Conheça um pouco sobre a bateria do carro


Home  »  Direção Defensiva   »   Conheça um pouco sobre a bateria do carro

Conheça um pouco sobre a bateria do carro

A bateria do carro é o item que acumula energia elétrica e é o centro de distribuição dessa energia para todo o veículo. A sua cobertura é plástica e dentro dela ficam os componentes que produzem uma reação química com o objetivo de originar 12 volts, que é a capacidade comum da bateria.

Os elementos que ficam no seu interior são placas feitas de chumbo ou de óxido de chumbo, embebidas por uma solução de ácido sulfúrico junto com água destilada, que chama-se eletrólito, que conduz os elétrons após estes passarem pelo separadores, que é a parte da bateria que separa as placas positivas e negativas. Grosso modo, a bateria é uma espécie de pilha gigante.

Conheça um pouco sobre a bateria do carro
A bateria do carro é o item que acumula energia elétrica

Vida útil de uma bateria

A garantia de fábrica de uma bateria é de um ano e meio, em média, mas ela pode durar até dois anos.

Algumas marcas de bateria recomendam que elas sejam trocadas a cada 50.000 km ou três anos de uso, o que vier antes – mas isso depende bastante da utilização do veículo. Um taxista pode ter que substituí-la antes, pois ele dá diversas partidas ao dia – e as partidas são as maiores consumidoras de bateria em um veículo.

Manutenção de uma bateria

A maioria das baterias atualmente não requerem manutenção, pois são seladas. Mas em carros que não tenham sido comprados recentemente, as baterias possuem uma tampa, onde se deve colocar água destilada a cada dois meses.

As novas, as que vêm seladas, têm um informativo visual, como se fosse um visor, que mostra se ela está carregada ou descarregada.

Os polos da bateria precisam ser limpados porque eles normalmente oxidam, para isso, é necessário que o polo seja desligado e seja passada uma escova de aço, no polo e no fio e depois se deve passar graxa, para evitar qye o vapor entre em contato com o oxigênio e cause novamente a oxidação.

Sinais de que a bateria do carro está com problemas

Alguns sintomas geralmente indicam quando a bateria está descarregada ou mesmo desgastada, um dos primeiros é ao dar a partida – uma partida mais lenta, com um som esforçado, por exemplo. Outro caso é quando o carro está andando em marcha lenta e o farol está amarelado. Quando a luz do painel acende, pode indicar que ela não está recebendo a energia do alternador, e não necessariamente que esteja ruim.

Carro parado pode danificar a bateria?

Sim. Apenas se o carro for novo ele pode ficar desligado por mais tempo – cera de um mês, sem que se tenha problemas para dar a partida depois desse tempo.

O uso do cabo de transferência para recuperar a bateria

Todo mundo conhece a famosa “chupeta”. Não há problema em utilizar o cabo de transferência para fazer essa recarga, desde que a chave do carro descarregado não esteja no contato.

Quando for preciso fazer o uso desse recurso, é importante lembrar que os cabos devem ser ligados corretamente, positivo com positivo e negativo com negativo.

Outro lembrete importante é de que é perigoso, uma vez que gera faíscas, por isso deve ser feito com bastante cuidado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.