Disjuntores são mecanismos de segurança no interior de residências. São de muita importância, pois ajudam a prevenir sobrecargas elétricas da instalação, evitando que eletrodomésticos queimem e evitando até mesmo algo mais grave, como incêndios.

Isso, na prática funciona assim: toda vez que a fiação receber uma corrente elétrica muito alta, o disjuntor irá cortar a energia até que se verifique e resolva o problema. Não precisa dizer que caso não existissem disjuntores seria bem complicado ter energia elétrica em casa, não? Seria praticamente impossível, devido ao risco de panes elétricas ou incêndios.

De acordo com as normas técnicas, os disjuntores têm uma capacidade máxima que serve para interromper sobrecargas. Disponíveis em diferentes tipos, há um tipo específico para cada uso, que irá depender basicamente do tipo de rede elétrica, o tipo de cabos e depende bastante do tipo de equipamento que será ligado à rede., um bom profissional pode ajudar a indicar o mais adequado à necessidade do cliente.

Tipos de disjuntores e suas aplicações

A loja de materiais elétricos Ponto do Eletricista de Bom Jesus da Lapa é que vai dar mais dicas e contar um pouco mais sobre “disjuntores”. O que se precisa saber, para começar é que há tipos específicos para cada instalação elétrica. Por exemplo: os disjuntores unipolares, bipolares e tripolares, por exemplo, são, ao mesmo tempo, disjuntores para circuitos elétricos monofásicos (com uma única fase), bifásicos (com duas fases) e trifásicos (com três fases). Não é tão simples, sabemos disso, mas tentamos, de forma sucinta, explicar o que é cada um desses tipos.

Tipos de disjuntores

  • disjuntor unipolar: indicado para circuitos com uma única fase, como circuitos de iluminação e tomadas em sistemas monofásico fase/neutro (com 127 ou 220 v);

  • disjuntor bipolar: indicado para circuitos com duas fases, como circuitos com chuveiros e torneiras elétricas em sistemas bifásicos (fase com 220 v);

  • disjuntor tripolar: indicado para circuitos com três fases, como circuitos com motores em sistemas trifásicos (com 220 ou 380 v).

Materiais Elétricos em Bom Jesus da Lapa é na Ponto do Eletricista

Veja alguns tipos de disjuntores de acordo com o seu princípio de funcionamento

  • Disjuntores de alta tensão: esses são indicados para grandes potências e podem alcançar valores de 100 amperes;

  • Disjuntores magnéticos: são utilizados na função de proteger os equipamentos contra anomalias como sobrecargas, curtos-circuitos e outras avarias. São indicados especialmente para casos em que existe a preocupação de proteger o equipamento com bastante precisão;

  • Disjuntores térmicos: seu funcionamento interrompe o circuito elétrico assim que a temperatura fica muito alta. Esse tipo é bastante utilizado para evitar incêndios, danos causados por flutuações de tensão, e outras situações elétricas perigosas;

  • Disjuntor termomagnético: amplamente utilizados em instalações residenciais e comerciais, o disjuntor termomagnético tem a função de proteger contra curtos-circuitos e sobrecargas.

A configuração de cada um deles dependerá da disponibilidade da rede elétrica e do projeto de cada instalação. Portanto, a avaliação de um profissional é fundamental na para que se determine qual dos tipos é o mais adequado ao seu projeto.

Esse tipo de material você encontra na Ponto do Eletricista de Bom Jesus da Lapa, que além de disponibilizar o produto, pode ajudar com informações necessárias sempre que o cliente tiver dúvidas com relação ao tipo de material elétrico que deve comprar. Faça uma visita à loja e comprove.

Publieditorial