Como escolher um bom oftalmologista?


Home  »  Saúde e bem-estarDicas para contratação de profissionais   »   Como escolher um bom oftalmologista?

Como escolher um bom oftalmologista?

Tem crescido o número de pessoas querendo saber como escolher um bom oftalmologista, isso porque com o aumento da utilização de telas iluminadas através de celulares, tablets e Pcs, tem sido cada vez mais comum a ocorrência de cansaço na vista e ocorrência de outros tipos de doenças que podem comprometer a saúde da visão.

Como escolher um bom oftalmologista?
Escolher um bom oftalmologista ajuda a detectar problemas de modo precoce e antecipar tratamentos

Geralmente, as pessoas somente procuram esse especialista quando precisam verificar o grau da visão ocular, tirar um novo óculos ou para resolver situações de alergias na região dos olhos.

Porém, existem outros tipos de doenças que devem ser prevenidas para proteger a saúde dos olhos. Por se tratar de um órgão nobre, buscar esse especialista é fundamental.

GUIA DE SAÚDE

Tenha acesso gratuito aos contatos de todas as Clínicas, Profissionais e Órgãos Municipais de Saúde de Bom Jesus da Lapa. Marque suas consultas e tire suas dúvidas pelo WhatsApp. Clique no botão abaixo e acesse o Guia de Saúde de Bom Jesus da Lapa.

A escolha do oftalmologista

Como falamos anteriormente, a saúde dos olhos é primordial, e ela não se resume somente à qualidade da leitura ou ao grau das lentes que o paciente precisa usar.

Além de ler as letrinhas na parede do consultório médico, realizar visitas anuais e até mesmo semestrais podem ajudar a evitar problemas oculares que podem abranger de uma simples alergia até um câncer nos olhos.

Em todos os casos, escolher um bom oftalmologista ajuda a detectar problemas de modo precoce e ajuda a antecipar tratamentos com melhores chances de resultados.

Como escolher um bom oftalmologista?

A seguir apresentamos dicas fundamentais que o ajudarão a escolher o oftalmologista da melhor forma possível.

1 – Procure referências

Nos dias atuais, está mais fácil encontrar informações úteis sobre profissionais através da internet. Sempre há blogs e portais médicos que divulgam contatos de médicos, artigos publicados por especialistas e outros canais de comunicação que, naturalmente, indica o nome de um profissional.

Tem sido cada vez mais comum utilizar a internet para localizar profissionais e tipos de especialidades para as quais atendem.

2 – Verifique as especializações

Devemos considerar a oftalmologia como uma ampla área que envolve diferentes segmentos de conhecimentos e atuação clínica específica.

Geralmente, os melhores profissionais atuam na especialidade para as quais possuem maior afinidade, tendo maior aptidão e atenção para oferecer o melhor atendimento dependendo do nível de acometimento que o paciente está apresentando.

Em muitos caos, além do consultório, uma mesma clínica pode ter uma equipe de oftalmologista, e dentro da mesma equipe ter um profissional especializado em catarata, em doenças infantis, e entre outros quadros.

3 – Verifique a reputação e o local

Outro fator é ter atenção com a reputação do médico e o local onde está instalado o seu consultório. Além de poder atender dentro das normas exigidas pela legislação e pelo conselho médico, é fundamental que o consultório e clínica estejam em localização acessível.

O profissional precisa ter especializações, equipamentos e processos de exames atualizados para atender determinados tipos de quadros.

4 – Realize perguntas

Outra forma de encontrar um bom oftalmologista é perguntando por referências de outros médicos. Por exemplo, ao procurar um clínico geral para verificar a diabetes, o médico poderá indicar um bom oftalmologista para verificar a visão na condição do paciente diabético.

Porém, mesmo que esse não seja o caso, para encontrar médico de referência, é comum um médico indicar o outro, sendo essa indicação uma das mais seguras.

5 – Valorize o bom médico

Depois de conseguir escolher um bom oftalmologista é fundamental valorizar o profissional. Em todos os casos o médico bom se refere ao profissional que consegue prestar atenção a todas as dúvidas do paciente, seus anseios e dúvidas a respeito de seus problemas de saúde.

Porém, caso logo na primeira consulta o atendimento não correspondeu a todas as expectativas, é indicado procurar outro especialista para encontrar um atendimento que seja mais orientado e adequado para determinado tipo de quadro.

Conclusão

Portanto, para escolher um bom oftalmologista avalie as indicações de outros médicos, de amigos ou familiares e, sobretudo, a qualidade do atendimento.

Você sabia que no Central da Lapa existe um Guia de Saúde com contatos de todas as clínicas e profissionais da saúde em Bom Jesus da Lapa?

O CENTRAL DA LAPA É PATROCINADO PELO GRUPO SEIXAS COSTA

Grupo Seixas Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.