Dicas para fazer um excelente currículo


Home  »  DicasEmpregos   »   Dicas para fazer um excelente currículo

Dicas para fazer um excelente currículo

Um excelente currículo é o cartão de visitas do candidato, mas é principalmente, a porta de entrada para um emprego. O currículo tem a função específica de ser a figura do profissional. O currículo tem que ser elaborado para que o recrutador o analise e tenha a certeza de que quer chamar aquele aquele profissional para a seleção.

Tarefa difícil? Nem tanto… basta que se saiba não deixar informações importantes de fora, bem como dosar as informações, sem exagerar na “propaganda pessoal”. Algumas sugestão são sempre bem-vindas, então acompanhe algumas dicas que podem ajudar a deixar o seu currículo no ponto. Lembrando sempre que ortografia e gramática têm que estar impecáveis.

Dicas para fazer um excelente currículo

Dicas para fazer um excelente currículo

Dados pessoais

Nome, data de nascimento. estado civil, endereço, cidade e contatos – telefone, e-mail e Linkedln, caso tenha, mas apenas essa rede social, que é um perfil profissional. Importante: não se coloca número de documentos.

Objetivo

Nesse campo, informa a sua área de atuação, de forma breve e clara.

Formação acadêmica

A formação é sempre colocada em ordem cronológica decrescente, ou seja, começando pela formação mais recente. Deve-se colocar a instituição, o curso e datas de início e término. Os cursos devem ser listados pela ordem de importância (mestrado, pós-graduação, graduação etc). Os cursos técnicos devem ser citados caso tenham relação com a vaga pretendida, ou se não possuir curso de graduação.

Experiência profissional

Cite a partir da ocupação mais recente: nome da empresa, cargo, período em que trabalhou na empresa e as funções, de forma resumida. Descreva as atividades desenvolvidas para deixar o recrutador a par do que você pode desenvolver.

Idiomas

Este é um ponto bastante importante, pois muitas vezes, tentando dar mais valor ao currículo, se coloca fluência em idiomas, quando na verdade não há. A dica de ouro é: coloque apenas o idioma e o nível de conhecimento real, principalmente se for necessário para o cargo, porque o candidato será testado para comprovar que realmente tem aquele conhecimento no idioma.

Informática e conhecimentos de internet

O mesmo que se falou em idiomas, vale aqui. É importante informar o nível real em conhecimento tanto de informática quanto de internet, pois o processo de seleção pode incluir testes.

Cursos

Normalmente temos uma grande listas de cursos, dos mais diversos – não que isso seja ruim, o ruim é listar todos no currículo. O que fazer então: listar apenas os que estão relacionados à área de interesse.

O que não fazer em um currículo

Tão importante quanto saber o que colocar é saber quais os erros que podem detonar uma boa apresentação, mas também pensamos nisso. Acompanhe.

Veja algumas dicas:

  • nada de currículo muito extenso, no máximo, duas páginas;
  • foto apenas se for exigência para a vaga – opte por uma 3 x 4, de boa qualidade e que tenha uma postura profissional;
  • não se prolongue sobre características pessoais, pois nem sempre elas são relevantes para o entrevistador;
  • não omita a idade, principalmente se tive próximo à casa dos 40 – ou ultrapassado. Lembre-se que se for adiante no processo de seleção, terá que apresentar documentos e isso criará uma situação muito embaraçosa.

Modelos de currículos

Quem nunca parou na frente do computador sem saber por onde começar a criar um currículo? Isso acontece com todo o mundo. Para ajudar, disponibilizamos neste link, um artigo do site Exame.com, onde há 12 modelos de currículos para download – uma ajuda e tanto, não?

Clique aqui:

12 modelos de currículo para baixar e preencher

Anteriormente havíamos falado sobre “Como montar um bom currículo mesmo com pouca experiência de trabalho“. Se você não leu o artigo, dê uma lida, é bem interessante. Para lê-lo, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.