Bom Jesus da Lapa, seus pontos turísticos e principais festas


Home  »  Festas de Bom Jesus da LapaCidade Bom Jesus da LapaPontos Turísticos   »   Bom Jesus da Lapa, seus pontos turísticos e principais festas
Bom Jesus da Lapa, seus pontos turísticos e principais festas

Localizada no Oeste baiano, vale sanfranciscano, o município de Bom Jesus da Lapa abriga a 1ª maravilha do Brasil, o Santuário do Bom Jesus: motivo de grande orgulho para os lapenses.

O grande diferencial geográfico entre Bom Jesus da Lapa e outras cidades da região é o morro em estilo gótico e suas grutas que lhe conferem um clima místico e diferenciado.

Banhada pelo Rio São Francisco, as atividades econômicas estão baseadas na agricultura, comércio, turismo e pesca. Também em escala menor o artesanato se faz presente na cidade.

A cidade de Bom Jesus da Lapa oferece transporte aeroportuário e rodoviário (viação Novo Horizonte, Gontijo/São Geraldo, Rápido Federal/Real Expresso) que fazem linhas intermunicipais e interestaduais.

Bom Jesus da Lapa, a CAPITAL BAIANA DA FÉ, concentra a segunda maior festa religiosa católica do Brasil, no mês de agosto, a Romaria do Bom Jesus, em que atrai milhares de fiéis todos os anos, sendo este período o de maior número de visitantes.

Milhares de fiéis em frente à gruta em Bom Jesus da Lapa

História de Bom Jesus da Lapa

A história de Bom Jesus da Lapa remota no ano de 1691 quando Francisco de Mendonça Mar distribuiu os seus bens e andou pelo sertão carregando a imagem do Bom Jesus e da Nossa Senhora da Soledade.

Ao avistar o  morro, fez de uma das inúmeras grutas sua moradia e começa uma vida de eremita.

Com o tempo, foram agregando-se devotos que resolveram fazer sua moradia perto deste lugar, onde se achava a imagem do Bom Jesus.

O Monge construiu, junto ao Santuário, um hospital e um asilo para os pobres e doentes dos quais cuidava.

Assim, começou a crescer ao lado da Lapa do Bom Jesus um povoado, assumindo o mesmo nome de Bom Jesus da lapa.

Com a introdução de novos residentes, o município, que tem atualmente o turismo religioso como um dos pontos mais fortes de seu sistema econômico, recebeu nos arredores do monte algumas outras fontes de renda.

Atualmente, os empreendimentos comerciais, a fruticultura da fronteira irrigada do Formoso bem como a agricultura proveniente das fazendas familiares, são exemplos de outras fontes de renda no município.

Pontos Turísticos de Bom Jesus da Lapa

Gruta do Bom Jesus, Gruta de Nossa Senhora da Soledade, Gruta da Água dos Milagres e demais grutas que se encontram entranhadas no morro. Durante o período de romaria, missas são realizadas todos os dias em todos os turnos.

À frente da gruta encontra-se o Shopping do Romeiro, inaugurado dia 25 de julho de 2015, substituindo as barraquinhas que há mais de 300 anos ocupava o local, com diversos artigos religiosos e demais souvenir.

Subida ao Morro: Há dois caminhos, embora ambos dão acesso ao topo do morro, onde se encontra o cruzeiro e estátuas de tamanho natural relatando a última estação da Via Cruzes.

O trajeto é extenso e com pedras irregulares e lisas, portanto, aconselhável somente a pessoas que tem boas condições físicas.

Passeio de lancha pelo Rio São Francisco: Na margem direita do Rio São Francisco, Barrinha, pode-se saborear um delicioso peixe frito com uma vista deslumbrante e panorâmica do Rio São Francisco e da cidade.

Também se pode tomar um banho às margens do rio (solicitar indicação da Marinha do Brasil local seguro de banho).

Assistir ao pôr do sol: com rajadas de cores diversas, proporciona um verdadeiro espetáculo da natureza e da bênção Divina.

Neste momento da Ave-Maria, o Santuário do Bom Jesus costuma ecoar a música de Gounod ou Schubert em homenagem à Maria, mãe de Jesus Cristo.

Praça Marechal Deodoro da Fonseca (antiga praça da prefeitura): Sua programação noturna é animada e diversificada com restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, parque de diversão, barraquinhas. Geralmente são realizados shows musicais.

