Novela Velho Chico Bom Jesus da Lapa
No dia 13/02/16 a Globo passou a divulgar o primeiro teaser da novela Velho Chico, meio que sem compromisso, para criar apenas a expectativa de uma novela que traria o que seria o novo romance da novela das nove. O protagonista desse vídeo é o cantor e compositor Xangai. Em 14 de março de 2016 a novela começa a ser transmitida.
Novela Velho Chico em Bom Jesus da Lapa
A Novela Velho Chico, de autoria de Edmara Barbosa e Bruno Barbosa, com supervisão de Benedito Rui Barbosa e direção de Luiz Fernando Carvalho, ocupou o horário nobre da Globo em 14/03/2016, com gravações em São Francisco do Conde, Paulo Afonso, Salvador, e outras cidades da Bahia, Alagoas e Pernambuco.
O que você verá a seguir é histórico de tudo o que ocorreu nos bastidores, antes da novela ser televisionada, em memória ao contexto dessa novela em Bom Jesus da Lapa, visto que era uma das cidades que teria gravações, mas que não acabou não acontecendo.
Portanto, o que verá a seguir, quando se tratar do que aconteceu de fato na novela televisionada, pode haver discrepância entre o que estava previsto e o que de fato aconteceu.
Primeira Matéria sobre a Novela Velho Chico no Central da Lapa
O Central da Lapa foi o primeiro seite a divulgar a possibilidade de gravações da Novela Velho Chico em Bom Jesus da Lapa, sendo que na época foi algo realmente notório. Muitas pessoas queriam saber detalhes da novela, especialmente sobre a possibilidade de atuar como figurante. A seguir, veja na íntegra como foi a matéria:
Finalmente! A novela Velho Chico, de autoria de Edmara Barbosa e Bruno Barbosa, com supervisão de Benedito Rui Barbosa, já tem previsão para ir ao ar no segundo semestre de 2016, ocupando o horário das 18 horas, e terá gravações em Bom Jesus da Lapa, mas também, segundo a própria autora, nas cidades de Xingó, Piaçabuçu, Penedo, Petrolina, São Roque de Minas, Barra, Chapada Diamantina, entre outros.
A ideia inicial era de que a novela Velho Chico fosse rodada em cidades como Bom Jesus da Lapa, Juazeiro e Petrolina, que estão às margens do Rio São Francisco. A boa notícia é que a ideia está sendo mantida pelos autores e irá abordar como assuntos: o modo de viver da população regional, a cultura do campo, bem como situações e elementos polêmicos como, por exemplo, a transposição do Rio São Francisco, tema que estimula debates e discussões a nível nacional.
“Nossa ideia, desde o princípio, era retratar esse rio como um todo e como ele percorre quase três mil quilômetros, vários biomas e várias culturas”. Afirma a autora, em mensagem ao Central da Lapa.
Em meados de 2011 para 2012 circulou intensamente a notícia de que o autor Benedito Rui Barbosa iria colocar em prática a produção da Novela Velho Chico e que Bom Jesus da Lapa seria a base para as gravações da novela.
Existiam alguns obstáculos a serem superados como a falta de infraestrutura da cidade, principalmente de um aeroporto decente para receber toda a movimentação de artistas e da produção da novela. Mas a novela foi vetada pela Rede Globo em razão de que a novela destinava-se a um contexto excessivamente relacionado com a política, portanto deveria ser revisado talvez para uma outra oportunidade de exibição.
A Novela VELHO CHICO está sendo escrita por Edmara Barbosa (Filha de Benedito Rui Barbosa), e por Bruno Barbosa (filho de Edmara Barbosa e neto de Benedito), e tem supervisão de Benedito Ruy Barbosa. A direção será de Rogério Gomes, o Papinha.
Essa novela tornou-se um desafio para a autora, que não desistiu e nesse meio tempo veio visitando algumas cidades ribeirinhas e colhendo informações necessárias para escrever a novela. Após praticamente cair no esquecimento do povo, a sinopse da novela foi novamente apresentada à emissora e desta vez foi aceita!
