Como e quando escolher o pediatra?


Home  »  Saúde e bem-estarDicas para contratação de profissionais   »   Como e quando escolher o pediatra?

Como e quando escolher o pediatra?

É importante buscar as melhores indicações na hora de escolher o pediatra para o seu filho. Estamos falando do médico especializado a cuidar da saúde de recém-nascidos, crianças e jovens com idade de até 16 anos, porém existem médicos pediatras que acompanham a saúde da pessoa em toda a vida.

Esse médico é responsável pela saúde e para prevenir doenças, além de acompanhar o desenvolvimento da criança. Nesse sentido é fundamental os pais e a família terem atenção em relação à saúde dos pequenos desde o nascimento.

Como e quando escolher o pediatra?

As necessidades deles são diferentes dos adultos e requer mais atenção, é importante encontrar um profissional de saúde com aptidão e atenção certa para atender as necessidades de jovens e crianças através de consultas, tratamentos e orientações que ajudarão na qualidade do sono, na alimentação e no bem-estar diário.

GUIA DE SAÚDE

Tenha acesso gratuito aos contatos de todas as Clínicas, Profissionais e Órgãos Municipais de Saúde de Bom Jesus da Lapa. Marque suas consultas e tire suas dúvidas pelo WhatsApp. Clique no botão abaixo e acesse o Guia de Saúde de Bom Jesus da Lapa.

Como escolher o pediatra?

Além de contar com a indicação dos sistemas de plano de saúde e de buscas em sites especializados, contar com a indicação de familiares, amigos e profissionais da área também é um caminho seguro.

Devemos lembrar que um médico especialista em uma área que já atende os pais pode indicar um médico pediatra para atender o filho do casal, por exemplo.

Porém, devemos considerar que escolher um bom pediatra é uma decisão importante para acompanhar a chegada do bebê, realizar as primeiras consultas, e apresentar as melhores orientações nos primeiros anos de vida, principalmente, antes dos sete anos.

Acompanhamento

Mesmo em situações positivas nas quais a criança não apresenta nenhuma doença, a presença do pediatra é fundamental acompanhar o desenvolvimento do filho.

Os primeiros passos

Dentre os primeiros passos para escolher o pediatra, o grande foco é pedir referências. As referências podem ser solicitadas aos amigos, parentes e outros profissionais de saúde.

No caso dos pais, é importante procurar a ajuda profissional de um médico pediatra logo com a chegada do bebê. Principalmente, o momento posterior ao nascimento os pais podem pedir orientações sobre usar ou não medicamentos, vacinas e antibióticos.

Contatos

É importante saber se o profissional disponibiliza contatos via telefone celular, telefone do consultório, whatsapp e demais canais de comunicação para manter em contato em casos de marcação e emergências.

Quando começar a escolher o pediatra?

Anteriormente, falamos que é bastante comum ao pais começar a escolher o pediatra logo depois do nascimento, porém é indicado que essa procura seja feita ainda no segundo trimestre da gravidez.

Escolher o médico nessa fase é importante para acompanhar todo o histórico desde os primeiros meses de gestação, os primeiros instantes de vida e todo os anos de crescimento.

Outros fatores que podem justificar a escolha do pediatra

Existem outros fatores que podem lhe ajudar a escolher o pediatra. Um dos principais fatores é verificar a localização geográfica do consultório em sua cidade ou em um bairro próximo. Outro fator é a acessibilidade como acesso à ônibus, metrô, uber, carro próprio e outras formas de transporte para chegar até o consultório.

Agenda e marcação

Para manter a criança sempre atendida é importante verificar a agenda do médico com antecedência. Principalmente, nos casos dos médicos bem recomendados, é importante marcar as consultas com antecedência pois trata-se de médicos com a agenda muito concorrida.

Conclusão

Neste artigo apresentamos os principais fatores para lhe ajudar a escolher o pediatra para atender o seu filho em diferentes situações e momentos.

O principal, é que a família se sinta confiante com a escolha certa, acreditando na competência do médico a favor da saúde. É fundamental manter o bem-estar e a saúde da criança e do jovem sempre em dia mantendo sempre os exames e precauções sempre em dia.

Você sabia que no Central da Lapa existe um Guia de Saúde com contatos de todas as clínicas e profissionais da saúde em Bom Jesus da Lapa?

O CENTRAL DA LAPA É PATROCINADO PELO GRUPO SEIXAS COSTA

Grupo Seixas Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.