Eis que um belo dia desses recebemos um convite para conhecer um laticínio em Bom Jesus da Lapa. O que parecia ser um convite como qualquer outro, acabou se tornando uma fonte de conhecimento na área de administração, uma visita que valeu a pena e agora vamos compartilhar com você. Está preparado?

Nossa visita ao Laticínio Cosme e Damião

O Laticínio Cosme e Damião

Abastecendo Bom Jesus da Lapa e região, com leite e seus derivados, o Laticínio Cosme e Damião se destaca como representante da cidade nesse segmento, fortalecendo a economia do município, gerando emprego e renda e contribuindo para o desenvolvimento da localidade e arredores.

O Laticínio Cosme e Damião gera um número muito significativo de empregos na cidade e na área rural, tanto diretos quanto indiretos, favorecendo centenas de famílias e movimentando a economia local. Os empregos diretos dizem respeito aos mais de 60 trabalhadores da empresa, que têm seu trabalho fixo, com carteira assinada e todos os seus direitos trabalhistas garantidos. Os empregos indiretos são os criados a partir da demanda pela matéria-prima, neste caso, o leite.

No caso do Laticínio Cosme e Damião, o leite é recolhido pela empresa nas pequenas fazendas de pequenos agricultores da região – esses agricultores são famílias que moram no meio rural e que, na maioria dos casos, dependem exclusivamente dessa fonte de renda. São mais de 600 famílias beneficiadas com a coleta de leite, espalhadas pela zona rural das cidades de Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho e Riacho de Santana.

Visita ao Laticínio Cosme e Damião em Bom Jesus da Lapa

Estrutura do Laticínio Cosme e Damião

O Laticínio Cosme e Damião funciona em amplas instalações, conta com modernos equipamentos para fabricar seus produtos, além de uma equipe de trabalho especializada e treinada em cada área da produção, do início – da chegada da matéria-prima, ao fim – quando o produto já está pronto para ser comercializado.

A empresa preza por oferecer produtos de alta qualidade ao consumidor, por isso todos os seus produtos passam por um alto controle de qualidade, desde a chegada da matéria-prima até o processo de finalização, quando o produto sai pronto para ser consumido.

O ambiente de trabalho do Laticínio está sempre sob o mais cuidadoso controle no que se refere à higiene, temperatura ideal do ambiente, conservação dos alimentos e dos materiais de trabalho. A matéria-prima passa por análises antes de passar pelos processos de industrialização, garantindo assim, a qualidade do produto na mesa do consumidor.

Produção de iogurte em Bom Jesus da Lapa

Produtos do Laticínio Cosme e Damião

O Laticínio dispõe de produtos como leite pasteurizado, iogurte, queijo mussarela e manteiga. Cada um desses produtos passa pelo mais complexos e cuidadosos processos – da fabricação até a embalagem – por meio de máquinas modernas e das mãos ágeis e treinadas dos funcionários da empresa.

O leite é pasteurizado, o que significa que passa por um tratamento químico para que sua conservação se prolongue, sem que as suas propriedades químicas e nutritivas sofram alterações. Esse leite é conhecido de Bom Jesus da Lapa e região por Leite Aparecida. Além desse tratamento há ainda todo o cuidado com a sua refrigeração e o seu transporte.

O iogurte Aparecida, disponibilizado em potes de 120, 200 500 g e 1 litro, vem atender ao público que o utiliza como parte de uma alimentação equilibrada e que sabe dos benefícios que as fontes de fermentos lácteos trazem para o organismo, como a melhora da digestão e a ajuda para recompor as bactérias benéficas da flora intestinal.

O queijo mussarela do Laticínio Cosme e Damião é um dos produtos mais procurados pelos clientes, porque além de delicioso é um ótimo complemento alimentar, além de ser ingrediente tradicional de muitos pratos típicos. Muitas pizzarias e lanchonetes de Bom Jesus da Lapa utilizam o queijo.

Queijo e Manteiga Aparecida

A manteiga do Laticínio é a prova de que tudo é calculadamente pensado, para que não haja desperdícios. O soro do leite, é aproveitado e dele se fabrica a saborosa Manteiga Aparecida, que se faz presente diariamente na mesa de muitos consumidores.

O Laticínio Cosme e Damião iniciou suas atividades em julho de 2007, e desde então cresceu, solidificou seu nome no mercado e gerou empregos. Seu sucesso se deve ao fato de ter uma ótima direção, uma gerência e administração eficientes e competentes, além de funcionários comprometidos com os resultados da empresa.

Nossas considerações

Como essa nossa visita pudemos perceber de perto o quanto é importante o laticínio para a cidade, pois é fonte geradora de emprego e renda. Experimentamos o leite, queijo, iogurte e a manteiga, todos de excelente qualidade.

Vai o nosso recado a estudantes de administração: conheçam o Laticínio Cosme e Damião para ver de perto como uma boa administração é capaz de produzir excelentes resultados. Nada se perde, tudo se aproveita. Agradecemos ao Edílson pelo convite e experiência maravilhosa.

Se você quiser saber mais sobre o laticínio (endereço, contato e outras informações), clique aqui.

Mais fotos da nossa visita ao Laticínio em Bom Jesus da Lapa

Matéria originalmente publicada em 22/06/2015
Editada em 22/10/2015