Dicas para não perder um bom emprego


Home  »  DestaqueDicas   »   Dicas para não perder um bom emprego

Dicas para não perder um bom emprego

Nesta publicação iremos abordar algumas dicas para não perder um bom emprego, as quais poderão servir inclusive de reflexão para você dar mais valor ao seu emprego, especialmente neste momento de escassez de oferta no mercado de trabalho.

Com a difícil fase que o país ainda enfrenta, com pandemia e situação econômica desfavorável – uma crise que, se amenizada, ainda levará algum tempo para estabilizar a economia.

Quem acaba sofrendo fortemente as consequências são os trabalhadores, que se vêm preocupados em manter o seu emprego, uma vez que as empresas estão cortando gastos e reduzindo o quadro de pessoal para conseguir se manter, sem fechar as portas. Esse é um cenário.

Dicas para não perder um bom emprego
Se você tem um bom emprego esforce-se por mantê-lo!

Indícios de que você pode perder o seu emprego

O outro remete ao trabalhador que está “acomodado” em seu bom emprego, que não vê perigo iminente de ser demitido, então não busca se atualizar, dar um upgrade no currículo profissional. É bom lembrar que as empresas estão cada vez mais exigentes, que o mercado de trabalho muda a todo momento as habilidades e competências exigidas em perfis para determinadas funções.

Às vezes o que assusta são profundas estruturações, aquisições ou fusões, que também podem “dar uma mexida” no emprego de alguém.

Nesses casos, há que se ter o cuidado com o seu trabalho, fazer o que estiver ao alcance para manter a sua vaga, o seu lugar na empresa. Algumas atitudes podem ajudar nisso, veja a seguir.

Dicas para não perder um bom emprego

A principais dicas são sobre como se comportar-se na empresa, no dia a dia:

  • Não crie o hábito de atrasar-se. Depois que atrasa uma, duas, três vezes, isso pode se tornar um hábito e é uma falta de respeito com o empregador e também com os colegas, que fazem seus horários corretos. Além disso o empregador não verá isso com bons olhos e pode usar isso como uma justificativa para demissão.
  • Não largar o celular para nada, principalmente se for celular particular. O horário de trabalho não deve ser usado para ficar trocando mensagens via SMS ou WhatsApp – ou mesmo qualquer outro aplicativo.
  • Brincadeiras de mau gosto, humor negro e brincadeiras preconceituosas só irão manchar a sua imagem. A piada da loira, por exemplo, não será bem vista considerando que há colegas loiras na equipe. Sabe a do Manuel? Pois é, pode ter alguém de nacionalidade portuguesa entre seus colegas, ou pior, na chefia. Limite as brincadeiras ao ambiente corporativo.
  • Não misture problemas pessoais com os de trabalho. Não deixe que os pessoais invadam o seu ambiente de trabalho. Os problemas da empresa, serão resolvidos lá, e os pessoais, limitam-se à sua casa e família.
  • Nãos e acomode. Isso acontece frequentemente quando se está empregado e se tem a certeza de que não há o perigo de perder  a vaga. Engano. Você não vê, mas pode estra sendo avaliado. Portanto, continue trabalhando com o mesmo entusiasmo do início e fazendo o seu trabalho de forma correta, sem deixar acumular ou deixar sem fazer.
  • Atualize-se, estude, faça cursos. Ninguém pode ficar parado, trabalhando com o que aprendeu na faculdade e não se atualizar sobre conceitos, leis e toda sorte de mudanças que acontecem a todo momento. Reciclar o conhecimento se faz necessário, principalmente porque a empresa pode achar que alguém pode ser substituído por outra pessoa com mais referências, por exemplo.

Lembre-se que você está com seu bom emprego e que não será nada fácil encarar uma busca por trabalho nos dias atuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.