Tratamento Ortodôntico: Como saber se preciso de um ortodontista?

Você está em: Bom Jesus da Lapa » Novidades sobre Bom Jesus da Lapa » Tratamento Ortodôntico: Como saber se preciso de um ortodontista?

Antes de começar este artigo, vamos lhe apresentar ao conceito de ortodontia. A ortodontia nada mais é do que uma especialidade que busca o alinhamento dos dentes e correção dos ossos maxilares mal posicionados.

Dentes com difícil encaixe ou tortos, além de não serem esteticamente agradáveis, também devem ser cuidados com muito mais cautela – já que mantê-los corretamente limpos é uma tarefa árdua. Quando a higienização não é feita como deveria (o que nem sempre é culpa do indivíduo), vários problemas podem aparecer: como doenças periodontais, deterioração ou até mesmo perda precoce dos dentes.

ortodontia

Com o passar do tempo, esses problemas podem refletir até mesmo em outros sintomas, tais como fortes dores de cabeça, costas, ombros e pescoço e maior estresse nos músculos responsáveis pela mastigação.

Os profissionais que atuam na área são denominados ortodontistas. Além da formação em odontologia, eles também devem realizar um curso de especialização para atuarem no segmento.

Situações que refletem na necessidade de tratamento ortodôntico

A seguir, confira alguns problemas que podem indicar a necessidade de um tratamento ortodôntico.

Observação: lembre-se que apenas um ortodontista ou dentista poderá lhe dizer com precisão se determinado tratamento é ou não recomendado.

-> Mordida cruzada: esse tipo de problema ocorre quando os dentes de cima não ficam na frente dos dentes de baixo na hora da mordida.

-> Mordida cruzada do tipo anterior: já essa mordida é caracterizada quando a arcada dentária de baixo está projetada para frente da superior.

-> Sobremordida: a sobremordida ocorre quando há uma sobre erupção dos dentes próximos à maxila. Neste caso, os dentes anteriores da frente ‘cobrem’ os inferiores quase integralmente, o que além de conferir um sorriso esteticamente desagradável, também pode resultar em problemas de mastigação.

-> Mordida aberta: esse tipo de mordida pode ser identificado quando há um espaço entre as superfícies dos dentes laterais ou anteriores de mordida quando os posteriores também se reúnem.

-> Apinhamento: quando há muitos dentes em uma arcada dentária muito apertada/pequena.

-> Diastema: quando são encontrados espaços ou falhas entre os dentes, sendo eles resultado de dentes sem capacidade de preenchimento da boca ou até mesmo ausentes.

-> Desvio de linha mediana: ocorre quando o centro dos dentes de cima não está na mesma linha com o centro dos dentes de baixo.

Tratamento Ortodôntico: Como saber se preciso de um ortodontista?

Como os tratamentos ortodônticos funcionam?

A grande maioria dos tratamentos ortodônticos são realizados por meio da utilização de aparelhos – sejam eles móveis ou fixos.

Os aparelhos auxiliam na movimentação dos dentes, alteram o andamento do crescimento mandibular ou podem até mesmo retrair a musculatura maxilar.

O tipo de aparelho utilizado vai depender, basicamente, da gravidade e tipo do problema identificado. Os principais aparelhos ortodônticos são os seguintes:

-> Aparelho fixo: o aparelho fixo é aquele composto de braquetes, fios e bandas. Por meio deles a arcada dentária vai, gradualmente, movendo-se para a direção correta;

-> Mantenedor de espaço fixo: este aparelho é utilizado para manter um espaço da arcada dentária aberto para casos em que o dente de leite é perdido de modo muito precoce;

-> Aparelhos fixos especiais: utilizados para acabar com o hábito de língua presa ou com a mania de ‘chupar o dedo’.

Os aparelhos móveis podem ser: mantenedores de espaços móveis, niveladores, reposicionadores de mandíbula, expansores palatinos, amortecedores de bochechas e lábios, extrabucais ou contentores móveis.

Quanto custa o Tratamento Ortodôntico?

Cada paciente precisa ser avaliado para que se possa chegar ao preço do tratamento, pois em alguns casos pode ser necessário outros procedimentos para iniciar esse tratamento. Você pode agendar uma consulta de avaliação no Consultório Odontológico da Dentista Maíra Quinteiro (Bom Jesus da Lapa ou Ibotirama) e obter um orçamento.

Para agendar uma consulta de avaliação ligue:

Telefones/Bom Jesus da Lapa: (77) 3481-0256 / WhatsApp: (77) 99186-2808
Telefones/Ibotirama: (77) 3698-2297 / WhatsApp: (77) 98875-2297
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 697, 1º Andar, Centro, Bom Jesus da Lapa

Gostou deste artigo? Confira também os artigos anteriores, publicados pela dentista Maíra Quinteiro. Facetas de Porcelana x Lentes de Contato Dentais: Como deixar meus dentes mais bonitos? e Reabilitação Oral com Implantes – o que é e como funciona?

Natal Ortobom Bom Jesus da Lapa

About the Author:

A Dentista Maíra Quinteiro é profissional graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é especialista em implantodontia, tem pós-graduação em cirurgia oral, em próteses e em endodontia.

Leave A Comment