Um dos assuntos que voltou à pauta nos últimos meses diz respeito à liberação do diesel no Brasil para carros de passeio. Atualmente somente os veículos que podem utilizar o combustível são os modelos de carga, transporte coletivo ou os modelos fora de estrada que tenham capacidade de carga de mais de uma tonelada. Afinal, quais as vantagens e desvantagens do diesel?

O retorno da discussão foi por conta de um projeto de decreto legislativo que tenta conseguir a liberação – a última tentativa foi derrubada no ano passado. O uso do diesel foi proibido em veículos de passeio desde 1976 e veio durante a crise do petróleo, período no qual o país decidiu investir no etanol para diminuir a importação do combustível e tentar assim, equilibrar a balança comercial.

Especialistas afirmam não saber se o projeto será aprovado e afirmam que qualquer argumento utilizado no passado para a proibição do uso do diesel em veículos de passeio, como as questões ambientais, não têm mais validade nos dias atuais – e complementam, dizendo que não serão necessários arranjos tecnológicos, e sim políticos e econômicos.

Um ponto levantado é de que caso haja a liberação, não serão todos os consumidores os beneficiados, uma vez que os carros movidos a diesel custam bem mais caros e não compensa para quem roda pouco.

Motores a diesel não usam velas

Entenda neste artigo quais as vantagens e desvantagens do diesel

Vantagens e desvantagens do diesel

Vantagens do Diesel

1. Carros mais econômicos e mais esportivos

Capacidade para acelerações mais fortes e baixo consumo são as principais vantagens. É mais esportividade com baixo consumo de combustível – um exemplo: carros médios em produção na Europa têm um consumo de 25 a 30 km com apenas um litro de diesel. Mas, se isso é surpreendente, há algo ainda mais surpreendente: um carro pequeno pode fazer até 100 km com menos de três litros de diesel.

2. Motores a diesel não usam velas

Atualmente os motores a diesel são bem avançados, são motores com ignição por compressão (não precisam de vela de ignição)e têm a taxa de compressão mais alta que os motores a gasolina. São também turbinados e têm injeção direta de combustível. Os carros brasileiros têm motores adaptados para serem motores flex, são motores com ignição por centelha (utilizam vela de ignição) e podem utilizar tanto etanol quanto gasolina.

3. Motores a diesel têm maior durabilidade

Os motores a diesel são mais robustos e duram mais que os a gasolina, porém têm uma manutenção mais cara.

4. A tecnologia a diesel é mais moderna

O setor de autopeças surge como um dos principais interessados na liberação de carros de passeio a diesel, pois há o interesse em aumentar o conteúdo tecnológico dos produtos desse segmento. No time da “pressão” pela liberação está também as grandes montadoras de carros, uma vez que elas já possuem os produtos no exterior e o uso deles no Brasil pode contribuir com o alcance de metas de consumo do Inovar-Auto. Por outro lado, as montadoras pequenas não demonstram esse interesse.

5. Carros a diesel poluem menos

As emissões de poluentes por carros modernos a diesel são praticamente zero, uma vez que esse carros contam com catalisadores e filtros, assim como os carros com ignição por centelha, que também apresentam níveis quase zero de emissão de poluentes, o que torna irrelevante qualquer comparação entre as tecnologias (mais limpa ou mais suja).

A preocupação atual são os carros mais velhos – sendo a diesel, gasolina ou álcool – pois não têm catalisadores ou filtros. Estima-se que um carro velho polua mais que 20 carros modernos.

As vantagens e desvantagens do diesel

Carros a diesel poluem menos (considerando que o carro seja novo)

Desvantagens do Diesel

1. Carros a diesel vibram mais

Uma característica bem comum dos veículos a diesel é a vibração, mas há formas de contornar esse problema: calibragens especiais no motor e aplicação de produtos que abafam e também de isolantes, no corpo do carro. Mas é importante salientar que tanto o ruído quanto a vibração não são fatores tão preocupantes.

2. Carros a diesel custam mais caros

Esse fator aponta como a principal desvantagem. Um exemplo são as picapes a diesel, que são bem mais caras, porém, igualmente econômicas. Em carros de passeio isso pesará bastante, mas serão uma ótima opção para quem trabalha com transporte de pessoas, como taxistas.

Fica a dúvida, sobre o que será decidido sobre o projeto, se haverá ou não a liberação. E como o artigo mostrou, o fato dos veículos a diesel serem mais econômicos, não significa que será um bom negócio comprar um carro a diesel para quem o utiliza somente como carro de passeio.