Bom Jesus da Lapa: história, pontos turísticos e principais festas e informações sobre a cidade


Home  »  Festas de Bom Jesus da LapaCidade Bom Jesus da LapaPontos Turísticos   »   Bom Jesus da Lapa: história, pontos turísticos e principais festas e informações sobre a cidade

Bom Jesus da Lapa: história, pontos turísticos e principais festas e informações sobre a cidade

Localizada no oeste baiano, vale sanfranciscano, a 796 km da capital baiana, Salvador, a cidade de Bom Jesus da Lapa abriga umas das 7 maravilhas do Brasil, o Santuário do Bom Jesus, motivo de grande orgulho para os lapenses.

O grande diferencial geográfico entre Bom Jesus da Lapa e outras cidades da região é o morro em estilo gótico e suas grutas que lhe conferem um clima místico e diferenciado.

Banhada pelo Rio São Francisco, as atividades econômicas da cidade estão baseadas na agricultura, comércio, turismo e pesca. Também, em escala menor, o artesanato se faz presente.

A cidade de Bom Jesus da Lapa oferece transporte aeroportuário e rodoviário (Viação Novo Horizonte, Gontijo/São Geraldo, Rápido Federal/Real Expresso) que fazem linhas intermunicipais e interestaduais.

Bom Jesus da Lapa, a CAPITAL BAIANA DA FÉ, concentra a terceira maior festa religiosa católica do Brasil, no mês de agosto. Estamos falando da Romaria do Bom Jesus, atraindo milhares de fiéis todos os anos, sendo este período o de maior número de visitantes.

Milhares de fiéis em frente à gruta

História de Bom Jesus da Lapa

Antigamente, por volta do ano de 1500, a região de Bom Jesus da Lapa era ocupada por várias populações indígenas. Dentre elas, podemos citar: os tamoios, cataguás, xacriabás, aricobés, tabajaras, amoipira, tupiná, ocren, sacragrinha e tupinambás.

Os portugueses descobriram a região durante uma exploração do capitão do donatário de Pernambuco, Duarte Coelho, quando ele esteve no morro da Lapa.

Depois disso, no ano de 1553, Tomé de Souza, por determinação de João III de Portugal, veio conhecer as nascentes do Rio São Francisco e talvez tenha chegado à cidade lapense em 1555.

A colonização de Bom Jesus da Lapa

A colonização de Bom Jesus da Lapa ocorreu em agosto de 1663, quando Antônio Guedes de Brito, um pecuarista conhecido pelo desbravamento e também como o segundo maior latifundiário do Brasil-colônia, recebeu sesmarias, que abrangiam várias regiões do oeste baiano, incluindo Bom Jesus da Lapa.

O cidadão lapense conhece bem a sua história. Tudo começou no ano de 1691, quando Francisco de Mendonça Mar distribuiu todos os seus bens e andou pelo sertão carregando a imagem do Bom Jesus e da Nossa Senhora da Soledade. Ao avistar o morro, resolveu fazer sua moradia em uma das inúmeras grutas. Foi assim que teve início sua vida como eremita.

Com o tempo, os devotos que iam visitar o local acabavam por fazer a sua moradia perto daquele lugar, onde também se achava a imagem do Bom Jesus.

Vale ainda mencionar que nas proximidades do Santuário, O Monge Francisco de Mendonça Mar construiu um hospital e um asilo para os pobres e doentes dos quais cuidava. Dessa forma, aos poucos, um povoado foi se desenvolvendo em Bom Jesus da Lapa que, à época, tinha o nome de Lapa do Bom Jesus.

Emancipação de Bom Jesus da Lapa

O povoado de Bom Jesus da Lapa também cresceu bastante devido às constantes peregrinações que, posteriormente, evoluíram para grandes e permanentes romarias, atraindo fiéis das mais diversas regiões do Brasil ao Santuário do Senhor Bom Jesus.

Somente em 18 de setembro de 1890 esse povoado foi elevado à categoria de vila por meio de um decreto assinado por Dr. Virgílio Clímaco Damásio. Já a elevação de Bom Jesus da Lapa à categoria de cidade só ocorreu em 31 de agosto de 1923 pelo então governador José Joaquim Seabra.

