Aconteceu no último final de semana, durante os dias 9, 10 e 11 de outubro, em Bom Jesus da Lapa, o Tríduo em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. No dia 12 de outubro ocorreu a tão esperada Romaria ou Festa de Nossa Senhora Aparecida, atraindo mais de 100 mil visitantes. Essa romaria é uma das maiores que acontecem na cidade.

Festa de Nossa Senhora Aparecida em Bom Jesus da Lapa

Foto: Roberto Costa e Uelder Negrão / Acervo Santuário

O Santuário do Bom Jesus da Lapa foi palco de muitas homenagens e de muitos louvores. O Santuário e a cidade acolheram milhares de romeiros que vieram de várias partes do Brasil e também do mundo. Foram três dias de muita emoção e de muitos agradecimentos.

A 1ª noite do tríduo de Nossa Senhora Aparecida

Com o Santuário em festa começa a primeira noite do Tríduo, com muitos romeiros celebrando e agradecendo por graças alcançadas e rezando na gruta. A esplanada se encheu de luz e de louvores, vindos de muitas lugares, na bagagem dos fiéis que tinham muito a agradecer à Nossa Senhora.

A abertura foi feita pelo bispo Dom João Cardoso, que na Homilia, trouxe a “perseverança” como tema. O bispo aconselhou que se reflita com Maria o tema da perseverança, que é persistindo que conseguiremos o reino de Deus. Manter-se “firme e apegados aos objetivos e ideais”, disse o bispo, principalmente em uma época em que a mentalidade e a cultura desestimulam que busquemos por nossos principais objetivos trilhando o caminho certo, poias há muita “oferta” por caminhos mais fáceis e que assim, acabamos nos envolvendo e pagamos caro pelas tentações e facilidades às quais cedemos.

Dom João Cardoso também lembrou que no caminho há quedas e que temos que saber levantar e continuar, perseverantes em nossa fé, porque ela é provada, e mostrando a Deus a qualidade de nossa fé é que alcançaremos nossos objetivos.

Como um pedido especial, o bispo pediu que os fiéis suplicassem bênçãos para o povo brasileiro, além de paz, principalmente nesse momento especial que o país está atravessando, de embates políticos que acabam refletindo em consequências na economia e dificuldades ao povo.  O bispo disse se os fiéis pedissem a intercessão de Nossa Senhora junto a Deus para que os políticos pensem no país.

A 2ª noite do Tríduo de Nossa Senhora Aparecida

A segunda noite foi tão especial quanto a primeira e novamente milhares de pessoas se encontravam na espanada do santuário, rezando, agradecendo, dando um belo exemplo de gratidão pelas graças alcançadas.

Uma bela missa foi realizada pelo padre Geraldo, com o tema “Pelo sim de Maria chegamos a Jesus”, que falou aos romeiros sobre a importância da salvação por meio do “sim” de Nossa Senhora, que ela deve ser o nosso exemplo de persistência, pois jamais se curvou diante das dificuldades e das provações pelas quais passou, assim como Jesus.

O clima da celebração era de muita alegria e muita música animava os fiéis, criando uma atmosfera de muita energia e de muita fé.

A 3ª noite do Tríduo de Nossa Senhora Aparecida

Durante a celebração da noite as crianças participaram rezando o terço e envolvendo os fiéis por meio das orações.