O cenário atual favorece a exibição da Novela Velho Chico em Bom Jesus da Lapa
Os ventos estão soprando a favor do autor, que está com sua novela “O Rei do Gado” sendo reprisada em “Vale a Pena Ver de Novo” da Rede Globo e rendendo uma média de 17 pontos, o que corresponde a mais audiência que todas as suas concorrentes juntas. O povo passou a voltar a ligar a televisão à tarde para assistir uma das melhores novelas já exibidas pela emissora.
Além disso, o cenário atual relacionado com a escassez de água, poluição e transposição do Rio São Francisco, que é tema polêmico discutido a nível nacional, favorece o sucesso e aceitação do público. O autor já conhecido por gostar de escrever novelas que tenham relação com o meio ambiente e, portanto, tem tudo para acertar em cheio nessa produção.
A Novela Velho Chico terá várias locações em toda a região do Vale do São Francisco. A ideia central da autora é questionar o avanço da humanidade tanto do ponto de vista social como ambiental.
“Estivemos viajando por dez dias por toda a extensão do rio, do médio ao baixo, fazendo pesquisas para a novela. Passamos por várias cidades, e estivemos no comitê discutindo o problema da conservação e da revitalização do rio.” Afirma a autora, em mensagem ao Central da Lapa”.
A cidade Barra tem sido bem explorada pela equipe, até por apresentar arquitetura inspiradora e também porque é lá o encontro do Rio Grande com o Rio São Francisco, que poderia ser utilizada em muitas cenas na novela Velho Chico. A cidade de Parantiga também já recebeu a visita dos autores e parece ser o encanto da autora.
Quais atores estão na lista dos favoritos do autor?
Desde o princípio o ator Eriberto Leão foi cotado como protagonista, uma vez que encantou o autor com sua performance em “Cabocla”, que condiz exatamente com o que seria seu personagem na novela Velho Chico, representando o povo ribeirinho. Porém, segundo a autora, não existe nenhum ator já certo para a novela.
Boatos na internet indicam que Vanessa Giácomo, Paula Barbosa, que é neta de (Benedito Rui Barbosa), e Irandhir Santos podem compor o elenco da novela. Mas, segundo a própria autora da novela, Edmara Barbosa, em uma mensagem enviada ao Central da Lapa, Paula Barbosa e Irandhir Santos estarão em outro projeto que o pai, Benedito e o sobrinho, Marcos, estão escrevendo. Portanto, a participação de Paula e Irandhir são apenas boatos.
Quando vai ser exibida a novela Velho Chico em Bom Jesus da Lapa?
Tem muito chão pela frente, mas tudo indica que a Novela Velho Chico em Bom Jesus da Lapa está fluindo bem para a sua exibição, que já tem previsão de início para o segundo semestre do ano de 2016, após a novela Trem Bom, de Maurício Gybosk.
Para você entender melhor, começou recentemente a novela das 18h, “Sete Vidas”. Após essa novela virá “Encontro Marcado”, trama espírita escrita por Elizabeth Jhin, prevista para começar em junho ou julho deste ano. E, por último, virá a Novela “Trem Bom”, prevista para começar no início de 2016.
Reunião em Bom Jesus da Lapa para tratar da novela Velho Chico
No dia 16 de março de 2015 foi realizada uma reunião na Câmara Consultiva do Médio São Francisco (CBHSF), em Bom Jesus da Lapa, para falar sobre a Novela Velho Chico. Nessa reunião estavam presentes os roteiristas Edmara Barbosa e Bruno Barbosa Luperi, que apresentaram aos representantes da comunidade o projeto da novela.
Claudio Pereira, coordenador do CBHSF, que também estava presente, apontou o Valor do projeto e também o fato da Câmara ter sido convocada para falar sobre a iniciativa.