Interessante saber que em 1931, a cidade teve seu nome alterado apenas para Lapa, voltando a ser Bom Jesus da Lapa, em 1953.

Devido ao rápido crescimento populacional, houve a necessidade de melhorar a infraestrutura local e as condições de transporte para os visitantes que não paravam de chegar.

Assim, a partir da década de 80, obras começaram a ser efetuadas no local, culminando com o Projeto Formoso, tendo a participação do Governo Federal e da CODEVASF, ampliando, também, a produção agrícola.

Com o aniversário de 300 anos de fundação do Santuário do Bom Jesus, em 1991, o Turismo em Bom Jesus da Lapa se intensificou. Assim, os hotéis na Lapa se multiplicaram e, a partir de 2007, as celebrações religiosas passaram a ser transmitidas pela TV Bom Jesus e por outras emissoras.

Esta é uma versão resumida da história de Bom Jesus da Lapa. Caso deseja ler a história completa, leia nossa publicação: História de Bom Jesus da Lapa.

Melhores Hotéis
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Hotéis em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Pontos Turísticos de Bom Jesus da Lapa

Gruta do Bom Jesus, Gruta de Nossa Senhora da Soledade, Gruta da Água dos Milagres são as principais grutas de Bom Jesus da Lapa. Durante o período de romaria, missas são realizadas todos os dias em todos os turnos na Gruta de Nossa Senhora da Soledade.

À frente da gruta encontra-se a praça do Largo da Esplanada, inaugurada no final do ano de 2020, onde está localizado o Shopping do Romeiro, que substituiu as barraquinhas que há mais de 300 anos ocupava o local, com diversos artigos religiosos e demais souvenir.

Subida ao Morro: Há dois caminhos, embora ambos dão acesso ao topo do morro, onde se encontra o cruzeiro e estátuas de tamanho natural relatando a última estação da Via Cruzes. O trajeto é extenso e com pedras irregulares e lisas, portanto, aconselhável somente a pessoas que tem boas condições físicas ou que esteja em companhia de quem possa oferecer ajuda.

A Barrinha e o Passeio de lancha pelo Rio São Francisco: Na margem oposta do Rio São Francisco, encontra-se a Barrinha, onde pode-se saborear um delicioso peixe frito com uma vista deslumbrante e panorâmica do Rio São Francisco e da cidade, especialmente do Morro da Lapa e render belas fotografias. Também se pode tomar um banho às margens do rio (solicitar indicação da Marinha do Brasil local seguro de banho).

Assistir ao pôr do sol na ponte Gercino Coelho: com rajadas de cores diversas, proporciona um verdadeiro espetáculo da natureza e da bênção Divina. Neste momento da Ave-Maria, o Santuário do Bom Jesus costuma ecoar a música de Gounod ou Schubert em homenagem à Maria, mãe de Jesus Cristo.

Praça da Fé, anteriormente denominada Praça Marechal Deodoro da Fonseca (antiga praça da prefeitura): A praça foi recentemente reconstruída do zero, e possui arquitetura inspirada nas praças romanas, cheia de significados. Sua programação noturna é animada e diversificada com restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, parque de diversão, barraquinhas. Geralmente são realizados shows musicais. Durante o dia rende belas fotos.

Catedral de Nossa Senhora do Carmo: Embora a catedral em si ainda esteja em obras, a praça em seu entorno é encantadora, seguindo os mesmos traços arquitetônicos da catedral, atraindo moradores e visitantes em busca de distração e belas fotos. É uma praça relativamente movimentada.

Museu do Santuário: O espaço nomeado Museu do Santuário Memorial Padre Lucas Kocik, concentra um grande número de documentos e objetos históricos que contam parte da história do Santuário do Bom Jesus da Lapa, e ainda há fotos antigas da cidade e de imagens de artistas e religiosos, tudo muito bem documentado.

Principais Festas de Bom Jesus da Lapa

Bom Jesus dos Navegantes (janeiro): A Procissão do Bom Jesus dos Navegantes percorre as ruas do centro, bairro Nova Brasília e navega nas águas sanfranciscanas.

