Vida saudável na terceira idade


Home  »  Saúde e bem-estar   »   Vida saudável na terceira idade

Vida saudável na terceira idade

É possível ter vida saudável na terceira idade. Inicialmente, devemos lembrar  que a proporção de idosos que vivem no Brasil tem crescido nas últimas décadas e, há um bom tempo, o nosso país não é mais uma nação jovem.

É possível ter vida saudável na terceira idade
É possível ter vida saudável na terceira idade

Entre os anos 1970 e 1990, o nosso país era reconhecida em todo o mundo como uma nação jovem regada à rock nacional e pagode.

Porém, a quantidade de pessoas com idades entre 30 a 50 anos e, principalmente, que já passaram dos 60 anos de idade tem aumentado muito.

Tem sido cada vez mais fundamental buscar ter vida com saúde e bem-estar, tornando o idoso mais saudável e com bons hábitos.

GUIA DE SAÚDE

Tenha acesso gratuito aos contatos de todas as Clínicas, Profissionais e Órgãos Municipais de Saúde de Bom Jesus da Lapa. Marque suas consultas e tire suas dúvidas pelo WhatsApp. Clique no botão abaixo e acesse o Guia de Saúde de Bom Jesus da Lapa.

Vida saudável na terceira idade

Em grande parte, na terceira idade o indivíduo sente perda ou aumento do peso, enfraquecimento dos ossos, envelhecimento dos órgãos mais fundamentais e perda da disposição que costumava ter na juventude.

Porém, existem pessoas que chegam à terceira idade com vigor, frequentam o médico e a academia para ter mais disposição e o equilíbrio físico certo para o dia a dia.

A vida saudável na terceira idade é um desafio diário para a saúde física, mental e emocional do idoso
A vida saudável na terceira idade é um desafio diário para a saúde física, mental e emocional do idoso

Dicas para ter uma vida saudável na terceira idade

A seguir apresentamos dicas importantes para todo idoso seguir para ter uma vida melhor e mais saudável.

1 – Prática de esportes

Se o idoso pratica futebol ou basquete desde jovem, é indicado manter a prática desde que entre amigos e de forma regulada.

Os esportes mais indicados para a terceira idade ainda são a natação, o ciclismo e a caminhada, principalmente sob o sol para garantir a vitamina D.

2 – Vida social ativa

Ficar recluso em casa solitário ou somente com o parceiro ou parceira não é indicado. É indicado buscar ter amigos, se reunir com a família e participar de reuniões sociais em clubes.

3 – Atividades variadas

Na terceira idade é indicado cantar, dançar e praticar atividades variadas. Independente do estilo musical, é indicado ao idoso dançar e ouvir música como forma de manter uma dia a dia leve e divertido.

4 – Leitura

Ler muito é indicado para manter o cérebro em atividade, e a estimular a área intelectual, o que ajuda também a retardar o aparecimento de doenças neurológicas.

5 – Alimentação de qualidade

Manter uma alimentação saudável é primordial, dosando a quantidade de sal e de açúcar, e mantendo uma alimentação diária sem muita gordura.

6 – Beber água

Muitos idosos esquecem de beber água e outros tipos de líquidos, sendo fundamental esse hábito para a liberação de toxinas do organismo e para a hidratação.

7 – Ir ao médico

Realizar consultas periódicas é importante para monitorar a saúde e evitar problemas futuros. É indicado procurar por um geriatra para acompanhar a saúde como um todo.

8 – Boas companhias

É indicado ficar perto das pessoas que realmente ama, aproveitar a presença da esposa ou esposo, dos filhos e netos, valorizando os bons amigos e bons familiares.

9 – Ocupação

Se manter sempre ocupado é indicado para evitar o mau estar físico e mental. O idos precisa se sentir útil, mesmo que não possa voltar a trabalhar, mas sempre buscar algo para fazer.

10 – Não desista dos sonhos

Lembra da frase que diz que “sonhos não envelhecem”? Portanto busque sempre realizar os sonhos, seja na arte, nos negócios, na vida pessoal, há sempre um projeto a ser concluído.

Conclusão

A vida saudável na terceira idade é um desafio diário para a saúde física, mental e emocional do idoso. De todo modo é importante seguir as dicas acima e adicionar outras atitudes que sejam de fato positivas.

Você sabia que no Central da Lapa existe um Guia de Saúde com contatos de todas as clínicas e profissionais da saúde em Bom Jesus da Lapa?

O CENTRAL DA LAPA É PATROCINADO PELO GRUPO SEIXAS COSTA

Grupo Seixas Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.