“A novela pertence a cultura de nosso país e influencia enfaticamente a vida das pessoas. Realmente é uma excelente maneira de informar mais a sociedade em relação a realidade do rio e também suas demandas”. Disse Claudio Pereira.
Reunião no Projeto Formoso para colher mais informações
Os autores da Novela Velho Chico também estiveram presentes no Projeto Formoso para colher informações sobre a história do projeto. Na oportunidade, apresentaram a sinopse da novela aos que ali estava presentes. Em contato com a Rita de Cássia, proprietária da Ritart e moradora do projeto, a reunião foi muito boa.
“Eles vieram aqui no Projeto Formoso, no lote de Elisabete Vellini, onde estavam os primeiros moradores do Projeto Formoso, os senhores Jason e Domingos. Estavam presentes também o gerente do distrito, Cássia Jeane e o presidente da Associação Frutas Oeste. Apresentei os meus produtos, o artesanato e o licor, que foram um sucesso. Eles ouviram a História do projeto. Foi uma ótima reunião.” Afirma Ria de Cássia.
Almoço no Canoas Restaurante e Bar
Estavam presentes no Canoas Restaurante Bar a autora da novela Velho Chico, Edmara Barbosa e seu filho, Bruno Barbosa, o ator Laércio Fonseca, além de outras pessoas que podem estar envolvidas na produção, como o decorador Pericles Itamar e Paulo Auraújo (Morão Di Privintina), cantor e compositor lapense.
Segundo boatos, Itamar teria alguma participação como roteirista, auxiliando a produção no que diz respeito aos locais de gravação. Vale ressaltar que um dos maiores escritores, conhecedor das histórias de Bom Jesus da Lapa, o que justifica os boatos. Em relação ao Paulo, este poderia ter espaço na questão da trilha sonora da novela Velho Chico, como a abertura, por exemplo. Afinal, trata-se de um dos maiores cantores de Bom Jesus da Lapa.
Curiosidades: Filme Espelho D’Água em Bom Jesus da Lapa
Praticamente todos os moradores de Bom Jesus da Lapa sabem que já foi rodado um filme na Capital da Baiana da Fé há alguns anos, cujo ator Fábio Assunção era o protagonista. Esse filme foi “Espelho D’Água” e foi parcialmente gravado na cidade.
Para saber um pouco mais sobre a história desse filme, confira o artigo de Irineu Magalhães, bem completo com diversas observações dele. Vale a pena ler. Confira o trailer do filme:
Sinopse da Novela Velho Chico
A novela Velho Chico será ambientada na cidade fictícia de Grotas, vizinha à cidade de Bom Jesus da Lapa, e se dividirá em três fases, tendo como principal tema a transposição do Rio São Francisco e um romance proibido envolvendo famílias rivais.
A primeira fase da Novela Velho Chico se dá na década de 70, quando a Usina Hidrelétrica de Sobradinho é construída e desapropria muitos moradores das cidades do entorno dessa obra. Quem poderia fazer algo contra a construção da usina, é o Jacinto (Tarcísio Meira), um coronel que comanda Grotas, nada fez pois seria o maior beneficiado, lucrando com a construção em suas terras.
A segunda fase da Novela Velho Chico se passa no final da década de 80. O Coronel Jacinto entra com conflito com o próprio filho, Afrânio Vilela (Rodrigo Santoro), pois este tem ideais contrários aos do pai.
É justamente nesta fase da novela que se dá a sucessão do pai (o coronel Jacinto) pelo seu filho, este passando a cuidar dos negócios do pai, em razão da idade avançada. Afrânio (Rodrigo Santoro) casa-se com Iolanda (Carol Castro). Dessa relação nasce Raul (Pablo Morais) e Maria Tereza (Júlia Dalavia).
Maria Tereza se apaixona por Santo (Renato Góes), irmão de Bento (Irandhir Santos). Santo é filho de um inimigo de seu pai, que é justamente a família que agita as manifestações em prol do Velho Chico, configurando, portanto, um romance proibido, pois ambas as famílias são contra o relacionamento dos dois.
