Como fazer para economizar parte do seu salário?


Home  »  Finanças Pessoais   »   Como fazer para economizar parte do seu salário?

Como fazer para economizar: quem sabe como fazer isso? É uma das coisas mais difícil de conseguirmos fazer, porque não nos organizamos, não nos planejamos e principalmente, não nos disciplinamos financeiramente. Então como fazer para economizar parte do seu salário?

Profissionais de finanças costumam aconselhar que devemos guardar 10% de nosso salário todo mês – que isso seria o suficiente para juntarmos uma boa grana e ter uma vida financeira tranquila e também uma aposentadoria adequada.

Por outro lado, há alguns fatores que fazem com que essa porcentagem mude, porque há variáveis, como a idade em que se começa a economizar, o salário sobre o qual se aplica a porcentagem e as expectativas do futuro.

Como fazer para economizar? Veja as dicas da CRED Nordeste

Como fazer para economizar? Veja as dicas da CRED Nordeste

Estima-se que 10% seja um bom percentual para começar, para quem está recém começando a organizar a vida, pois isso não é o suficiente para garantir uma independência financeira. Mas e o que seria o ideal? O ideal segundo os especialistas, é que seja entre 20 e 30% da renda mensal.

Para muitos, uma meta bem difícil de alcançar – mas não impossível. Muitas vezes basta reformular o estilo de vida – às vezes basta diminuir as festas, os gastos supérfluos, itens desnecessários e outros. Porque temos o hábito de, enquanto tem, gastamos – claro que não é errado, mas dessa forma, jamais se conseguirá fazer um bom pé de meia, seja para algum projeto, seja para ter uma vida estável mais adiante.

É claro que há outros agravantes, como quem não tem renda suficiente para conseguir manter-se e ainda guardar uma economia. Mas há quem tem um renda mensal suficiente para conseguir garantir uma boa independência financeira.

O primeiro caso que citamos, de quem tem somente o suficiente para as despesas essenciais – isso não significa que tenha que acomodar-se com essa situação. Há formas de melhorar, como fazer um curso profissionalizante e melhorar o trabalho, especializar-se na área na qual trabalha, procurar formas de ganhar uma renda extra – muita gente faz isso, e consegue. Então, dessa forma conseguirá além de melhorar a renda, ainda economizar algum dinheiro.

Outro ponto que deve ser esclarecido: esse dinheiro que será economizado não é para que seja utilizado em casos de emergência, esse dinheiro é uma poupança, recursos guardados para garantir uma estabilidade mais tarde – ou para projetos futuros. Para possíveis situações emergenciais, cria um fundo emergencial, onde pode-se “depositar” 5% do salários, e deixar para momentos de precisão ou até mesmo para ajudar nas épocas de despesas do ano: IPVA, IPTU e outros.

esse dinheiro que será economizado não é para que seja utilizado em casos de emergência, esse dinheiro é uma poupança

Uma outra dica que pode ajudar no processo de economizar parte do salário: compre um título de capitalização. Qualquer banco oferece esse serviço, que tem pagamento mensal, bem como prazo para resgate pré-estabelecido. Assim você fica com aquele “compromisso” mensal, que entrará no seu orçamento como se fosse uma despesa qualquer – só que com uma diferença, ele estará sendo guardado para você.

E considere ainda a chance de estar concorrendo, durante o período em que estiver pagando o título de capitalização, a prêmios. Os bancos tornam esse investimento bem mais atrativo e fazem sorteios semanais ou mensais, de quantias em dinheiro. Essa é uma ótima dica para quem tenta e não consegue economizar parte do salário.

Tenha em mente que, a parte mais difícil é começar, mas que depois de um pouco de disciplina e persistência, só há vantagens. Basta descobrir qual a melhor maneira de você fazer isso, e lembre-se também que, pode começar aos poucos, enquanto vai adaptando o estilo de vida, cortando gastos aqui, outros ali…até que, quando se der conta, vais estar conseguindo economizar uma boa grana todos os meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.