Curiosidades: o inventor do “martelinho de ouro”

Levante a mão quem não se incomoda com aqueles amassados que eventualmente aparecem na lataria do carro. Às vezes basta uma pedrinha saltar e bater na lataria e deu, já fica um ponto afundado. Uma batida sem querer, uma batida no trânsito, chuva de granizo, várias coisas podem causar aqueles desagradáveis amassadinhos. Mas isso tem conserto: o martelinho de ouro.

Curiosidades: o inventor do "martelinho de ouro”

O que é martelinho de ouro?

Martelinho de ouro é o nome da técnica que tira esses amassados. É um processo rápido e na maioria dos casos, mais barato que a funilaria. É uma técnica originalmente brasileira, não mexe na pintura e tem preço bem acessível. Pode-se dizer que é um trabalho artesanal.

Mas nem todo caso é caso para martelinho de ouro e é bem fácil de identificar: se não saiu a pintura do carro, é martelinho de ouro, mas se saiu a pintura, tem que ser funilaria.

Mas você sabe a origem do serviço? Sabe quem foi o idealizador?

Pois vamos te contar. Em setembro de 2015 a Revista Quatro Rodas publicou uma matéria na qual falava sobre o inventos do martelinho de ouro. Ele se chama Pedro Souza Santana e tem 65 anos. Pedro é funileiro e é quem detém o registro do nome “martelinho de ouro”.

Com 50 anos de experiência na área, ele conta que o apelido foi dado por um cliente, impressionado com a rapidez e com o resultado feito por ele, além de mais barato que a funilaria tradicional.

Pedro trabalhava na fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), sua função era dar brilho aos veículos. Com o passar do tempo Pedro e dois de seus colegas desenvolveram uma técnica que conseguia eliminar pequenos amassados da lataria, durante a fabricação dos veículos. Foi nessa época que ele se tornou conhecido por fazer reparos sem mexer na pintura original.

O que é martelinho de ouro?

E pasmem! As ferramentas que ele utilizava, foram criadas por ele: alavancas feitas com chifres de boi, galhos, cipós e tacos de sinuca. De acordo com Pedro, “Esses objetos servem para desamassar partes curvilíneas, como um capô. E continuo usando o bom e velho martelinho.”

Pedro Santana trabalha até hoje, mas devido a um acidente, o movimento de um dos seus braços é limitado, mas isso não o impediu de parar, pelo contrário, sua oficina está sempre cheia.

Há atualmente cursos que formam martelinhos de ouro e sabe-se que esse é um dos segmentos da prestação de serviços que sempre tem trabalho e os profissionais qualificados conseguem se colocar no mercado de trabalho de forma bem rápida.

O CENTRAL DA LAPA É PATROCINADO PELO GRUPO SEIXAS COSTA

Grupo Seixas Costa

Seja um anunciante e atraia mais clientes para o seu negócio!

Contrate um dos nossos planos para personalizar o seu anúncio e atrair a atenção dos seus consumidores em Bom Jesus da Lapa.

Motivos para ser um anunciante:

Terá uma página personalizada

Ocupará as primeiras posições no site

Aparecerá nos anúncios gratuitos

Cadastraremos seu negócio no Google

Poderá ser encontrado nas pesquisas do Google

Dezenas de empresas e profissionais já estão anunciando!