Cuidado ao utilizar redes sociais: 10 coisas que nunca deveríamos publicar

É preciso ter cuidado ao utilizar redes sociais. Isso mesmo… As redes sociais causaram uma mudança radical na forma como as pessoas se relacionavam e se comportavam virtualmente. Antes de seu surgimento, havia mais “reservas” no ambiente virtual – você só saberia bastante sobre a vida de um desconhecido se ele lhe contasse.

Cuidado ao utilizar redes sociais: 10 coisas que nunca deveríamos publicar
Tenha cuidado ao utilizar redes sociais, especialmente em suas informações pessoais

Elas chegaram tímidas, mas com o passar do tempo começaram a se tornar uma extensão da vida de uma pessoa – quando não a parte principal. Há que não dê um passo sem avisar na rede social.

Elas se tornaram tão indiscretas que chegaram a ponto de interferir na vida profissional das pessoas e atualmente são, inclusive, ferramentas úteis a recrutadores, que têm em uma rede social, informações suficientes para ajudar a formar um perfil de um futuro candidato a emprego.

Usar as redes sociais com moderação é algo que poucos fazem ou que sabem fazer. Mas deve-se estar atento – e bem atento! – pois há coisas que não devem ser expostas e nem publicadas sem um mínimo de preocupação com o que elas podem causar.

Cuidado ao utilizar redes sociais: 10 coisas que nunca deveríamos publicar

1. Status de relacionamento

Por mais que você queira mostrar àquela colega invejosa do trabalho, que sim, você está namorando, por exemplo, não é muito conveniente expor esse tipo de coisa. Ter um status de relacionamento e de repente, se esse relacionamento acabar e você alterar para “solteira”, especuladores podem achar que você fica sozinha em casa, o que em dias como os atuais, pode ser um pouco perigoso.

2. Data de aniversário

“Ladrões de identidade” circulam aos montes pela internet. Basta uma informação pessoal sua, como a data de aniversário, para eles fazerem um link com o seu nome e já têm dados para aprofundar um pouco mais em uma pesquisa sobre você – podendo chegar a seus documentos, como RG e CPF e utilizá-los de forma criminosa.

3. Indicar a localização

Muito perigoso colocar essa informação, pois significa que você não está em casa, o que faz com que sua casa se torne alvo fácil caso alguém esteja cuidando esse movimento – sem querer assustar, mas é assim que assaltantes planejam assaltos. Outro motivo é porque não se pode negar o fato de que você pode parecer um alvo fácil e dessa forma, está dizendo exatamente onde podem lhe encontrar.

4. Jamais conte que está sozinho em casa

Controle-se ao ter vontade de contar cada passo seu na rede social. “Estou almoçando”, “Vou dormir”, “Chateado/a – sozinho em casa” – essa última é prato cheio caso alguma pessoa não bem intencionada esteja de olho em sua casa.

5. Expor imagens e nomes de crianças da família

Seja seus filhos, sobrinhos, primos etc. Nunca sabemos que acompanha nosso perfil em uma rede social e sabemos que, violência contra crianças é um fato real, presente no dia a dia, como a pedofilia, por exemplo. Caso queira que os familiares e talvez alguns amigos tenham acesso às imagens de seus filhos ou de outra criança de seu convívio, não tenha um perfil público ou faça uso de sua privacidade e as compartilhe somente com quem autorizar.

Cuidado ao utilizar redes sociais: 10 coisas que nunca deveríamos publicar
Tendo cuidado ao utilizar redes sociais você se livra das armadilhas de oportunistas

6. Inserir informações da empresa onde trabalha

Comentários sobre a rotina de trabalho de uma empresa ou sobre o seu funcionamento, e ainda sobre acontecimentos pontuais não devem ser colocados em sua rede social.

Isso pode, inclusive, trazer muita dor de cabeça, caso aconteça alguma coisa, como um assalto, por exemplo, sendo que há, na sua rede social, o horário em que não fica ninguém na empresa, ou o horário de bastante movimento – que é quando as pessoas se distraem mais, entre outros.

Mesmo a troca de mensagens com colegas de trabalho – reserve isso ao e-mail.

7. Conversas pessoais

A ideia das redes sociais é em ser um espaço para troca de experiências, informações, discussões, um espaço para debate de ideias e outras ações.

Por isso, evite conversas muito pessoais, evite falar que seu relacionamento vai mal, evite sugerir que vai dar o fora no namorado, evite falar mal do chefe e cuide muito com o hábito de “indiretas” – caso tenha algo a dizer para alguém, fale pessoalmente e diretamente.

8. Não compartilhe imagens ou conteúdos que agridam ou possam denegrir uma pessoa

Esse é um ponto bastante sério. Usar a imagens ou o nome de alguém para fazer piada ou para caluniar, pode dar processo por calúnia e difamação para você. Não ofenda alguém em redes sociais, mesmo que se sinta muito tentado a isso. jamais acuse sem provas, pois o prejudicado ali no momento, é a pessoa, mas no ambiente real, pode ser você.

9. Cuidado com as imagens postadas

Fotos sensuais, engraçadas ou flagras, podem acabar caindo nas mãos de seu chefe, de alunos, de colegas de trabalho ou de qualquer pessoa de seu convívio e isso não é legal. Determinadas situações não são bem vistas ou interpretadas, como você bêbeda/o, caído no chão, por exemplo. A boa reputação no ambiente virtual conta muito no meio empregatício.

10. Não exponha muitos detalhes de sua vida

Informações de acontecimentos da sua vida, como novas aquisições – um carro, uma casa, uma televisão ou qualquer outra coisa que garanta um status de “bem de vida”, bem como notícias sobre viagens ao exterior, promoção no trabalho, aumento salarial, por exemplo, geram, além de cobiça, informações para que alguém possa lhe aplicar algum golpe. A privacidade é a melhor coisa que existe em tempos de redes sociais, acredite!

Gosto da nossa publicação sobre ter cuidado ao utilizar redes sociais? Deixe seu comentário!

O CENTRAL DA LAPA É PATROCINADO PELO GRUPO SEIXAS COSTA

Grupo Seixas Costa

Seja um anunciante e atraia mais clientes para o seu negócio!

Contrate um dos nossos planos para personalizar o seu anúncio e atrair a atenção dos seus consumidores em Bom Jesus da Lapa.

Motivos para ser um anunciante:

Terá uma página personalizada

Ocupará as primeiras posições no site

Aparecerá nos anúncios gratuitos

Cadastraremos seu negócio no Google

Poderá ser encontrado nas pesquisas do Google

Dezenas de empresas e profissionais já estão anunciando!