Posso pintar a casa em dia de chuva?


Home  »  Dicas sobre Construção e Reforma   »   Posso pintar a casa em dia de chuva?

Posso pintar a casa em dia de chuva?

Pintar a casa em dia de chuva não é uma boa ideia, mas é possível! Não importa que tenha que esperar um pouco mais para finalizar a pintura, pois o bom resultado dependerá também das condições em que a tina seca, por isso, se puder evite pintar a casa em dia de chuva.

Evite pintar a casa em dia de chuva

Posso pintar a casa em dia de chuva?
Evite pintar a casa em dia de chuva

Se você está precisando renovar as cores urgentemente, considere que um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso da pintura é a umidade do ambiente.

O ideal é esperar até o período de chuvas passar, porque o clima pode interferir na pintura mesmo nos ambientes internos, afinal o frio retarda a secagem dos produtos.

Em locais fechados como sala, quarto e cozinha, a chuva pode fazer com que a alta umidade relativa do ar retarde a secagem da tinta.

O recomendado é aplicar a tinta quando a umidade relativa do ar for inferior a 90% e a temperatura entre 10ºC e 40ºC.

Cuidados com a área externa

Já na área externa, os cuidados devem ser redobrados, porque se acontecer o contato com a água nos primeiros dias após a realização da pintura, poderão aparecer manchas nas superfícies.

Outro cuidado com a parte externa é de não expor a região pintada a nenhum atrito ou limpeza por 20 dias.

Tomando o cuidado de não pintar durante os dias chuvosos, a região ficará com a cor viva e sem manchas!

É possível pintar a casa em dia de chuva?

Independentemente de pensarmos na chuva ou no sol, algo que é ainda mais importante é a temperatura! Sendo assim, o ideal é antes de analisar a questão da chuva ou do sol, verificar a temperatura ambiente.

Recomenda-se não pintar nenhum ambiente, seja ele interno ou externo, se a temperatura local estiver abaixo de 10 graus, por exemplo.

Se for possível evitar pintar a casa em dia de chuva, é melhor. Porém, caso chova, se a parede não for a externa, não haverá maiores problemas.

evite pintar a casa em dia de chuva
Para pintar a casa em dia de chuva verifique a temperatura ambiente

Evite pintar o local, em situações como:

Umidade relativa do ar superior a 85%;
Temperaturas abaixo de 10º ou acima de 40º.

Atente-se à previsão do tempo

Como nem sempre você terá em mãos um medidor de temperatura, deve ficar de olho na previsão do tempo e no clima, seja vendo pela TV ou pesquisando pela internet, é essencial.

Você pode ter acesso à previsão do tempo em site que trazem as informações assertivas em tempo real. Confira:

Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos;
Climatempo;
Windy;
TempoAgora.

Você pode decidir se vai pintar a casa em dia de chuva, não há impedimento. Porém, ao pintar a casa em dia de chuva é comum que a tinta demore mais a secar. Sendo assim, fique atento!

Dicas para pintura de ambientes mesmo com o tempo nublado

Há algumas dicas e recomendações que poderão potencializar a pintura dos ambientes internos. Confira a seguir:

  • Para fazer a pintura das paredes externas, prefira sempre dias de sol ou sem previsão de chuva;
  • Escolha preferencialmente o período da manhã para a pintura;
  • Se durante a pintura da parede externa, ocorrer a chuva, cubra com uma lona para que a chuva não caia diretamente sobre a tinta;
  • No caso de aplicar a massa corrida para preparar a parede externa para a pintura, analise se a umidade do ar está alta. Se a resposta for sim, ao preparar a massa, use menos água, deixando-a mais consistente.

Produtos que promovem melhor resultado para a pintura

Para obter o melhor resultado na pintura, mesmo em dias úmidos e chuvosos, é importante ter o cuidado de escolher um produto de boa qualidade e específico para tal finalidade.

Isso certamente irá influenciar de forma positiva no resultado final, otimizando todo o processo.

Para dias frios ou úmidos, o ideal é investir em primers e tintas que funcionem bem nessas condições. Fale com um especialista que poderá te ajudar a compreender melhor.

Evite os produtos à base de solventes, preferindo primers à base de látex e tintas resistentes ao bolor. Quando trabalhamos com produtos à base de água, a secagem é mais rápida, pois as tintas à base de solventes têm uma evaporação mais lenta.

pintando a casa em dia de chuva
Ao pintar a casa em dia de chuva é comum que a tinta demore mais a secar

E se aparecer problemas na pintura?

Se não seguir à risca as recomendações presentes na embalagem do produto podem sim aparecer problemas ao pintar a casa em dias frios ou úmidos: manchas, bolhas e mofo. O que fazer:

  • Manchas na parede

Lave a parede com bastante água para retirar os produtos solúveis da tinta. Faça a lavagem em até dois dias após a chuva, pois depois deste período é difícil retirar manchas.

  • Surgimento de bolhas

Raspe a área danificada com uma espátula ou escova de aço e lixe. Retire o pó e aplique um preparador de fundos para evitar o surgimento de infiltrações. Quando secar, aplique massa e depois, tinta.

  • Contaminação por mofo ou fungos

Lave a área com água e água sanitária e esfregue a região com escova de nylon. Se a limpeza não foi suficiente, lixar a área contaminada e repintar.

GUIA DE CONSTRUÇÃO E REFORMA

Tenha acesso gratuito aos contatos de empresas e profissionais da área de construção e reforma, como pedreiros, eletricistas, pintores, e outros. Clique no botão abaixo e acesse a lista mais completa dessa área em Bom Jesus da Lapa.

O CENTRAL DA LAPA É PATROCINADO PELO GRUPO SEIXAS COSTA

Grupo Seixas Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.