Já a terceira fase da Novela Velho Chico se passa nos dias atuais, com Afrânio (Antônio Fagundes), corrompendo-se pela política (afinal se transformou no maior apoiador da transposição do Rio São Francisco) e entrando em conflito com seus dois filhos, Raul (Marcos Palmeira) e Maria Tereza (Camila Pitanga).
Afrânio e Iolanda (Christiane Torloni) tem em Raul um grande problema, pois ele é universitário, estudado, e tem ideais bem diferentes do pai, sendo contra a transposição do Rio São Francisco, defendendo causas ambientais. Maria Tereza, acabou casando-se com Carlos Eduardo (Marcelo Serrado), e dessa relação nasceu o jovem Miguel (Gabriel Leone).
Santo, por sua vez, nunca aceitou o fim da relacionamento com Maria Tereza e não vai desistir de seduzi-la, mesmo casada com Carlos Eduardo. Santo será o vilão da Novela.
Na fala da autora, Edmara Barbosa:
“Uma família de latifundiários que lida com suas terras e com o rio da maneira tradicional, e outra que se opõe a esse modo de lidar com a terra e com a água, que busca, contra a vontade do coronel, encontrar o equilíbrio entre o homem, a natureza e a forma de produção. Os filhos dessas duas famílias se apaixonam, desencadeando uma verdadeira guerra entre as duas famílias rivais.”
Em entrevista à NTV, a autora falou da complexidade da Novela Velho Chico e da importância da cultura do povo ribeirinho ser bem retratada:
“Cada lugar que ele passa tem uma história, uma cultura diferente. Daí nosso trabalho de pesquisa ser extenso. Queremos apresentá-lo aos brasileiros, falar de sua importância e fazer o rio navegar dentro do telespectador”.
A Globo está com uma novidade para esta novela Velho Chico: Reduzir as invencionices e se aproximar o máximo possível de “Rei do Gado”. O diretor da Novela, Luiz Fernando Carvalho, foi orientado a não ousar tanto como em “Hoje é Dia de Maria” e “Meu Pedacinho de Chão”.
Não deixe de ler nossa matéria especial sobre os personagens da Novela Velho Chico e saber um pouco mais sobre o enredo.
Personagens da Novela Velho Chico
Para você que quer saber um pouco mais sobre os personagens da novela Velho Chico, como estava previsto e comparar com o que de fato prevaleceu, confira a seguir:
Jacinto Saruê Vilela (Tarcísio Meira)
Tarcísio Meira em Velho Chico interpretará o personagem Jacinto, um poderoso coronel que, no ano de 1968, permite a construção da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, desapropriando muitos moradores das cidades do entorno dessa obra.
Quem poderia fazer algo contra a construção da usina, é justamente esse coronel que comanda Grotas, mas nada fez porque seria o maior beneficiado, lucrando com a construção em suas terras.
Afrânio Vilela (Rodrigo Santoro)
Rodrigo Santoro participará dos 18 primeiros capítulos da novela Velho Chico, que correspondem à primeira fase, e seu personagem será o Afrânio Vilela, filho de um poderoso coronel da cidade fictícia de Grotas que autorizou a construção da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, inundando as cidades vizinhas e desapropriando os ribeirinhos que moravam na região.
Afrânio Vilela (Rodrigo Santoro) vive em Salvador. Não concorda com as atitudes do pai e entra em conflito com o mesmo, na primeira fase, por questões ambientais. Após a morte do pai o filho retorna à cidade de Grotas para tomar conta dos negócios do pai.
Iolanda (Carol Castro)
Carol Castro interpretará a personagem Iolanda na primeira fase da novela, fazendo par com o Afrânio Vilela, personagem de Rodrigo Santoro, na primeira fase.
Já na segunda fase, a atriz Christiane Torloni interpretará a personagem e fará par romântico com o ator Antônio Fagundes, que substitui Rodrigo Santoro. Iolanda é uma espanhola que trabalhava como dançarina e cantora, mas acabou se tornando a matriarca da família principal.
