Você sabia que fazer uso da função soneca do celular traz riscos à saúde? A opção, por mais que pareça inofensiva por proporcionar mais alguns minutos de sono, não é saudável.
SUMÁRIO
A função soneca do celular traz riscos à saúde
O famoso “só mais cinco minutinhos” faz parte das manhãs de muitas pessoas que fazem uso do botão soneca. Mas será que esse sono extra traz alguma vantagem?
Infelizmente, a resposta é não! Esse descanso não traz nenhum benefício para a saúde e nem entra para a conta de quantas horas de sono você teve naquele dia.
Ela pode, inclusive, impactar negativamente o resto do seu dia e atrapalhar a execução das suas atividades rotineiras.
GUIA DE SAÚDE
Tenha acesso gratuito aos contatos de todas as Clínicas, Profissionais e Órgãos Municipais de Saúde de Bom Jesus da Lapa. Marque suas consultas e tire suas dúvidas pelo WhatsApp. Clique no botão abaixo e acesse o Guia de Saúde de Bom Jesus da Lapa.
Por que a função soneca do celular traz riscos à saúde?
Quando você adia a hora de levantar, fazendo uso da função soneca do celular, o despertar se torna ainda mais difícil, pois caso venha a dormir novamente, o seu cérebro entrará na primeira fase do sono, que é o pior momento para ser acordado.
Estudos já demonstraram que, ao optarem por mais cinco ou dez minutos de sono após o despertador tocar, as pessoas podem sofrer com efeitos negativos, como a “inércia do sono”.
A inércia do sono é um estado de sonolência e desorientação, muito comum quando as pessoas são acordadas abruptamente de um sono profundo.
Além disso, enquanto dormimos, o organismo reduz a produção de melatonina e aumenta a de cortisol, hormônios fundamentais na regulação do sono, por isso com o uso da função soneca prejudicamos esse processo e a nossa saúde, pois alteramos o nosso relógio biológico.
Portanto, se você opta pelos cinco ou dez minutos a mais de sono, talvez esteja na hora de você mudar de hábito.
Como a inércia do sono afeta a produtividade?
A inércia do sono pode levar de duas a quatro horas para encerrar de fato e por mais que você tente praticar atividades que te desperte, elas parecem não diminuir a sonolência e desorientação, pois nosso cérebro só trabalha no seu próprio tempo.
A função soneca do celular fragmenta o sono adicional, que acaba por ser de pouca qualidade, e estimula o corpo a começar um novo ciclo do sono sem tempo suficiente para ser completado, nos ocasionando lentidão cognitiva motora, além de afetar a capacidade de tomar decisões e a memória.
Você não está descansando mais
Ao colocar o despertador para acordar às 7h e levantar uma hora depois não significa que descansamos nesse período, já que ficamos numa espécie de limbo, sem dormir nem acordar direito.
E quanto mais você passar pelo processo de “dorme-acorda”, maiores as chances de acordar se sentindo mais cansado e até mentalmente confuso, já que dá sinais para o corpo de que pode iniciar um novo ciclo de sono quando isso não é verdade.
Além de não descansar a mais você também está aumentando a tensão e o estresse nas manhãs, com mais chances de se atrasar ao demorar para pensar na roupa que vai vestir ou na arrumação da bolsa, por exemplo.
Afinal, qual é a recomendação?
Provavelmente é melhor definir seu alarme para um horário específico e, em seguida, levantar-se quando ele tocar.
A recomendação é a seguinte: tenha uma noite de sono completa e ininterrupta. Por mais difícil que seja, levante no primeiro sinal do despertador. Mais vale tirar um cochilo rápido de 10 ou 15 minutos na metade do dia do que usar a função soneca do celular.
Se você estiver constantemente cansado de manhã, consulte um especialista em sono para descobrir o motivo.
Você sabia que no Central da Lapa existe um Guia de Saúde com contatos de todas as clínicas e profissionais da saúde em Bom Jesus da Lapa?
O CENTRAL DA LAPA É PATROCINADO PELO GRUPO SEIXAS COSTA