A fim de sanar diversas dúvidas relacionadas às vagas de emprego do SineBahia, que publicamos regularmente aqui no site e em nossa página no Facebook, realizamos uma entrevista com a responsável pelo SineBahia em Bom Jesus da Lapa, Ermita Araújo, que prontamente respondeu a diversos questionamentos comuns e específicos.

Para facilitar a compreensão, a leitura se dará através de perguntas e respostas. Caso tenha alguma dúvida que não foi esclarecida no texto a seguir, deixe seu comentário para que possamos estar sempre atualizado o texto com novas respostas.

vagas de emprego do sinebahia

Perguntas e respostas sobre vagas de emprego do SineBahia

1 – Quais são os meios de comunicação que o SineBahia utiliza para divulgar suas vagas?

Os meios de comunicação que utilizamos para divulgar as vagas e quaisquer outras informações sobre o SINEBAHIA são o site CENTRAL DA LAPA e as rádios BOM JESUS AM / BAIANA FM.

2 – O que o interessado em uma vaga de emprego deve fazer?

Os interessados em serem encaminhados para participar de uma seleção para uma vaga de emprego deverá dirigir-se ao SINEBAHIA, que fica no andar térreo da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, no PONTO CIDADÃO, munido de todos os seus documentos pessoais (apenas originais) bem como, certificados.

3 – Se uma vaga surgir e a pessoa já tiver cadastro no SineBahia, deverá candidatar-se especificamente para aquela vaga ou o próprio sistema se encarregará de cruzar os dados e escolher o currículo existente como candidato?

O candidato pode ter a pretensão de se candidatar a uma vaga e o sistema não encaminha-lo, há um batimento no perfil do trabalhador com os requisitos que o empregador exige, mas o sistema também (quando solicitado) busca o trabalhador em seu banco de dados filtrando as informações e exigências do empregador.

4 – Expirando uma vaga de emprego o interessado ainda pode concorrer à vaga ou deve esperar nova oferta da vaga caso esta não tenha sido preenchida?

Quando uma vaga expira fica inacessível para encaminhamentos porém, de acordo as especificações do empregador como, não preenchimento da vaga ou ainda não termos atingido o numero desejado de candidatos, esta poderá ser reaberta e o candidato poderá ser encaminhado normalmente.

Importante: Corre o risco de vagas ofertadas serem preenchidas antes do prazo de expiração, caso o empregador limitar o número de candidatos por vaga. Por exemplo: 10 vagas de emprego ofertadas com prazo de até 7 dias da publicação, poderá ser preenchida rapidamente caso o empregador limite a 40 candidatos (4 por vaga). Não é comum, mas em algumas ofertas isso ocorre.

Como funcionam as vagas de emprego do SineBahia

5 – Explique uma pouco mais sobre como é feito o processo de seleção do candidato. A empresa entra em contato direto com o candidato ou o SineBahia faz o intermédio nessa fase?

Inicialmente, saliento que não existe aprovação ou desaprovação de cadastro pelo SINEBAHIA. Qualquer pessoa com ou sem experiência pode e deve se cadastrar, o que ocorre é o encaminhamento. O empregador, a partir de sua seleção, aprova ou não o candidato. O empregador dá um resultado ao SINEBAHIA através da devolução das cartas de encaminhamentos.

Cabe ressaltar que o SineBahia não trabalha com currículo e sim cadastro.

6 – A entrevista de emprego quem agenda é o SineBahia ou a própria empresa em contato direto com o candidato?

As entrevistas são agendadas pelo SINEBAHIA, de acordo a necessidade do empregador. Assim, esta pode acontecer na empresa, no espaço que o SINEBAHIA oferece ou em outro local designado anteriormente pelo empregador.

7 – A procura pelas vagas de emprego no SineBahia aumentou após essa parceria de divulgação com o site Central da Lapa?

Sem dúvida alguma essa parceria, bem como a parceria com as rádios locais, foi fundamental para a divulgação das vagas. Afinal, muitas pessoas não ouvem rádio e outras não tem acesso à internet (sites e redes sociais), assim, uma complementa a outra. Quem sai ganhando é o publico que tem mais possibilidade de acesso às informações a partir dos meios de comunicação.

8 – Quais dicas você dá aos interessados nas vagas de emprego ofertadas pelo SineBahia?

A informação é basicamente que tragam seus documentos pessoais:
RG
CPF
CTPS
PIS
Cartão Cidadão
Comprovante de Residência
Certificado de Cursos

Nosso horário de atendimento é das 07h às 13h, de segunda a sexta-feira. É importante também ressaltar que são distribuídas 50 senhas diariamente.

9 – Gostaria de deixar alguma mensagem importante às pessoas que acompanham o Site Central da Lapa?

O papel do SINEBAHIA é buscar o empregador, captar a vaga, cadastrá-la , divulgá-la e fazer o encaminhamento do candidato. Todos os outros passos a partir daí é por conta do empregador. Não há o envolvimento do SINEBAHIA nessas etapas. Posteriormente, cobramos do empregador as cartas de encaminhamentos assinadas e carimbadas.

O resultado da contratação do trabalhador é feito exclusivamente pelo empregador. O resultado que o Sine recebe é para seu arquivo e estatística.

Saiba das vagas de emprego sempre que publicarmos no Facebook

Saiba das vagas de emprego sempre que publicarmos em nossa página no Facebook. Muito simples: Entre em nossa página: https://www.facebook.com/centraldalapa.empregos/
Na opção “Seguindo”, clique e escolha: “Ver sempre”.
Se sentiu dificuldade, é só seguir o que está na imagem abaixo:

Pronto! Sempre que publicarmos aqui você estará garantindo que vai ficar sabendo :).

Nossas considerações finais

Nosso agradecimento especial à Ermita Araújo e sua equipe, que dedicaram um bom tempo para responder precisamente às nossas perguntas e ainda contribuíram com outras informações que vieram a enriquecer o conteúdo desta matéria.

Essa matéria em estilo perguntas e respostas será construtiva. Vocês ajudarão a enriquecer esse conteúdo ao compartilhar suas dúvidas, críticas e sugestões. Dessa forma poderemos ir aprimorando essas informações, ajudando outras pessoas com respostas para suas dúvidas.

Ao mesmo tempo, pretendemos contribuir para melhorias no processo de divulgação das vagas em nosso site.

Utilize o espaço de comentários abaixo para interagir com nossa página. Participe