As vantagens em substituir lâmpadas tradicionais por lâmpadas de LED


Home  »  Materiais Elétricos   »   As vantagens em substituir lâmpadas tradicionais por lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED surgem como uma forte tendência em projetos de iluminação e também como substituição em locais que possuem iluminação com lâmpadas tradicionais, tanto em residências quanto em ambientes comerciais. Para que você saiba mais sobre o assunto, a Ponto do Eletricista elenca alguns pontos interessantes e informativos sobre as lâmpadas de LED e suas vantagens.

O que é LED?

A sigla LED vem de ‘Light Emitter Diode’ (Diodo Emissor de Luz) e trata-se de um dispositivo eletrônico que transforma em luz a energia elétrica. A principal diferença entre essas lâmpadas e as tradicionais, incandescentes e fluorescentes,  é que  elas não utilizam filamentos metálicos e descarga de gases.

Esse tipo de tecnologia, ao contrário do que pensa, não é recente. Foi criado nos anos 20, na Rússia e desde a década de 60, a LED já é utilizada em pequenos dispositivos, placas de circuitos e calculadoras são exemplos disso.

Na década de 90, foi inventado o emissor de luz azul de diodo, que combinado às cores já existentes – vermelho e verde – possibilitou que as lâmpadas de luz branca fossem criadas, sendo essas mais eficientes e duradouras que as demais.

Lâmpadas de LED

Quais as vantagens das lâmpadas de LED?

Optar por lâmpadas de LED em seu projeto de iluminação ou trocar as convencionais que tem em casa pelas de LED, traz algumas vantagens:

  • Economia de energia – A economia na energia elétrica fica em torno de 10% a 30% – esse resultado depende de qual tipo de lâmpada havia anteriormente e também de qual resultado se quer no ambiente. Dependendo do caso, esse percentual de economia pode ser até maior.
  • Tempo de vida útil – A média do tempo de vida útil das lâmpadas de LED é de aproximadamente 50 mil horas. Digamos que ela seja ligada durante 8 horas diárias, ela pode alcançar até 17 anos de utilização. A fluorescente, por exemplo, chega até 10 mil horas. É claro que trata-se de uma estimativa baseada em testes, mas a garantia que existe é que elas durem um tempo bem maior que as convencionais ou as fluorescentes.
  • As lâmpadas de LED não emitem raios ultravioletas e infravermelhos.
  • Podem ser utilizadas na água ou em ambiente úmidos sem o risco de choques.
  • Não têm substâncias tóxicas em sua composição – nem mercúrio, nem filamentos. Por isso sã consideradas lixo comum, o que as faz ‘amigas ‘ do meio ambiente.
  • São resistente, suportam bem vibrações e variações de temperatura, por exemplo.
  • Não gera calor – Não emitem raios infravermelhos, pois a superfície iluminada fica na temperatura ambiente.

Vantagens das lâmpadas de led sobre as lâmpadas tradicionais

Além de todas as vantagens apresentadas, lembramos que as lâmpadas de LED fazem bonito na decoração de sua casa. Elas podem, inclusive, ser uma opção de substituição às dicróicas, na função de dar destaque a objetos de decoração, quadros e outros, por ter facho dirigido.

Outro ponto que precisa ser considerado é que as lâmpadas incandescentes não serão mais vendidas no Brasil a partir de 2016 – isso acontecerá de uma forma gradual.

Materiais Elétricos em Bom Jesus da Lapa é na Ponto do Eletricista

Precisando de ajuda com o seu projeto de iluminação ou com as substituições de lâmpadas de sua casa?

A loja de materiais elétricos Ponto do Eletricista pode ser a sua grande aliada na hora de decidir sobre a iluminação com lâmpadas de LED, pois possui uma equipe treinada para prestar o melhor atendimento ao cliente e para sanar todas as suas dúvidas, ajudando na escolha sobre os tipos de materiais mais adequados, e com dicas para uma melhor otimização e bom aproveitamento dos produtos, como dicas sobre a substituição das lâmpadas convencionais pelas lâmpadas de LED, por exemplo. Visite a loja e confira.

Publieditorial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.