A tomada externa é um dispositivo embutido que, por meio de sua fiação ligada à instalação elétrica, é responsável por oferecer uma conexão adequada para meios externos, possibilitando a boa ligação e o bom funcionamento de diversos aparelhos elétricos e eletrônicos no exterior de casas e outros estabelecimentos.

O seu uso proporciona uma adequação melhor dos ambientes externos, uma vez que as tomadas comuns podem sofrer alterações por causa de efeitos como a umidade e mesmo o risco que oferecem, de contato direto com a sua superfície, o que pode causar descargas elétricas. As tomadas elétricas então ajudam a proteger equipamentos e também as pessoas, de tomar um choque, pois elas são protegidas contra a umidade.

Materiais Elétricos em Bom Jesus da Lapa é na Ponto do Eletricista

Além disso, há muitos proprietários que podem ter alguns benefícios ao instalar uma tomada externa, como em bares com ambientes externos, por exemplo, podem oferecer um espaço para que os clientes possam carregar o seu celular. Espaços abertos onde serão realizados eventos, tomadas externas podem ser muito úteis para que as pessoas consigam ligar caixa de som, alto-falantes e outros. O importante disso: oferece segurança – porque a tomada de ambientes externos não pode ser qualquer uma.

O que há de desvantagem nesse tipo de tomada é com relação aos pinos: não há possibilidade de conexão com alguns outros tipos, como a de dois pinos – obrigando o uso de adaptadores de conexão e estes não oferecem a mesma segurança de uma tomada externa.

Tomada externa: tipos, vantagens e desvantagens

Um cuidado com as tomadas externas: embora tenham cobertura metálica antiumidade, essas tomadas externas, se molhadas, ficam danificadas.

Agora, você sabe que há vários tipos de tomadas externas? Quem dá as dicas sobre todos eles é a Ponto do Eletricista – é só conferir!

Tipos e modelos de tomadas externas

Tomada externa 2p Universal 10/15a 250v Cinza

Tomada externa 2p Universal 10/15a 250v Cinza

Muito usada em construções, ela tem duas entradas de conexão elétrica com 250v de potência. Por sua ampla utilização em aparelhos eletrodomésticos que possuem cabos de dois pinos, ela é considerada universal.

Tomada Bipolar 2p+n 20a 250v Externa

Tomada Bipolar 2p+n 20a 250v Externa

Essa tomada não tem um uso tão amplo, mas cobre alguns tipos de furadeiras, lâmpadas de teto, carregadores de dispositivos eletrônicos, jogos de luzes e motores de pequena potência. Ela opera em uma corrente de 20a e o seu conector central é considerado neutro, e os outros dois, das laterais, são os que evitam choques elétricos.

Tomada redonda externa 10a 250v

Tomada redonda externa 10a 250v

Essa tomada já foi bastante utilizada em construções e em residências, mas atualmente vem sendo substituída por modelos mais modernos, como a de três entradas e pinos.

Tomada Externa 3 pinos chatos 20a 250v

Tomada Externa 3 pinos chatos 20a 250v

Seu uso parece com o da tomada bipolar externa, pois tem a mesma função de conexão elétrica. Um ponto bem positivo dela é ter um design agradável aos ambientes onde é instalada.

Tomada externa 10a retangular Perlex

Tomada externa 10a retangular Perlex

Esse tipo de tomada tem um design de tomada embutida e é atualmente bastante utilizada em aparelhos mais modernos, como antenas de rede, grills, roteadores, estabilizadores e muitos outros aparelhos. Sua forma dá a condição de universalidade no seu uso além de oferecer maior segurança aos aparelhos com uma conexão neutra.

Tomada Externa 2 pinos + terra Nbr 14136 10a 250v branca

Tomada Externa 2 pinos + terra Nbr 14136 10a 250v branca

Com o mesmo apelo da Perlex (acima), ela é mais direcionada ao design e tem a função embutida.

Se quiser saber informações mais e conhecer os tipos de tomadas, basta ir até a loja de materiais elétricos Ponto do Eletricista, em Bom Jesus da Lapa, pois lá há uma equipe especializada, pronta para tirar qualquer dúvida que o cliente tenha com relação à materiais elétricos.

Publieditorial