O ENEM, exame tão esperado pelos jovens que pretendem ingressar numa universidade, poderá ser disputado em pé de igualdade entre alunos de escolas públicas e privadas. Isso porque a Unesp está disponibilizando gratuitamente os cadernos para estudo com o conteúdo que poderá cair na prova para os alunos inscritos nos cursinhos pré-vestibular.

Por meio do Projeto “Cursinho Pré-Universitários da Unesp”, os candidatos ao ENEM poderão estudar com materiais produzidos por uma das melhores instituições de ensino de cursos pré-vestibulares. Projeto este, reconhecido pela Revista Veja.

Vai fazer o ENEM? Unesp disponibiliza cadernos para estudo

Capa de um dos cadernos para estudo do ENEM disponibilizado gratuitamente pela UNESP

Sobre os cadernos para estudo do ENEM

Em 2015, a Pró-Reitoria de Extensão da Unesp iniciou a proposta de elaboração desses cadernos didáticos para preparação para a prova do ENEM. O material didático deveria organizar e adequar os conteúdos curriculares de todas as áreas de conhecimento que são abordadas no exame de uma forma acessível e gratuita aos alunos que inscritos nos cursinhos pré-vestibular e que dependem de bons resultados no ENEM.

Isso foi possível, graças a um Convênio entre a Unesp e o Governo do Estado. Hoje, são atendidos cerca de 4 mil candidatos à prova do ENEM, residentes em 22 municípios do Estado de São Paulo, inscritos em um dos 27 cursinhos da Unesp.

O que cai na prova do ENEM

O conteúdo que deve ser estudado para a prova do ENEM é dividido e organizado por áreas de estudo e assim também são organizados os cadernos produzidos e disponibilizados pela Unesp:

Caderno 1: Linguagem e Códigos – Língua Portuguesa e Língua Inglesa; Download

Caderno 2: Matemática; Download

Caderno 3: Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química; Download

Caderno 4: Ciências Humanas – Filosofia, História, Geografia e Sociologia; Download

Caderno 5: Caderno de Apoio.

Pelo site da Unesp, é possível fazer o download separadamente de cada caderno e obter mais informações.

Atenção às datas do ENEM

Se você quer realizar o exame do ENEM, ainda dá tempo, as inscrições acontecem neste mês de maio, mas as provas só serão em outubro. Então ainda há bastante tempo para se preparar e estudar muito. Confira as datas do ENEM:

Inscrições: entre 9 e 20 de maio

Provas:

5 de novembro (sábado): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

6 de novembro (domingo): Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e redação do ENEM 2016.

É uma notícia de utilidade pública, compartilhe com seus amigos, pais, conhecidos, enfim, faça com que mais estudantes possam ter acesso gratuito a este material de qualidade, utilizado pelos cursinhos pré-vestibulares da UNESP.