Pré-Carnaval (último final de semana de janeiro): Vários trios elétricos e cantores saem em blocos carnavalescos. Trata-se do Lapa Folia, uma festa com grandes atrações musicais, camarotes, blocos organizados e de grande movimentação na cidade.

Semana Santa: Peça teatral da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, de 4ª feira a Domingo de Aleluia. A Via-Cruzes é realizada na sexta-feira Santa com a subida do morro.

Divino Espírito Santo: Grande festa religiosa e cultural com levantamento do Mastro acompanhado de cavalaria; teatro da batalha entre os Mouros e Cristãos; crianças e adolescentes fantasiados de “capetas” que percorrem as ruas com seus chicotes.

Corpus Christis: As ruas são enfeitadas para a procissão do Corpo de Deus.

São João e São Pedro: As ruas de Bom Jesus da Lapa eram iluminadas com fogueiras onde se compartilhavam os quitutes juninos. Com o calçamento asfáltico, as fogueiras foram transferidas para as ruas mais distantes e/ou fazendas próximas à cidade. No São Pedro há uma comemoração com shows de bandas sertanejas, normalmente com grandes atrações em praça pública.

Romaria do Bom Jesus: 1ª maior  romaria do Estado da Bahia e a 3ª maior romaria do Brasil. Estima-se que, durante o período de 01 a 07 de agosto, 500 a 700 mil pessoas visitam o Bom Jesus.

YouTube video

Fonte do Vídeo: TV Bom Jesus

Romaria da Nossa Senhora da Soledade: Grande romaria em fervor à mãe de Jesus, Nossa Senhora da Soledade, festejada no dia 15 de setembro.

Romaria de Nossa Senhora da Soledade Bom Jesus da Lapa

Nossa Senhora da Conceição: Os festejos começam ainda no final de novembro com a novena à noite na Gruta do Sr. Bom Jesus. A celebração envolve também uma procissão que percorre as ruas do centro da cidade.

Santa Luzia: A cada ano aumenta o número de fiéis em fervor à Santa Luzia que acontece no dia 13 de dezembro, envolvendo uma procissão no bairro que leva o nome da santa.

Natal: Praças e ruas da cidade são decoradas para a desta natalina. Nas casas residenciais, costuma-se construir um presépio, rememorando o nascimento do Menino-Deus. Há a tradicional Missa do Galo. Após o Natal, no período que percorre até 06 de janeiro, vários grupos representando os Reis Magos, de diversas cidades circunvizinhas, vem à gruta do Bom Jesus. Eles visitam, ofertam e apreciam os presépios erguidos na esplanada e no interior da gruta do Bom Jesus.

Réveillon: A passagem de ano é comemorada com festa residencial, em bares, clubes, etc. Vários são os turistas religiosos e romeiros que vêm agradecer e pedir graças pelo ano que se inicia neste lugar sagrado: A Gruta do Bom Jesus da Lapa.

Melhores Locais de Alimentação
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Locais de Alimentação em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

A cidade de Bom Jesus da Lapa

A seguir você terá todas as informações atuais de Bom Jesus da Lapa, como Geografia, Clima, Demografia, Etnias e migração, religião, política, subdivisões, economia, infraestrutura, saúde, educação, segurança, violência e criminalidade, serviços, habitação e comunicação, transporte e, por fim, a cultura de Bom Jesus da Lapa.

Tudo dividido por tópicos, cujo conteúdo será atualizado à medida em que informações oficiais sem inseridas em sites como o IBGE, por exemplo. Portanto, não deixe de visitar esta publicação quando desejar informações atualizadas de Bom Jesus da Lapa.

Geografia de Bom Jesus da Lapa

O município de Bom Jesus da Lapa está localizado no estado da Bahia, a cerca de 800 quilômetros da capital estadual Salvador, a cerca de 670 quilômetros da capital federal, Brasília, e é conhecida como a capital baiana na fé. O município faz fronteira com as cidades de Paratinga, Riacho de Santana, Malhada, Serra do Ramalho e Sítio do Mato.

