Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa

Conheça Bom Jesus da Lapa, seus pontos turísticos e vários locais interessantes com o Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa.

O que você verá a seguir é um completo roteiro turístico de Bom Jesus da Lapa para fazer sua viagem se tornar inesquecível!

Com o Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa você poderá conhecer praticamente tudo que pode ser feito na cidade.

O Santuário e sua história. As grutas e locais interessantes para você visitar. São muitas informações, com fotos, vídeos e muitos detalhes.

Para ver mais sobre cada local abordado no Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa é só clicar nos nomes ou imagem correspondente.

Use o Sumário a seguir para encontrar facilmente os tópicos abordados no Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa.

Turismo Bom Jesus da Lapa

Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa - Santuário
Foto área de Bom Jesus da Lapa

Bom Jesus da Lapa: A Capital Baiana da fé

Uma cidade de romarias, movida pela fé, com um número crescente de fiéis a cada ano e melhorando sua infraestrutura para receber os visitantes atraídos pelo turismo religioso.

Bom Jesus da Lapa, cidade que sabe acolher com amor os seus visitantes, recebe anualmente mais de 1,5 milhões de romeiros e turistas que vêm visitar 1ª maravilha do Brasil: o Santuário do Bom Jesus da Lapa.

Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa

Roteiro Turístico

Santuário do Bom Jesus da Lapa

Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa - Santuário

Pode-se dizer que o Santuário do Bom Jesus da Lapa é um local esculpido pela natureza, visitado todos os anos por romeiros de todas as partes do Brasil, tanto que a cidade é chamada de “Capital Baiana da Fé”.

O Santuário abriga belas grutas que recebem visitas todos os dias.

Os romeiros e turistas costumam subir o morro, onde é possível ter uma visão ampla de toda a cidade.

O Turismo em Bom Jesus da Lapa se intensifica no período das romarias, em julho, quando é iniciada uma novena na esplanada (área externa do Santuário) e tem seu ponto forte em 6 de agosto e 15 de setembro.

Grutas de Bom Jesus da Lapa

As grutas estão entre principais fontes do turismo religioso. Tente visitá-las na ordem em que você observa aqui, clicando no nome de cada gruta para ver fotos e saber mais sobre elas.

Melhores Hotéis em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Hotéis em Bom Jesus da Lapa.
Dentre os mais de 100 hotéis, pousadas e dormitórios na cidade, listamos as melhores opções de hospedagem.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Atrações Turísticas e Atividades

Turismo Bom Jesus da Lapa

O que fazer em Bom Jesus da Lapa?

No Santuário do Bom Jesus da Lapa, além das Grutas você tem outras atividades interessantes que podem fazer sua visita se tornar ainda melhor.

A subida do morro até o Cruzeiro é uma delas e muitas pessoas já conhecem, afinal é lá que se tem a mais bela visão da cidade. Existe ainda o passeio de lancha que pode ser realizado indo até à Barrinha, na margem oposta do Rio São Francisco.

Ah, e não deixe de vivenciar o pôr do sol sobre a ponte do Rio São Francisco, pois lá é onde grupos de pessoas se reúnem no final da tarde, seja para conversar, distrair, namorar, enfim, passar o tempo com um belo plano de fundo.

Passaremos a abordar cada uma delas e mostrar o porquê você não deve deixar de conhecê-las.

Subida do Morro de Bom Jesus da Lapa: O Cruzeiro

Subida do Morro Lapa - Cruzeiro de Bom Jesus da Lapa

Milhares de romeiros por ano sobem o Morro de Bom Jesus da Lapa para, ao final, chegar ao Cruzeiro e ter a mais bela vista da cidade.

É no alto do morro onde encontra-se a pedra que tine (emite um som agudo) ao ser tocada com outra pedra e também onde está a última estação da via sacra.

Há dois caminhos para se chegar lá, por dentro da Gruta e por fora. Leia nossa publicação sobre a Subida do Morro da Lapa para mais detalhes.

Passeio de lancha no Rio São Francisco

Passeio de Lancha em Bom Jesus da Lapa - Rio São Francisco

Uma das atrações turísticas de Bom Jesus da Lapa, além do Santuário, que os turistas e romeiros apreciam é o passeio de lancha no Rio São Francisco.

