Saúde visual – Dicas de Oftalmologistas para evitar problemas


Home  »  Saúde e bem-estar   »   Saúde visual – Dicas de Oftalmologistas para evitar problemas

Por que devemos preocupar com a saúde visual? Para muitos, os olhos não parecem ser um órgão que corre muito risco. Os oftalmologistas já afirmam: é errado pensar dessa maneira. Essa parte do corpo só ganha atenção quando enfermidades oportunistas e pontuais surgem rapidamente.

Conjuntivite, terçol, cisco ou uma irritação são algumas das enfermidades que costumam aparecer. E começar a se preocupar com os olhos só quando elas se apresentam é o maior erro dos brasileiros. Oftalmologistas deixam bem claro que nossos olhos merecem muita atenção, pois quando anomalias tradicionais como a miopia e a astigmatismo são descobertas precisamos cuidar bem dessas doenças para que não se transforme em algo mais sério.

Talvez a sua pergunta seja essa: como cuidar dos meus olhos? Simples! Abaixo selecionamos dicas para você cuidar da sua saúde visual com mais carinho. Vamos lá?

Saúde visual – Dicas de Oftalmologistas para evitar problemas
Com um exame oftalmológico completo você saberá a situação da sua saúde visual

Exame oftalmológico completo: o primeiro passo para cuidar da saúde visual

Mesmo acreditando que sua visão está boa ou que seus olhos estão saudáveis é obrigatoriedade visitar seu oftalmologista. É através de um exame completo que você saberá a real certeza da sua saúde visual. Problemas simples não requerem situações complicadas. Em muitos casos, enxergar melhor usando óculos ou lentes de contato podem ser a saída.

Somente o oftalmologista poderá fornecer as informações corretas e também te alertar de doenças que podem surgir. É importante destacar que algumas doenças oculares crônicas comuns como Retinopatia Diabética, Glaucoma e Degeneração Macular, normalmente não apresentam sintomas. E a única forma de detectar essas patologias em estágio inicial é realizando exames completos.

Blinde sua visão, alimentando-se corretamente

Aquela velha história que comer cenoura faz bem para a visão é verdadeira. É preciso apenas dá uma ajuda, optando por uma dieta rica em vegetais, onde acrescentar espinafre e couve se torna muito importante para a saúde dos seus olhos.

A couve e o espinafre possuem carotenóides, como Zeaxantina e Luteína, que desempenham um importante papel na visão. Esses elementos têm como função ajudar a diminuir a degeneração natural que vem com a idade e ainda ampliar o alcance visual.

Os especialistas confirmam que outros alimentos apresentam benefícios para a saúde visual. Na lista podemos encontrar o Ômega 3 e a gema do ovo. Este segundo alimento, desde que cozido, é rica em Luteína. Ficar longe do açúcar também será muito bom para os seus olhos.

Pare imediatamente de fumar

Problemas de saúde são consequências muito conhecidas do cigarro. Fumar é tão maléfico para os seus olhos quanto para o restante do corpo. De acordo com informações de estudos, o fumo é o responsável pelo o aumento do risco de desenvolver Degeneração Macular e Catarata. E as chances de desenvolver outras doenças são possíveis. E uma delas pode afetar o nervo ótico, proporcionando danos irreversíveis que podem levar à cegueira.

Lave sempre as mãos e higienize as lentes de contato adequadamente

Para evitar o risco de infecções, lave sempre suas mãos, principalmente antes de colocar e retirar as lentes de contato. Para higienizar as lentes de contato, primeiramente leia as instruções. Se desejar substituir esse produto fique atento ao prazo de validade. É importante ressaltar que infecções virais nos olhos pela falta de higiene podem comprometer sua córnea de forma irreversível.

Para lhe dar um empurrão básico e facilitar sua vida, confira nossa lista de oftalmologistas em Bom Jesus da Lapa e agende o quanto antes sua consulta. Para conferir essa lista, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.