Bom Jesus da Lapa é conhecida por suas grutas, uma de suas características geográficas, já o relevo da região tem altitude máxima de 483 metros com uma paisagem cortada pelo Rio São Francisco, que tem cerca de 70 quilômetros de extensão dentro do município. Por falar em grutas, na margem esquerda do Rio São Francisco, no Santuário do Bom Jesus, há 15 delas, e podem ser visitadas.

A paisagem geral é muito plana, apenas em algumas ocasiões surgem montes e tabuleiros, o que garante pores do sol deslumbrantes em diferentes estações do ano, uma realidade conhecida por cada cidadão lapense e as centenas de turistas que visitam a região todos os anos para aproveitar sua riqueza cultural e paisagens naturais.

Clima de Bom Jesus da Lapa

De acordo com o IBGE, o clima em Bom Jesus da Lapa é subúmido seco semiárido, logo, caracterizado por temperaturas médias mais elevadas, acima dos 25 graus, e pluviosidade de cerca de 800 milímetros por ano. Os meses de novembro a março são os mais chuvosos e dezembro se destaca por concentrar a maior recorrência de precipitações.

Julho é um mês mais seco e, muitas vezes, com pluviosidade nula. A estiagem é um cenário comum em Bom Jesus da Lapa e o mês de julho registra temperaturas mais amenas, a média chega a cair até os 17 graus Celsius, mas há dias mais quentes. O outono e a primavera são estações de transição, nos quais as temperaturas são mais instáveis do que nos demais meses.

Quem vai viajar nessas estações para Bom Jesus da Lapa, deve levar na mala roupas leves, mas sempre ter um casaquinho preparado, especialmente para sair a noite. No inverno, a umidade do ar cai e, por isso, deve-se manter hidratado. O verão, por sua vez, é aproveitado na cidade lapense por turistas e moradores para passear e ver as belezas naturais.

Demografia de Bom Jesus da Lapa

A demografia de Bom Jesus da Lapa, segundo dados de 2020 divulgados pelo IBGE, é de cerca de 70 mil habitantes. A cidade lapense é a trigésima mais populosa da Bahia, porém a maior parte dos moradores, 63% deles, vive em zonas rurais, contra 37% residentes de zonas urbanas, uma vez que na região há muitos sítios e fazendas.

A cidade é composta mais por moradores do sexo feminino, de acordo com o IBGE, mas a diferença entre os sexos é estreita, menos de 1%. Em termos mais subjetivos, ou seja, há traços sobre a população de Bom Jesus da Lapa, sobre o cidadão lapense, que não podem ser traduzidos em números objetivos, tais como sua receptividade e afetuosidade.

Por isso, os turistas se sentem muito bem recebidos quando estão na cidade lapense e não são poucos os que retornam todos os anos para participar das festividades realizadas, especialmente as de cunho religioso, pelas quais a cidade é famosa. Já o índice de desenvolvimento humano mensurado pelo Programa Nações Unidas pelo Desenvolvimento é médio.

Etnias e migração

No início, no século XVII, Bom Jesus da Lapa foi formada majoritariamente por portugueses, africanos escravizados e indígenas, um cenário comum dado o processo de colonização pelo qual o Brasil passou em sua história. Aqueles que fugiam da escravidão formaram quilombos e, até hoje, é possível encontrar diferentes comunidades quilombolas na região.

Hoje, a população da cidade lapense é constituída em sua maior parte de cidadãos nascidos na Bahia, porém há na cidade pessoas oriundas de todas as partes do Brasil e inclusive estrangeiros. Com relação às etnias, a população é composta em mais de 55% de pardos, 23% de brancos, 19% de pretos, 1,5% de amarelos e 0,37% de indígenas.

De acordo com o IBGE em dados coletados em 2020, a população de Bom Jesus da Lapa é de cerca de 70 mil pessoas com uma densidade demográfica de 15 habitantes por quilômetro quadrado. A sede da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) também está localizada na cidade lapense.