Leonor (Marina Nery)
Marina Nery interpretará Leonor, uma moça que na primeira fase da novela será seduzida por Afrânio Vilela (Rodrigo Santoro). O pai da moça tentará obrigar Afrânio a casar-se com ela, mas este é apaixonado por uma espanhola, a Iolanda.
As primeiras cenas da novela já estão sendo gravadas numa fazenda em Baraúna, e sites confiáveis afirmam que houve a cena do “casamento no facão” entre os personagens.
(Santo) Renato Góes
Renato Góes, namorado da atriz Tatá Werneck, participará da primeira fase da novela e seu personagem será o “Santo“, posteriormente substituído pelo ator Domingos Montagner, na segunda fase. Ele será irmão de Bento (Irandhir Santos). Santo é filho de um inimigo de Afrânio Vilela, e é Santo que, juntamente com sua família, agita as manifestações em prol do Velho Chico.
Ele se apaixona por Maria Tereza, mas seu romance não é aceito por ambas famílias. Seu o rival do personagem Carlos Eduardo, do ator Marcelo Serrado, que se casa com Maria Tereza, na segunda fase.
(Raul) Pablo Morais
O ator fará o papel do personagem Raul, filho de Afrânio Vilela. Será um jovem estudante que não concorda com as atitudes do pai. Quem será o personagem Raul mais velho é o ator Marcos Palmeira!
(Maria Tereza) Julia Dalavia
A atriz interpretará a personagem Maria Tereza, que se apaixonará por Santo (Renato Góes) filho do capataz que trabalha para o seu pai. O romance será proibido tanto pelas diferenças entre classes sociais quanto pelo fato do capataz ter declarar inimizade ao seu pai por causa da transposição do Rio São Francisco. O capataz, pai de seu namorado, lidera protestos em defesa da sustentabilidade, preocupando-se com a sobrevivência dos ribeirinhos que vivem na região.
Capitão Rosa (Rodrigo Lombardi)
O personagem de Rodrigo Lombardi será um fazendeiro progressista que, segundo boatos, será assassinado ainda na primeira fase da novela. Sua participação está prevista apenas para os 18 primeiros capítulos. O personagem Santo, embora filho de Belmiro (Chico Diaz), será criado pelo Capitão Rosa, que por sua vez é rival de Afrânio. É por isso que Afrânio não concordará com o romance de Maria Tereza com Santo.
Fabíula Nascimento
A personagem de Fabíula Nascimento fará par romântico com o personagem de Rodrigo Lombardi. Pouco se sabe sobre a importância do seu papel na novela.
Chico Diaz
Chico Diaz interpretará Belmiro, que fará par com a personagem Piedade, interpretada por Cyria Coentro. Eles serão os pais dos personagens Bento e Santo.
(Afrânio) Antônio Fagundes
Antônio Fagundes interpreta o personagem Afrânio Vilela, em que é o filho e sucessor do coronel que autorizou a construção da usina hidrelétrica (Tarcísio Meira). Ele entra na segunda fase da novela, casado com Iolanda (Christiane Torloni) dessa vez sucedendo o pai no negócios da família. Inicialmente com bons ideais, Afrânio se corrompe pela política, tomando decisões contrárias à vontade da população. A segunda fase encerra com a população contra Afrânio.
Na terceira fase da novela ele passa a entrar em conflito com seu casal de filhos, Raul e Maria Tereza, o rapaz por defender causas ambientais, como a não transposição do Rio São Francisco, e a moça por ter engatado um romance com filho de seu rival, um capataz. Ele ficaria contra o romance porque além do rapaz ser pobre, a família deste lhe declarou inimizade por causa da transposição do Rio São Francisco.
Maria Tereza (Camila Pitanga)
Camila Pitanga vai interpretar a filha de Afrânio Vilela (Antônio Fagundes). Como a família foi contra seu romance com Santo, Maria Tereza acabou casando-se com Carlos Eduardo (Marcelo Serrado). Porém, Santo (Domingos Montagner) nunca desistiu dela. Ela tentará seduzi-la mesmo estando casada, o que acaba por desencadear uma rivalidade com Carlos Eduardo.
