A correta utilização do colete balístico


Home  »  Segurança Pessoal   »   A correta utilização do colete balístico

Entre tantas ferramentas importantes na vida de agentes de segurança pública e privada, o Colete Balístico – que pode ter até 5 anos de vida útil, caso seja cuidado corretamente – é sem a menor sombra de dúvida um dos equipamentos individuais indispensáveis.

O uso correto de tal equipamento de proteção reduz consideravelmente a gravidade das lesões por disparo de arma de fogo. Porém, o colete balístico precisa ser bem cuidado e deve ser utilizado corretamente, já que o mau uso poderá acarretar diminuição da capacidade de proteção podendo, até, anular sua função protetora.

A correta utilização do colete balístico

Utilizando o colete balístico de maneira correta

O profissional, ao colocar o colete balístico para realizar seus afazeres do dia a dia, não deve utilizar nenhum tipo de objeto rígido por baixo do colete, como joias, canetas e crucifixos. É de obrigação do agente pôr corretamente o colete, ajustando-o ao corpo. Outro fator importante é quanto ao tamanho, que deve ser conforme a compleição física do indivíduo.

Para não acontecer nada de errado com sua vida, antes de utilizar o produto, procure fazer uma inspeção visual – que é inspecionar os painéis visualmente para identificar defeitos, ou deformidades. Nunca reutilizar os já atingidos por projéteis e com o prazo de validade vencido.

Cuidando corretamente do colete balístico

Qualquer que seja o produto deve-se tomar alguns cuidados básicos, ainda mais se esse material é de total segurança. Um dos cuidados que se deve ter com o colete é armazena-lo corretamente quando não utilizado. Para evitar deformações, pendure o produto em cabides.

O sol é o principal elemento que prejudica o colete balístico. Jamais o deixe sobre o banco da viatura, exposto diretamente ao sol ou a lugares muito úmidos. Não esticar em excesso as correias do velcro, não dobrar ou amassar as placas balísticas e nunca guardá-lo úmido são outros cuidados que o agente deve assumir.

E quanto à lavagem, como devo agir? Simples, lavar as capas dos coletes a mão, em água morna. Quando for pôr pra secar, opte pela sombra completamente, antes de recolocar as placas.

Valorize sua vida, compre colete balístico de qualidade.

O risco de morte reconhecido da profissão policial não pode servir de argumento para a indisponibilidade de colete balístico. Lembre-se, que o direito a vida é um dos direitos mais elementares de nossa Constituição. Por isso, seja um bom policial. Exija colete balístico na validade e em condições de uso indicadas pelo fabricante.

A Casa Calibre em Bom Jesus da Lapa tem produtos de alta qualidade e com condições de uso indicado pelo fabricante. Visite a nossa loja e encontre o colete balístico ideal para você, profissional da segurança. Se restou alguma dúvida, o Danilo da Casa Calibre terá o maior prazer em te passar as instruções necessárias.

Publieditorial

8 thoughts on “A correta utilização do colete balístico

  1. Caro Rogério gostei de suas dicas, mas gostaria de saber se usar distintivo metálico na blusa sobre o colete pode causar um efeito negativo,no caso de um projétil acerte o mesmo.

  2. muito bonito, mas hoje em dia na polícias falta colete, tem rodízio de coletes entre os agentes, e ainda tamanhos diferentes do físico de cada agente.

  3. Acabaram de me informar que após o vencimento de 5 anos de uso ele ainda pode ser utilizado por mais 3 anos. Isso está correto?

  4. Rogério, tenho uma duvida:
    Cortar o Colete Balístico para ajustar medidas pode comprometer sua qualidade técnica ou não?

  5. Bom dia.

    A etiqueta constante no painel balístico deve ser usado virado para o corpo ou ao
    contrário.

    Att

    Wanderlucio

  6. Não existe nenhum órgão fiscalizando fiscalizando o tamanho das placas balisticas dos vigilantes quanto ao tamanho das capas que são dadas pelas empresas.nem a PF. Fiscaliza- só quem e punido e o vigilante.

  7. Aqui é a Fernanda Lima , gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.