Religião

O Brasil é conhecido por sua pluralidade religiosa e o mesmo cenário pode ser observado em Bom Jesus da Lapa, que apesar de ter uma religião predominante, tem representantes de outras religiões que vivem pacificamente. De acordo com dados do IBGE, 78% da população é católica romana, são mais de 49 mil lapenses que professam essa religião.

Outros credos declarados durante a coleta de dados do IBGE são protestantes e reformados, com mais de 10 mil habitantes autodeclarados evangélicos, cerca de 200 habitantes espíritas, mais de 500 testemunhas de Jeová e mais de duas mil pessoas que se autodeclaram sem religião. Dentre as igrejas evangélicas, a maioria é pentecostal.

As festividades religiosas que têm lugar no município são vinculadas à igreja católica, como procissões e missas. A divisão oficial da igreja católica situa Bom Jesus da Lapa na Diocese de Bom Jesus da Lapa, que abriga o Santuário de Bom Jesus da Lapa, criado no século XVII e com mais de trezentos anos de existência.

Política em Bom Jesus da Lapa

Assim como no restante do país, em Bom Jesus da Lapa, o prefeito representa o poder executivo e é eleito por meio do voto direto para um mandato com duração de quatro anos. Ele pode ser reeleito para um segundo mandato consecutivo. O prefeito é auxiliado pelo seu gabinete de secretários, como proposto pela Constituição.

A câmara municipal é composta por quinze vereadores, que também são eleitos por votos diretos para um mandato de quatro anos, a câmara representa o poder legislativo. É obrigação da casa criar e votar leis que são fundamentais ao executivo e à legislação, em especial, o orçamento do município, também chamado de Lei de Diretrizes Orçamentárias.

O prefeito em exercício na cidade no ano de 2021 é Fábio Nunes, do Partido Social Democrata (PSD). As cadeiras atuais ocupadas na câmara municipal possuem vereadores de diferentes partidos, como Partido dos Trabalhadores (PT), Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Partido Verde (PV), Partido Progressista (PP), Democratas (DEM), dentre outros.

Subdivisões territoriais

Para compreender as subdivisões de um território, é preciso ter em mente que elas são resultado de diferentes processos históricos que tiveram lugar nele e em suas adjacências, assim, antes de existir Bom Jesus da Lapa, já existia o território ocupado por ele, que foi, consequentemente, apenas renomeado.

Assim, a cidade lapense era parte de Paratinga e foi emancipado apenas em 1890. O segundo distrito da cidade surgiu em 1933, o Sítio do Mato. O terceiro, Gameleira da Lapa, surgiu vinte anos depois. As subdivisões em bairros se deram à medida que a ocupação e loteamento da cidade cresceram e hoje Bom Jesus da Lapa conta com cerca de trinta bairros.

Para quem deseja conhecer os pontos turísticos da cidade lapense, vale a pena ir a locais como a ponte Gercino Coelho para aproveitar o belo pôr do sol, a Praça da Fé (antiga Praça da Prefeitura), além de subir o morro da Lapa para ver as estátuas e a Via Cruzes.

Economia de Bom Jesus da Lapa

A economia do município de Bom Jesus da Lapa está fortemente ligada ao turismo e, em específico, ao turismo religioso. Anualmente, cerca de 2 milhões de turistas vão à cidade para participar de romarias e visitar o Santuário de Bom Jesus da Lapa, considerado a primeira maravilha do Brasil e orgulho para cada cidadão lapense.

Além disso, quando o assunto é economia, ganha destaque o Projeto Formoso, voltado ao estímulo e manutenção da agricultura irrigada, que emprega centenas de moradores e garante emprego e renda para as famílias. O comércio também é importante para o município, que possui lojas, restaurantes, feiras, mercados e demais comodidades.

Os trabalhadores formais possuem rendimento salarial mensal de cerca de dois salários mínimos, de acordo com dados do IBGE de 2020, 64% da população acima de 18 anos é economicamente ativa e os setores que mais empregam são o de serviços (pouco mais de 38% da população ocupada), comércio (pouco mais de 18%) e agropecuária (pouco mais de 28%).