A Cidade oferece diversos restaurantes, lojas, bares e um Shopping, com uma movimentação intensa em relação às pequenas cidades do interior de mesmo porte.

Principais Festas de Bom Jesus da Lapa

Bom Jesus dos Navegantes (janeiro): A Procissão do Bom Jesus dos Navegantes percorre as ruas do centro, bairro Nova Brasília e navega nas águas sanfranciscanas.

Pré-Carnaval (último final de semana de janeiro): Vários trios elétricos e cantores saem em blocos carnavalescos. Trata-se do Lapa Folia, uma festa com grandes atrações musicais, camarotes, blocos organizados e de grande movimentação na cidade.

Semana Santa: Peça teatral da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, de 4ª feira a Domingo de Aleluia. A Via-Cruzes é realizada na sexta-feira Santa com a subida do morro.

Divino Espírito Santo: Grande festa religiosa e cultural com levantamento do Mastro acompanhado de cavalaria; teatro da batalha entre os Mouros e Cristãos; crianças e adolescentes fantasiados de “capetas” que percorrem as ruas com seus chicotes.

Corpus Christis: As ruas são enfeitadas para a procissão do Corpo de Deus.

São João e São Pedro: As ruas de Bom Jesus da Lapa eram iluminadas com fogueiras onde se compartilhavam os quitutes juninos. Com o calçamento asfáltico, as fogueiras foram transferidas para as ruas mais distantes e/ou fazendas próximas à cidade. No São Pedro há uma comemoração com shows de bandas sertanejas, normalmente com grandes atrações em praça pública.

Romaria do Bom Jesus: 1ª maior  romaria do Estado da Bahia e a 3ª maior romaria do Brasil. Estima-se que, durante o período de 01 a 07 de agosto, 500 a 700 mil pessoas visitam o Bom Jesus.

Fonte do Vídeo: TV Bom Jesus

Romaria da Nossa Senhora da Soledade: Grande romaria em fervor à mãe de Jesus, Nossa Senhora da Soledade, festejada no dia 15 de setembro.

Nossa Senhora da Conceição: Os festejos começam ainda no final de novembro com a novena à noite na Gruta do Sr. Bom Jesus. A celebração envolve também uma procissão que percorre as ruas do centro da cidade.

Santa Luzia: A cada ano aumenta o número de fiéis em fervor à Santa Luzia que acontece no dia 13 de dezembro, envolvendo uma procissão no bairro que leva o nome da santa.

Natal: Praças e ruas da cidade são decoradas para a desta natalina. Nas casas residenciais, costuma-se construir um presépio, rememorando o nascimento do Menino-Deus. Há a tradicional Missa do Galo. Após o Natal, no período que percorre até 06 de janeiro, vários grupos representando os Reis Magos, de diversas cidades circunvizinhas, vem à gruta do Bom Jesus. Eles visitam, ofertam e apreciam os presépios erguidos na esplanada e no interior da gruta do Bom Jesus.

Réveillon: A passagem de ano é comemorada com festa residencial, em bares, clubes, etc. Vários são os turistas religiosos e romeiros que vêm agradecer e pedir graças pelo ano que se inicia neste lugar sagrado: A Gruta do Bom Jesus da Lapa.

Desenvolvimento de Bom Jesus da Lapa

A cidade com pouco mais de 80 mil habitantes, atualmente, tem se desenvolvido nos âmbitos econômicos, intelectuais e culturais.

Bom Jesus da Lapa, que cresceu a sombra do santuário, tem hoje a construção da ferrovia oeste-leste que promete contribuir fortemente na economia.

Sendo que a ferrovia irá beneficiar principalmente o escoamento da produção agrícola, em especial o setor de frutas, que é bastante forte na cidade.

O centro comercial diversificado conta com agências dos principais bancos atualmente, além de diversas lojas, lanchonetes variadas e famosas e restaurantes atrativos para toda a sociedade, além de visitantes.

Sem mencionar que a cidade conta com uma rede hoteleira que soma mais de 14 mil leitos para receber ativamente e muito bem aos milhares de turistas e romeiros que passam pelo local todos os anos.

Vale ressaltar que a cidade que teve origem após a formação do Santuário e é também a segunda maior produtora de bananas do país, sendo a primeira do Nordeste.