Carlos Eduardo (Marcelo Serrado)
Marcelo Serrado fará par com Camila Pitanga e terá como rival o personagem “Santo”, interpretado por Domingos Montagner. O nome do personagem de Marcelo será Carlos Eduardo, que se casará com Maria Tereza (Camila Pitanga), que por sua vez já teve romance com Santo, mas a família impediu o relacionamento. Sua rivalidade com Santo é porque o mesmo ainda não aceitou o fim do relacionamento e vive tentando seduzir sua esposa.
(Santo) Domingos Montagner
O ator será o grande vilão da novela na segunda fase. Seu personagem será o “Santo” e rivalizará com o personagem “Carlos Eduardo”, do ator Marcelo Serrado. Santo teve um romance com Maria Tereza (Camila Pitanga), mas as famílias de ambos não aceitavam, caracterizando um romance proibido. Posteriormente Maria Tereza casou-se com Carlos Eduardo, o que desencadeou uma rivalidade entre os dois.
Professora Beatriz (Dira Paes)
Dirá Paes interpretará Beatriz, uma personagem clássica nas novelas de Benedito Ruy Barbosa, que é a professora. Por enquanto, nada mais se sabe sobre o seu personagem.
Raul (Marcos Palmeira)
Marcos Palmeira, interpretando o personagem Raul, começará na fase em que entra em conflito com seu pai por causa da transposição do Rio São Francisco, defendendo causas ambientais, pois Raul é contra e o pai é quem se posiciona a favor da Transposição.
Bento (Irandhir Santos)
O ator Irandhir Santo interpretará o personagem Bento, irmão do personagem do ator Domingos Montagner. Vale ressaltar que Irandhir é mais um ator que desfalca o elenco de “Sagrada Família para integrar o elenco de “Velho Chico”.
Sobre os atores como Paula Barbosa e outros, não há informações. Estaremos sempre atualizando esta matéria para melhor organização das informações sobre os personagens da Novela Velho Chico. Volte sempre para conferir as novidades.
Essas informações foram obtidas em 08 de janeiro de 2016.
A Globo buscou novos talentos para a Novela Velho Chico
Houve uma corrida há pouco tempo atrás para a Globo contratar novos talentos para fechar o elenco principal da novela, mas também, especialmente, definir os que vão representar o povo ribeirinho, artistas, enfim, os que irão representar a cultura complexa que envolve toda a extensão do rio São Francisco. Enquanto procuravam pelos locais de gravação, a produção da novela buscou novos talentos…
O produtor de elenco responsável por essa seleção de perfis nordestinos é o Luiz Antônio Rocha que, em uma publicação em seu perfil, disponibilizou as informações necessários para os interessados se inscrever para participar da novela. Sobre o assunto, o próprio diretor da novela, Luiz Fernando Carvalho afirmou:
“Conheço bem a região do São Francisco, que atravessa tantos estados e por isso é chamado de rio da integração nacional. Então, no meu modo de sentir, a busca por novos talentos em toda esta região é inevitável”.
As gravações de cenas da Novela Velho Chico estão a todo vapor
Os técnicos da Globo já concluíram a fase de busca de locais de gravação, e as gravações de cenas já começaram na primeira semana de janeiro de 2016. As cidades bases para as gravações são São Francisco do Conde, Paulo Afonso, Salvador, Juazeiro, dentre outras, podendo inclusive surgir novos talentos dessas cidades para o elenco da Novela, principalmente paras as gravações de cenas externas.
Como a novela Velho Chico previa inicialmente 155 capítulos, por tratar-se de novela das 18h, os autores tiveram que reescrever os primeiros capítulos que já haviam sido feitos, bem como esticar a história para aproximadamente 180 capítulos, ou o necessário até findar as eleições 2016, motivo pelo qual a Novela Sagrada Família foi adiada.
A Globo trabalhou nos seus estúdios para montar uma réplica de parte do Rio São Francisco, embora não se sabe ainda que parte foi essa. Tal proeza já foi realizada na época das gravações de Além do Horizonte, quando tiveram que replicar uma parte do Rio Amazonas e deu certo. Serão replicados também cenários referentes às cidades ribeirinhas, dentro do PROJAC.
Em entrevista à NTV, a autora se mostrou feliz com a mudança das 18h para às 21h:
“Acredito que foi uma mudança positiva. É uma história densa. Fala de brigas de família, mortes. Se ela fosse ao ar às seis, teríamos de aliviar um pouco a mão. Também acredito que o fato de a segunda reprise de O Rei do Gado ter feito tanto sucesso tenha pesado na decisão”.
O cantor Caetano Veloso foi o escolhido para cantar o tema de abertura da novela. A canção será original, ainda sem nome definido, mas o cantor já se apresentou no estúdio para gravação e pode já ter concluído esse trabalho.
Novela Velho Chico Bom Jesus da Lapa
Em meados de 2011 para 2012 circulou intensamente a notícia de que o autor Benedito Rui Barbosa iria colocar em prática a produção da Novela Velho Chico e que Bom Jesus da Lapa seria a base para as gravações da novela, mas a novela foi vetada pela Rede Globo em razão de que a novela destinava-se a um contexto excessivamente relacionado com a política, portanto deveria ser revisado talvez para uma outra oportunidade de exibição.
Mas depois de tanta espera finalmente poderia acontecer esse marco histórico: uma novela em Bom Jesus da Lapa, Capital Baiana da Fé. Em março de 2015 os autores estiveram em Bom Jesus da Lapa participando de uma reunião na Câmara Consultiva do Médio São Francisco (CBHSF), para mostrar a sinopse da novela às pessoas ali presentes e colher informações.
Os autores, Edmara Barbosa e Bruno Barbosa, estiveram no Projeto Formoso, um lugar bem propício a cenas rurais, por tratar-se de uma dos maiores produtores de banana do continente americano, e colheram muitas informações históricas dos moradores mais velhos, afinal, das três fases da novela, duas se passam em décadas de 70 e 80.
“Eles vieram aqui no Projeto Formoso, no lote de Elisabete Vellini, onde estavam os primeiros moradores do Projeto Formoso, os senhores Jason e Domingos. Estavam presentes também o gerente do distrito, Cássia Jeane e o presidente da Associação Frutas Oeste. Apresentei os meus produtos, o artesanato e o licor, que foram um sucesso. Eles ouviram a História do projeto. Foi uma ótima reunião.” Afirma Ria de Cássia, moradora do Projeto Formoso.
Porém, por questões de logística, Bom Jesus da Lapa e Paratinga foram descartadas como cenário da Novela Velho Chico, ficando a cidade de São Francisco do Conde a principal base de gravações.
Enquanto isso, em São Francisco do Conde na Bahia…
Em São Francisco do Conde, que será a cidade base para as gravações da novela, o clima é de alegria. Afinal, a novela Velho Chico alavancou o turismo local, atraindo muitos curiosos para tentar acompanhar o processo de gravação das novelas.
Muitos empregos foram gerados para a parte de apoio da novela Velho Chico, inclusive figurantes, o que de certa forma impulsionará a economia local. As gravações por lá deverá terminar apenas em outubro ou novembro, ou seja, quase um ano de geração de renda ocasionada pelo turismo e geração de empregos, além dos efeitos saudáveis que essa novela trará mesmo após ter sido concluída. A Globo já restaurou várias imóveis históricos.
Acreditamos que as informações aqui reunidas poderão servir de base para quem ainda busca informações da novela, ou que precisa de mais informações de como a Novela Velho Chico aconteceu. Mas nosso principal objetivo é manter um registro dessa história que ficou marcada para nossa cidade, mesmo não tendo sido palco de gravações.