O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE é responsável por, entre outras coisas, disseminar e estimular a prática do empreendedorismo. Por isso o órgão está sempre levando conhecimento e apoio tanto aos empreendedores que estão iniciando ou que já estão no mercado, quanto a quem está no caminho para que sabe, tornar-se um empreendedor.

Prova disso são as campanhas promovidas pelo Sebrae, envolvendo estudantes universitários, como o Desafio Universitário Empreendedor, que tinha entre os prêmio, uma viagem ao Japão, promovendo a visita dos universitários à algumas empresas japonesas.

Desafio Universitário Empreendedor 2014

A equipe baiana foi a campeã do Desafio Universitário de 2014

Desafio feito, desafio aceito. Na competição de 2014, uma equipe da Bahia foi vitoriosa e embarca, em alguns dias, para o Japão. Entre os universitários, uma cidadã Lapense, Flávia Souza, para orgulho da cidade de Bom Jesus da Lapa. Nós já abordamos a sua trajetória vitoriosa no Desafio de 2014, então, se quiser ver uma pouco mais como foi o desafio acesse os artigos: Entrevista com Flávia Sampaio, campeã do Desafio Sebrae!Baiana de Bom Jesus da Lapa é campeã Nacional do Desafio do Sebrae.

O desafio tinha como objetivo principal estimular os estudantes a desenvolver atividades empreendedoras e preparar-se para os desafios do mercado, capacitando e aprimorando-se e desenvolvendo habilidades corporativas.

Incentivando o empreendedorismo no ambiente universitário, o Desafio Universitário Empreendedor se dá por meio de ferramentas como atividades educacionais, jogos de negócios e simuladores, prêmios e iniciativas que estimulem a prática do empreendedorismo dentro do ambiente universitário, permitindo assim, um maior contato do público estudantil com o tema empreendedorismo.

Universitária Lapense vai ao Japão com o restante da equipe vencedora do desafio

De Bom Jesus da Lapa para o mundo: Universitária Lapense vai ao Japão com o Sebrae

A equipe vencedora de 2014 é composta pelos estudantes Diego Cavalcante, da Faculdade Ruy Barbosa – FRB; Flávia Sampaio, da Universidade Estadual da Bahia – UNEB; Paulo de Jesus, da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC e Allisson Gomes, da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIFASV.

Os estudantes embarcam para o Japão no dia 26 de junho e retornam ao Brasil em 6 de julho. Entre as atividades previstas no país, estão as visitas às seguintes empresas: a fábrica da Toyota em Nagoya, a Sony, Nintendo e Konica Minolta, em Tóquio. A programação ainda prevê uma visita a uma universidade japonesa, o Instituto Tecnológico de Tóquio.

A escolha pelo país objetiva proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer instituições reconhecidas mundialmente como centros de empreendedorismo, tecnologia e inovação. Os estudantes embarcam dia 26 de junho para Tóquio e retornam ao Brasil dia 06 de julho. À equipe vencedora de 2014, uma boa viagem, que essa lhes proporcione uma riqueza de conhecimentos e experiências.