Há vários “pequenos truques” ou dicas que proporcionam uma economia bem significativa de combustível no carro. São cuidados que também acabam ajudando na manutenção do veículo e vão da escolha do combustível até a forma de dirigir.

A seguir, veja as dicas para economizar combustível, que podem lhe fazer gastar um pouco menos nas suas paradas no posto de gasolina…

15 dicas para economizar combustível no carro

Economizar combustível no carro: 15 dicas super úteis!

15 dicas para economizar combustível no carro

1. Ter os pneus sempre calibrados

A calibragem errada ou os pneus murchos podem afetar diretamente o consumo de combustível. O manual do proprietário traz as especificações sobre a pressão, que é diferente para a traseira e dianteira e até mesmo se o carro está carregado. Os pneus podem significar até 20% do consumo do carro.

2. Peso

Quanto mais carregado estiver, mais alto será o consumo de combustível, pois o carro pesado precisa de uma maior aceleração para se movimentar. O manual do proprietário traz qual o peso máximo recomendado pelas montadoras para cada modelo de veículo.

3. A troca de marcha

Novamente o manual é p grande aliado do bom funcionamento do veículo, neste caso, é um aliado na economia de combustível. Os veículos trazem no manual a velocidade certa para a troca de marcha, que deve considerar o torque do carro.

Um carro a 50 km/h na quinta marcha ou um a 80 km/h na segunda marcha: exemplos do que não pode acontecer, pois isso gasta mais combustível do que necessário. A troca deve ser suave e não espichar até o extremo a marcha para então trocar.

4. Cuidado com as aceleradas

Aceleradas bruscas e sem nenhuma necessidade afetam demais o desempenho do veículo no quesito gasto de combustível. Aquecer o carro de manhã antes de sair, também não se faz necessário, pois o aquecimento é feito automaticamente nos modelos com injeção. Carros zero quilômetro: nos primeiros 1.000 km é recomendado que se deixe ligado nos primeiros minutos, após isso é só ligar e rodar.

5. Gasolina aditivada

Não tem ligação direta com a economia de combustível, mas ela mantém o motor limpo e ajudar a preservá-lo. Um motor sem desgaste e limpo pode apresentar um desempenho melhor e a médio prazo isso gera uma economia de combustível.

6. Velas

Um dos itens que mais influenciam no alto consumo de combustível. Devem ser trocadas exatamente quando recomendada pela montadora, de acordo com a quilometragem do carro (o que varia de modelo para modelo). Caso precise de substituição, se estragar, deve ser trocado todo o jogo e mantidas as especificações.

7. Uso de acessórios

Qualquer acessório que mude as características originais do carro tendem a provocar uma maior resistência contra o ar, por isso, um especialista deve ser consultado antes de qualquer instalação. Rodas e aerofólios são exemplos, pois, fora do padrão, influenciam na aerodinâmica e acabam aumentando o consumo de combustível.

8. Qualidade do combustível

Combustível batizado é o que de pior pode acontecer de prejudicial ao carro. Gasolina com querosene ou etanol com água interferem bastante na média de combustível, pois a composição errada afeta a leitura do sistema de injeção. A dica? Dê sempre preferência às grandes redes e procure sempre pelo selo ANP.

9. Comportamento no trânsito

É crucial para garantir uma economia de combustível. Próximo a semáforos, por exemplo, se o sinal estiver vermelho, a dica é diminuir a velocidade, pois nem sempre há a necessidade de parar completamente e assim a retomada será mais suave. Nada de acelerar o carro antes de desligá-lo, como é hábito de muitos, isso também gasta combustível.

10 – Vidros abertos

Andar com os vidros abertos interfere na aerodinâmica dos carros e acaba causando um aumento no consumo de combustível, principalmente se a velocidade estiver acima de 80 km/h.

11. Ar condicionado

Em dias de temperaturas amenas e sempre que possível, o ar condicionado deve ficar desligado, pois ele aumenta cerca de 20% no consumo de combustível do veículo.

12. Desligar o motor em declives

É um costume antigo que deve ser abandonado urgentemente – o veículo engrenado gasta menos combustível do que em ponto morto. Isso acontece porque a injeção eletrônica entende que não é preciso aceleração e então corta o combustível.

13. Alinhamento de rodas

É fundamental para a aerodinâmica do veículo. Se estiver fora de geometria, as rodas são arrastadas em vez de apenas girar, consumindo mais combustível. Rodas alinhadas é sinônimo de economia de combustível.

14. Excesso de velocidade

Essa dica ultrapassa a de economia de combustível, pois o principal fator aqui é a segurança. Mesmo assim, é bom que se saiba que, um carro consome aproximadamente 20% a mais de combustível quando está a 100 km/h do que quando anda a 80 km/h.

15. Filtros

Os filtros, tanto o de combustível quanto o de ar, devem ser trocados nas datas determinadas pelas montadoras. Caso eles entupam, irão interferir diretamente na mistura de ar e de combustível na câmara de combustão, deixando a mistura irregular e fazendo com que o veículo gaste mais combustível.

As dicas estão aí, basta ficar atento e segui-las para economizar combustível, principalmente com o combustível a um custo alto e em tempos de crise econômica.