Infraestrutura de Bom Jesus da Lapa

A cidade lapense conta com boa infraestrutura para receber turistas, além, claro, das instituições sediadas na própria cidade que servem majoritariamente seus moradores, como escolas e hospitais. Ademais, é importante lembrar que cerca de 2 milhões de turistas visitam a cidade todos os anos e, por isso, ela está preparada para recebê-los.

Bom Jesus da Lapa conta com centenas de restaurantes, hotéis, pousadas e hostels com preços variados a fim de atender todos os gostos e bolsos, além disso, as acomodações são especialmente pensadas para receber os mais variados perfis de turistas: aqueles que viajam sozinhos, em família, em grupos, como de estudantes, romeiros, paroquianos etc.

Os pontos turísticos mais visitados, como grutas, Santuário e Museu do Santuário bem sinalizados, a fim de orientar todos os visitantes. A cidade ainda conta com pontos de encontros, praças públicas e pátios para que grupos grandes possam se reunir e dar prosseguimento às suas atividades, como antes da ida a romarias e procissões.

Saúde em Bom Jesus da Lapa

A cidade de Bom Jesus da Lapa conta com unidades públicas de saúde, como UPAs, Unidades de Pronto Atendimento, que prestam socorro e auxílio médico ao cidadão lapense. Entretanto, o SUS é um sistema universal de saúde e, por isso, o atendimento é estendido a todos que dele necessitam, mesmo quando não são moradores.

Programas de vacinação em massa são conduzidos todos os anos para que adultos e crianças possam ter acesso aos imunizantes essenciais para evitar uma série de doenças e complicações de saúde. A cidade ainda conta com clínicas particulares que oferecem serviços médicos e odontológicos, como procedimentos, exames e consultas.

Os estabelecimentos vinculados apenas ao SUS são cerca de 20. As taxas de mortalidade e desnutrição infantil são baixas, especialmente se comparados a outros municípios que integram o estado baiano, já a taxa de fecundidade é de 2,4 filhos por mulher. Os estabelecimentos de saúde ainda possuem estrutura para internação, caso necessária.

Em maio ainda foram entregues dez leitos de UTI à cidade. A Unidade de Tratamento Intensivo está localizada no Hospital Municipal Carmela Dutra e é voltada especialmente aos pacientes acometidos pelo novo coronavírus, mas se estende a quaisquer pacientes que necessitem de cuidados intensivos, uma ação que garante mais saúde e assistência a todo cidadão lapense.

No Central da Lapa criou um Guia de Saúde com informações de contato de todas as clínicas, profissionais e órgãos públicos de Bom Jesus da Lapa, atuantes na área de saúde, de modo a facilitar o acesso à informação aos serviços de saúde, sejam eles gratuitos ou particulares.

Educação em Bom Jesus da Lapa

Bom Jesus da Lapa conta com mais de 60 estabelecimentos de educação básica e 9 escolas de ensino médio. Em 2010 foi registrada taxa de alfabetização de cerca de 95% entre crianças entre 7 e 14 anos de idade. As taxas de conclusão do ensino fundamental entre indivíduos de 15 a 17 anos é de 39% e do ensino médio entre indivíduos de 18 a 24 anos é de 35%.

Bom Jesus da Lapa sedia algumas instituições públicas de ensino superior, como um campi da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e o Instituto Federal Baiano (IF Bahiano). Além destas há as privadas, como a Universidade Paulista (UNIP), Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR) e Universidade Aberta do Brasil.

Por causa dos campi universitários públicos, é comum que estudantes de outras regiões do país se mudem para a cidade lapense a fim de nela realizar seus estudos, isso termina por renovar a cidade e lhe conferir mais jovialidade, pois a circulação de pessoas e, consequentemente, de ideias é sempre benéfica.

Segurança, violência e criminalidade

Bom Jesus da Lapa é uma cidade tranquila, com poucos casos de violência registrados nos últimos anos. A taxa de homicídios, por exemplo, é de 20 para cada cem mil habitantes, o que coloca a cidade na posição 1.159 no ranking mundial. O responsável pela região é a 24º Coordenaria de Polícia Civil de Bom Jesus da Lapa, que também coordena regiões vizinhas.