A variedade de negócios locais vem crescendo, gerando empregos e mais opções de escolhas ao público lapense. A cidade ainda tem muito o que expandir e a ajuda dos moradores, bem como contribuição dos visitantes, é essencial.

Histórias sobre Bom Jesus da Lapa: Navegação de barcos pelo Rio São Francisco

A cidade de Bom Jesus da Lapa é recheada de histórias e fatos históricos interessantes, os quais fazem os turistas e moradores se apaixonarem por toda a trajetória da região.

Mesmo quem mora na cidade há algum tempo e quem visita para ter acesso ao santuário muito famoso, pode ter acesso a estas histórias sobre Bom Jesus da Lapa de maneira prática.

As pessoas na cidade têm relatos incríveis para contar e no próprio santuário é possível saber mais sobre as histórias que envolvem o Bom Jesus da Lapa e sua famosa gruta.

Uma das histórias mais interessantes da cidade é sobre a navegação de barcos pelo Rio São Francisco e as visitas que esta navegação rotineira trouxe ao local.

Para se ter uma ideia, décadas atrás, os principais meios para se chegar a Igreja de Pedra e Luz eram os vapores, os nomes dados aos barcos que navegavam pelo rio São Francisco.

O barco Antônio Muniz, o barco Wenceslau Braz e o Benjamin Guimarães eram as embarcações mais importantes do rio São Francisco, daquela época.

Pelo final do ano de 1942, quatro destes barcos mais importantes chegaram juntos à cidade, trazendo os pracinhas (como eram chamados os soldados), rumo à segunda guerra mundial.

Estes soldados, os pracinhas, visitaram a gruta pedindo proteção ao Bom Jesus no combate, o que marcou parte da história local. E, os barcos a vapor acabaram por ficar na memória da população até os dias atuais.

O povo ainda transporta estas e outras histórias de fé e devoção, juntamente com mais curiosidades locais para dividir com os visitantes frequentes que passam por Bom Jesus da Lapa durante todo o ano.

Galeria de Fotos de Bom Jesus da Lapa

Fotos aéreas de Bom Jesus da Lapa

Parte do texto cedido pelo Hotel A Barca.
Complementado, editado e publicado por: .
Referências: Especial Santuário na TV Aparecida Parte 1Parte 2 e Parte 3.

11 comentários sobre “Bom Jesus da Lapa, seus pontos turísticos e principais festas

  1. Minha amada Cidade…Saudades de vc Bom Jesus. ..Ando pelo mundo, mais jamais vou me esquecer de ti ….

  2. Quero visitar essa cidade em breve gostaria de ir quanto a cidade tiver mais calma não tivqual a menhor dataer tantos romeiro qual a melhor data

    1. Olá. Obrigado por sua participação. De fevereiro a abril é bem tranquilo na cidade. Bom para quem quer conhecer sem as multidões. Já o período de julho a outubro é mais movimentado, especialmente agosto e setembro.

  3. ola eu sou a miguelina marinho carvalho, sou romeira de bom jesus da lapa e faço parte da campanha dos romeiros.e desejar a todos que tenham uma boa festa e que o bom jesus proteja a todos.este ano eu não vou poder ir ao santuário,mas eu peço ao bom jesus que me der a graça de ir ai ano que vem.

  4. Esse ano vai ser quando. Eu quero ir este ano. Meu pai quando vivo ia muitooo. Em 2013 eu passei de ônibus quando fui a Brasilia fazer concurso. Eu quero ir mas não tenho onde ficar. Eu preciso ir este ano. Pela graça do Nosso Senhor Jesus. Eu vou levar a foto que eu tenho aqui quando meu Pai foi e bateu na pedra onde põe os nomes das pessoas os quais visitam.

    1. Paz e Bem!
      Qual local da pedra para colocar o nome e fazer pedido de orações?

  5. ola sou de Diamantina interior de Minas Gerais, estou indo em Bom Jesus da Lapa agora dia 21 de outubro.Gostaria de saber como faço pra conhecer a barrinha o rio sao francisco.tem guia turistico?e gostaria de saber onde fica o shopping as .lojas..é longe?ou dentro da cidade mesmo?

  6. Bom dia, sou de Brasília e estou indo de viajem para Bom Jesus da Lapa e gostaria de algumas informações. para ir de barco no rio São Francisco como é são os preços? como é a primeira vez gostaria de ir sabendo mais ou menos para ver quanto vou gastar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *