Festa de Nossa Senhora Aparecida em Bom Jesus da Lapa

Você está em: Bom Jesus da Lapa » Novidades sobre Bom Jesus da Lapa » Festa de Nossa Senhora Aparecida em Bom Jesus da Lapa
Natal Ortobom Bom Jesus da Lapa

Aconteceu no último final de semana, durante os dias 9, 10 e 11 de outubro, em Bom Jesus da Lapa, o Tríduo em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. No dia 12 de outubro ocorreu a tão esperada Romaria ou Festa de Nossa Senhora Aparecida, atraindo mais de 100 mil visitantes. Essa romaria é uma das maiores que acontecem na cidade.

Festa de Nossa Senhora Aparecida em Bom Jesus da Lapa

Foto: Roberto Costa e Uelder Negrão / Acervo Santuário

O Santuário do Bom Jesus da Lapa foi palco de muitas homenagens e de muitos louvores. O Santuário e a cidade acolheram milhares de romeiros que vieram de várias partes do Brasil e também do mundo. Foram três dias de muita emoção e de muitos agradecimentos.

A 1ª noite do tríduo de Nossa Senhora Aparecida

Com o Santuário em festa começa a primeira noite do Tríduo, com muitos romeiros celebrando e agradecendo por graças alcançadas e rezando na gruta. A esplanada se encheu de luz e de louvores, vindos de muitas lugares, na bagagem dos fiéis que tinham muito a agradecer à Nossa Senhora.

A abertura foi feita pelo bispo Dom João Cardoso, que na Homilia, trouxe a “perseverança” como tema. O bispo aconselhou que se reflita com Maria o tema da perseverança, que é persistindo que conseguiremos o reino de Deus. Manter-se “firme e apegados aos objetivos e ideais”, disse o bispo, principalmente em uma época em que a mentalidade e a cultura desestimulam que busquemos por nossos principais objetivos trilhando o caminho certo, poias há muita “oferta” por caminhos mais fáceis e que assim, acabamos nos envolvendo e pagamos caro pelas tentações e facilidades às quais cedemos.

Dom João Cardoso também lembrou que no caminho há quedas e que temos que saber levantar e continuar, perseverantes em nossa fé, porque ela é provada, e mostrando a Deus a qualidade de nossa fé é que alcançaremos nossos objetivos.

Como um pedido especial, o bispo pediu que os fiéis suplicassem bênçãos para o povo brasileiro, além de paz, principalmente nesse momento especial que o país está atravessando, de embates políticos que acabam refletindo em consequências na economia e dificuldades ao povo.  O bispo disse se os fiéis pedissem a intercessão de Nossa Senhora junto a Deus para que os políticos pensem no país.

A 2ª noite do Tríduo de Nossa Senhora Aparecida

A segunda noite foi tão especial quanto a primeira e novamente milhares de pessoas se encontravam na espanada do santuário, rezando, agradecendo, dando um belo exemplo de gratidão pelas graças alcançadas.

Uma bela missa foi realizada pelo padre Geraldo, com o tema “Pelo sim de Maria chegamos a Jesus”, que falou aos romeiros sobre a importância da salvação por meio do “sim” de Nossa Senhora, que ela deve ser o nosso exemplo de persistência, pois jamais se curvou diante das dificuldades e das provações pelas quais passou, assim como Jesus.

O clima da celebração era de muita alegria e muita música animava os fiéis, criando uma atmosfera de muita energia e de muita fé.

A 3ª noite do Tríduo de Nossa Senhora Aparecida

Durante a celebração da noite as crianças participaram rezando o terço e envolvendo os fiéis por meio das orações.

Esse terceiro dia terminou com louvor e com um clima de agradecimento. Durante a missa, Dom João proferiu palavras doces em sua mensagem especial, que acalentou todos os presentes e os fez, mais uma vez, renovar a sua fé.

A Festa de Nossa Senhora Aparecida em Bom Jesus da Lapa

No dia em que se comemorou o dia da padroeira do Brasil, 12 de outubro, aconteceu a grande procissão de Nossa Senhora Aparecida, que foi o ápice das festividades e o momento para o qual todos se preparam durante as três noites do Tríduo, no Santuário. Fiéis carregaram a imagem da santa e cantaram louvores. A procissão tomou conta das ruas da cidade e foi em direção ao santuário. Foi a primeira participação do bispo Dom Joao Cardoso, que pediu, mais uma vez, que Nossa senhora interceda pelas pessoas, pela diocese e pelo país.

Já no Santuário, o reitor do santuário animou os fiéis com a banda antes da missa que encerrava as festividades.  Fé e orações deram o tom do encerramento dos festejos.

Durante todos os dias da festividade, o Santuário era visitado por pessoas que chegavam em Bom Jesus da Lapa, principalmente para pagar suas promessas pelas graças que lhes foram concedidas.  Os testemunhos mostram pessoas que participam da celebração pelo dia de Nossa Senhora Aparecida todos os anos, que sempre voltam e que não têm nenhuma intenção de deixar de celebrar esse dia especial em Bom Jesus da Lapa. Muitos até em idade avançada, mas que se recusam a deixar de participar da romaria – mostrando que a perseverança que foi tema da Homilia realmente os aproxima do reino de Deus.

A Festa de Nossa Senhora Aparecida é uma das maiores festas católicas da capital baiana da fé, a cidade de Bom Jesus da Lapa, um dos destinos religiosos mais conhecido e visitado todos os anos.

Nota: Os vídeos utilizados nesta matéria foram gravados pela TV Bom Jesus.

About the Author:

Rogério Carvalho é o administrador do site Central da Lapa, idealizador de vários projetos online, sendo um deles o Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa. Desenvolve sites profissionais em WordPress e "fissurado" por resultados em SEO.

Leave A Comment