Os turistas não reclamam da segurança do município e não deixam de sair a qualquer hora do dia ou da noite para visitar pontos turísticos, realizar passeios e observar as belezas guardadas na cidade lapense. Ocorrências policiais também são raras e os eventos turísticos são marcados pela harmonia e integração entre turistas e locais.

A ressalva dos departamentos policiais fica por conta dos acidentes de trânsito, pois apesar de não haver muitos acidentes, é recomendado tomar cuidado ao dirigir em alta velocidade, especialmente nas rodovias que ligam o município com outros da região, por isso, ações como usar cinto de segurança e acatar as placas e regras de trânsito são essenciais.

Bom Jesus da Lapa ainda conta com o Distrito de Segurança Integrado, DISEP, que transformou para melhor a eficiência da polícia local, não à toa, todos se sentem mais seguros ao circular pelo município. Depois da inauguração da DISEP em 2015, os cidadãos passaram a se sentir muito mais respaldados pelas forças de segurança.

Serviços, habitação e comunicação

Bom Jesus da Lapa conta com imóveis situados tanto em sua zona urbana quanto rural, além disso, há uma ampla rede de hotéis, pousadas e outras acomodações que recebem turistas o ano inteiro, mas são especialmente buscados quando ocorrem eventos religiosos e festividades católicas e os fieis precisam pousar na cidade lapense.

O DDD da cidade é 77 e o CEP (Código de Endereçamento Postal) é 47600-000. Bom Jesus da Lapa conta com telefonia fixa e móvel, além de serviços como internet, com bom sinal de funcionamento e velocidade. O meio de comunicação e de acesso à internet na cidade são os smartphones, uma realidade observada em grande parte do país.

Setor de transporte em Bom Jesus da Lapa

A cidade de Bom Jesus da Lapa conta com boa infraestrutura de transporte, o que facilita o deslocamento dos moradores, bem como a chegada e escoamento dos mais de 2 milhões de turistas que visitam o município lapense todos os anos, especialmente para participar de cerimônias e eventos religiosos pelos quais a localidade é famosa.

No final de 2020, a antiga rodoviária foi transformada em terminal rodoviário e é hoje o terceiro maior do estado da Bahia. Com uma área de dois hectares, ele conta com lanchonetes, restaurantes e sete plataformas de embarque e desembarque de ônibus municipais e locais, além de ter estacionamento para 66 carros.

A frota municipal inclui motocicletas, caminhões, carros de passeio, ônibus, micro-ônibus, utilitários, caminhonetas e outras categorias, além disso, a cidade conta com um terminal rodoviário no qual é possível ir e chegar a outros estados e cidades do Brasil. Bom Jesus da Lapa também possui um aeroporto que opera voos domésticos.

Quando se pensa em termos rodoviários, a cidade lapense desempenha importante função, pois a presença da ponte Gercino Coelho e as rodovias federais BR-349 e BR-430 facilitam que a produção do Projeto Formoso seja escoada para outras regiões do país e em territórios vizinhos que importam produtos agropecuários brasileiros.

Porém, é preciso citar o fato de não haverem câmeras de fiscalização nas ruas do município e muitos motoristas aproveitam-se disso para cometer infrações de trânsito e torná-lo desorganizado. Dessa forma, recomenda-se que as pessoas dirijam com cuidado pelos arredores de Bom Jesus da Lapa e respeitem a sinalização e os semáforos.

Cultura Lapense

Os eventos culturais e os pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa atraem milhares de turistas todos os anos. Para maior precisão, cerca de 2 milhões deles vão à cidade anualmente para participar de procissões e romarias (como a de Nossa Senhora da Soledade e de Bom Jesus) e visitar o Santuário do Bom Jesus da Lapa, eleito a primeira maravilha do Brasil.

A ida a grutas é popular entre turistas e moradores, pois a cidade conta com mais de 15 delas abertas à visitação. Alcançar o topo do Morro de Bom Jesus da Lapa também é uma atração turística muito procurada, sua subida rende a oportunidade de obter uma das melhores vistas da cidade, contemplar as estátuas em tamanho real e até praticar esportes como o rapel.

Para quem ama passeios culturais, vale a pena visitar a Casa de Cultura Professor Antônio Barbosa, o Abrigo dos Pobres e o Museu do Santuário. Já os amantes da boa cozinha não podem perder a oportunidade de experimentar a tradicional moqueca de peixe e a culinária tradicional baiana servida em muitos restaurantes em Bom Jesus da Lapa.

Galeria de Fotos de Bom Jesus da Lapa

A fim de acelerar o carregamento dessa página, evitamos inserir várias fotos aqui e optamos por criar uma página especial só com fotos de Bom Jesus da Lapa, organizada por galerias. Você poderá encontrar fotos do Santuário, das grutas, outros pontos turísticos e demais locais interessantes  em Bom Jesus da Lapa.

Assim, caso queira ver todas essas imagens de Bom Jesus da Lapa, clique na imagem a seguir ou no botão logo abaixo.

Imagens de Bom Jesus da Lapa

Fotos aéreas de Bom Jesus da Lapa

Fotos Aéreas de Bom Jesus da Lapa

Para conferir as belíssimas fotos aéreas registradas pelo fotógrafo Harlen Cristian, clique na imagem ou no botão logo abaixo.

Esta publicação faz parte do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa, que tem muitas informações sobre o Turismo em Bom Jesus da Lapa. O Santuário, suas grutas, pontos turísticos e outros locais interessantes em Bom Jesus da Lapa, são exemplos do que você verá no Guia de Turismo.

Guia de Turismo

Esta página é parte do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa.
Para acessar o conteúdo completo clique no botão logo abaixo.

Posts mais recentes de turismo no Blog

Experimente navegar por nossas publicações no Blog do Central da Lapa.
Publicamos diversos artigos com muita história, fotos e notícias de Bom Jesus da Lapa.

Encontre outros conteúdos em nossas redes sociais.

Mapa do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa

11 thoughts on “Bom Jesus da Lapa: história, pontos turísticos e principais festas e informações sobre a cidade

  1. Minha amada Cidade…Saudades de vc Bom Jesus. ..Ando pelo mundo, mais jamais vou me esquecer de ti ….

  2. Quero visitar essa cidade em breve gostaria de ir quanto a cidade tiver mais calma não tivqual a menhor dataer tantos romeiro qual a melhor data

    1. Olá. Obrigado por sua participação. De fevereiro a abril é bem tranquilo na cidade. Bom para quem quer conhecer sem as multidões. Já o período de julho a outubro é mais movimentado, especialmente agosto e setembro.

  3. ola eu sou a miguelina marinho carvalho, sou romeira de bom jesus da lapa e faço parte da campanha dos romeiros.e desejar a todos que tenham uma boa festa e que o bom jesus proteja a todos.este ano eu não vou poder ir ao santuário,mas eu peço ao bom jesus que me der a graça de ir ai ano que vem.

  4. Esse ano vai ser quando. Eu quero ir este ano. Meu pai quando vivo ia muitooo. Em 2013 eu passei de ônibus quando fui a Brasilia fazer concurso. Eu quero ir mas não tenho onde ficar. Eu preciso ir este ano. Pela graça do Nosso Senhor Jesus. Eu vou levar a foto que eu tenho aqui quando meu Pai foi e bateu na pedra onde põe os nomes das pessoas os quais visitam.

    1. Paz e Bem!
      Qual local da pedra para colocar o nome e fazer pedido de orações?

  5. ola sou de Diamantina interior de Minas Gerais, estou indo em Bom Jesus da Lapa agora dia 21 de outubro.Gostaria de saber como faço pra conhecer a barrinha o rio sao francisco.tem guia turistico?e gostaria de saber onde fica o shopping as .lojas..é longe?ou dentro da cidade mesmo?

  6. Bom dia, sou de Brasília e estou indo de viajem para Bom Jesus da Lapa e gostaria de algumas informações. para ir de barco no rio São Francisco como é são os preços? como é a primeira vez gostaria de ir sabendo mais ou menos para ver quanto vou gastar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.