzeiro da Lapa, que selecionamos especialmente para você, confira uma outra matéria que publicamos no site, somente com fotos do Cruzeiro. Para vê-la, clique aqui.

A Descida do Morro da Lapa

A descida do morro por fora é bem tranquila e, à medida em que vai descendo é possível avistar a cidade em praticamente todos os momentos, a Torre pela lateral e também a ponte. Além disso, você encontrará no caminho várias cruzes que simbolizam as estações da Via Sacra. É o caminho percorrido na Semana Santa até a Chegada ao todo do Morro, a última estação da Via Sacra.

Nessa mesma descida, em um dado momento, há um desvio que os escaladores usam para praticar a escalada do morro, que abordamos em outra matéria aqui no site. Observe, portanto, que essa descida é muito utilizada para subida mais fácil ao topo, porém não oferece a mesma experiência de quem chega ao topo passando por dentro. Por isso, é interessante seguir nossa dica: chegue ao topo do morro passando por dentro (acesso ao lado da Torre).

Para ver muitas fotos da Subida e Descida do Morro da Lapa, veja nossa outra matéria publicada no site, somente com essas fotos. Para vê-la, clique aqui. Não as disponibilizamos aqui para que não tenha tanta informação numa só página, impedindo de carregá-la completamente ou corretamente. Por isso separamos as fotos.

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com qualidade Full HD.

Quem fez essa página de turismo acontecer?

Rogério Carvalho Webmaster Central da Lapa

Rogério Carvalho é o administrador do site Central da Lapa e idealizador da criação da página de turismo.

Harlen Cristian Fotógrafo Bom Jesus da Lapa

Harlen Cristian é fotógrafo há mais de 19 anos e seu papel consistiu na produção de belas imagens.

Rui Barbosa Gui Turístico Bom Jesus da Lapa

Rui Barbosa é Guia Turístico e foi o responsável por mostrar todos os locais interessantes para visitar.