Cabo crossover: o que é e qual a utilidade

Você está em: Bom Jesus da Lapa » Novidades sobre Bom Jesus da Lapa » Cabo crossover: o que é e qual a utilidade
Natal Ortobom Bom Jesus da Lapa

O cabo crossover é um cabo de rede, simples (padrão 5 de categoria), normalmente coberto por cobertura de plástico preta ou azul e que permite a ligação de dois computadores por suas placas de rede sem que se precise de um Hub ou Switch, ou mesmo a ligação de modems. É um cabo de par trançado, também conhecido como “cabo cruzado”.

Cabo crossover: o que é e qual a utilidade

Como cabo crossover é formado?

É formado, em uma ponta pelo padrão T568A e na outra por outro padrão, o T568B (que é a utilizada com modens ADSL), e um pino RJ-45. Quem não entendeu, não se preocupe, é a nível de informação, caso precise de um. Mas se não souber, tudo bem, as lojas especializadas em materiais elétricos dão toda a assistência e estão preparadas para oferecer tudo que o cliente precisa, assim como a Ponto de Eletricista de Bom Jesus da Lapa, que é quem dá as informações e dicas sobre o cabo crossover neste artigo.

Função do cabo crossover

O cabo crossover basicamente cruza os polos dos pares e os inverte, tornando possível a transferência de dados e o compartilhamento de informação entre um computador e uma impressora, por exemplo, que estejam em um mesmo segmento de rede. Por exemplo: ele pode ligar o computador A com o computador B sem que seja necessário a utilização de um switch ou de um hub, o que acaba promovendo uma economia, tanto de dinheiro quanto de tempo em uma operação que exige a utilização de computadores, impressoras, laptops ou outros.

Como se monta um cabo crossover?

O cabo crossover é montado é preciso que se utilize o mesmo processo de crimpagem padrão, abrindo o cabo, separando suas pontas e na hora de arrumá-los no conector, os pares deverão ser invertidos – é esse detalhe que fará com que os dois equipamentos via cabo crossover se comuniquem – por isso o nome do cabo: cross (cruzado).

Lembra no início do texto em que se falou sobre padrões T568A e T568B? Pois é, é a inversão dos fios seguindo padrões internacionais, daí a nomenclatura.

Materiais Elétricos em Bom Jesus da Lapa é na Ponto do Eletricista

Veja aqui a ordem dos pares para cada padrão:

Padrão T568A:
Fios verde e branco : envio de dados
Fio verde: envio de dados
Fios laranja e branco: recebimento de dados
Fio azul: N/D
Fios azul e branco: N/D
Fio laranja: recebimento de dados
Fios marrom e branco: N/D
Fio marrom: N/D


Padrão T568B
Fios laranja e branco: recebimento de dados
Fio laranja: recebimento de dados
Fios verde e branco: envio de dados
Fio azul: N/D
Fios azul e branco: N/D
Fio verde: envio de dados
Fios marrom e branco: N/D
Fio marrom: N/D
cabo crossover

Quem sempre teve curiosidade para desvendar aquele fio azul que, entre outras coisas, nos “traz internet”, as explicações são essas. Precisando de suporte para suas instalações que precisem de um fio crossover ou em qualquer outro departamento, não hesite em procurar a Ponto do Eletricista, que tem, além dos materiais, a experiência de anos no ramo elétrico e que, melhor do que ninguém, pode ajudar seus clientes.

Guia de Construção e Reforma em Bom Jesus da Lapa

About the Author:

Redatora freelancer, produtora de conteúdo e todas as outras denominações dadas a quem escreve para a web - sites, blogs, plataformas. Nas horas vagas? Penso no que escrever quando voltar ao computador. Quase isso."

One Comment

  1. Leonardo 13 de setembro de 2017 at 08:03 - Reply

    Se eu conectar um computador à uma impressora com cabo RJ45 T568A nas duas pontas, não conseguiria enviar dados à ela ?

Leave A Comment