Para fazer esse passeio vá até à Barrinha, do outro lado do rio, e sempre haverá pelo menos um marinheiro à sua espera.

Em épocas de romaria é possível ver um grande movimento de pessoas na coroa (prainha) e vista privilegiada do morro e outros locais. Vale a pena o passeio.

Ponte sobre o Rio São Francisco: o pôr do sol

Ponte sobre o Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa

Nos finais de semana é comum, a partir das 17h, as pessoas irem assistir ao pôr do sol, namorar, conversar, passar o tempo, enfim, se distraírem.

A visão que se tem do morro é impressionante! O pôr do sol é uma visão que vale a pena. Público de todas as idades vão apreciar o momento único do dia.

Não deixe reservar um tempinho para conhecer essa atração turística.

Locais interessantes em Bom Jesus da Lapa

Turismo Bom Jesus da Lapa

Outros Pontos Turísticos em Bom Jesus da Lapa?

Em Bom Jesus da Lapa tem muitos lugares bacanas para você visitar, como o Museu do Santuário, a Catedral, o Abrigo dos Pobres, a Barrinha, os Mercados Municipais, a Praça da Fé, a Praça do Largo da Esplanada, a Praça do Monsenhor Turíbio Vila Nova, dentre outros.

Abordamos cada um deles e você verá o que eles têm de especial. Nosso objetivo é lhe mostrar que o Turismo em Bom Jesus da Lapa não se resume ao Santuário e suas grutas. Vale a pena conhecer cada um deles lugares e ampliar a experiência em sua visita à cidade.

Melhores locais de alimentação em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Locais de Alimentação em Bom Jesus da Lapa.
São locais como restaurantes, lanchonetes, pizzarias, sorveterias, açaí e muito mais.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Festas Religiosas em Bom Jesus da Lapa

As festas religiosas em Bom Jesus da Lapa são conhecidas no Brasil inteiro, chegando a ultrapassar nossas fronteiras, atraindo um número crescente de fiéis a cada ano e melhorando sua infraestrutura para receber os visitantes interessados no turismo religioso.

Dentre as festas religiosas, as romarias de Bom Jesus da Lapa são as principais, sendo as mais importantes a Romaria do Bom Jesus e a Romaria de Nossa Senhora da Soledade. A Romaria da Terra e das Águas, embora com menor fluxo de fiéis, também tem a sua importância.

Saindo do âmbito das romarias, outras festas religiosas tem grande importância, como a Semana Santa, Festa de Santa Luzia, Festa de Nossa Senhora Aparecida, Festa do Divino Espírito Santo e Festa de Nossa Senhora da Conceição.

Abordamos cada uma dessas festas religiosas, com informações, fotos e até vídeos. Não deixe de conferir o que cada uma delas têm de especial.

Festa de Nossa Senhora Aparecida

Festa de Nossa Senhora Aparecida em Bom Jesus da Lapa
Festa de Nossa Senhora Aparecida em Bom Jesus da Lapa. Procissão.

A Festa de Nossa Senhora Aparecida atrai mais de 100 mil visitantes, sendo uma das maiores festas religiosas que acontecem na cidade.

São 3 dias de muita emoção e de muitos agradecimentos, divididos em tríduos.

No dia 12 de outubro, acontece a grande procissão de Nossa Senhora Aparecida, que é o ápice das festividades e o momento para o qual todos se preparam durante as três noites do Tríduo, no Santuário.

Clique no nome das festas religiosas a seguir para ver mais informações, fotos e até vídeos.

Romarias de
Bom Jesus da Lapa

Clique no nome das romarias a seguir para ver mais informações, fotos e até vídeos.

Turismo na Lapa

Posts mais recentes de turismo no Blog

Experimente navegar por nossas publicações no Blog do Central da Lapa.
Publicamos sobre turismo, entretenimento e notícias de Bom Jesus da Lapa, com muita história e fotos.

Encontre outros conteúdos em nossas redes sociais.

Mapa do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa