Barrinha


Home  »  Locais Interessantes   »   Barrinha

Barrinha

Há muitos locais interessantes para você conhecer em Bom Jesus da Lapa, além do próprio Santuário. Um desses lugares é a Barrinha, onde você pode desfrutar de comida típica da região como o peixe frito, moqueca de peixe, entre outros, e ainda passear de lancha e banhar-se no Rio São Francisco.

Barrinha Bom Jesus da Lapa

Barrinha em Bom Jesus da Lapa

Se você gosta de ter várias opções de lazer e entretenimento de qualidade em um só lugar, a Barrinha em Bom Jesus da Lapa é a opção perfeita. A Barrinha tem uma localização privilegiada, pois é situada à margem esquerda do Rio São Francisco, e é um dos principais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa

BANNER CHIQUINHO 900X600

É para lá que os turistas e romeiros costumam se deslocar após a devoção, mas o local também é bastante frequentado pelos lapenses e por moradores de cidades circunvizinhas. Especialmente nos fins de semana e feriados, pessoas vão à Barrinha passear de barco ou de lancha e também procurar as delícias da culinária típica da região. 

Na Barrinha você vai encontrar restaurantes e bares que oferecem os peixes do Velho Chico – a principal iguaria de Bom Jesus da Lapa. Quando falamos de peixe, estamos nos referindo principalmente ao surubim, que é o mais procurado.

Os pratos são preparados na hora e trazem enorme variação principalmente em peixe frito. O famoso surubim frito, ele mesmo, o original, você vai encontrar na Barrinha. Também não pode faltar a moqueca de peixe.

Na Barrinha as opções de bebidas são variadas, tem para todo gosto, mas a principal bebida comercializada é a cerveja. Famílias costumam saborear outro prato bem pedido, que é a galinha caipira, acompanhada de arroz, feijão tropeiro, salada e pode haver outros acompanhamentos.

Melhores Hotéis
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Hotéis em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Localização da Barrinha em Bom Jesus da Lapa

Localizada na margem esquerda do Rio São Francisco, logo na entrada da Ponte Gercino Coelho, para quem vem sentido Santa Maria da Vitória, está a entrada para a Barrinha em Bom Jesus da Lapa. Você irá percorrer um pequeno trecho até o estacionamento.

Localização da Barrinha em Bom Jesus da Lapa
Localização da Barrinha

No decorrer deste trajeto, você verá que além de bares há moradores também. O local é bem conhecido pelos pratos típicos que oferece: peixe frito, moqueca de peixe, e outras variedades com peixe no cardápio.

Lá você vai encontrar cerca de 8 a 10 bares, que serve, além de bebidas, moqueca de peixe, porção de peixe frito, galinha caipira e outras porções, mas o forte do lugar são as variedades em peixe.

Os bares mais conhecidos são o de Neide, Barranco, Recanto do Corsário, Márcia’s Bar e o Bar Pôr do Sol.

Para encontrar o Barranco’s Bar você deve passar por uma entrada que passa por debaixo da ponte. Já o Bar Pôr do Sol, você deve seguir uma estrada ao lado de uma construção demolida (onde já foi uma escola). Para quem gosta de fotografar, esse espaço é bem utilizado para fotografias rústicas, remetendo a locais abandonados.

O que fazer na Barrinha?

A Barrinha possui uma imagem positiva no município, tendo um clima bastante propício à diversão saudável, pois há muita disponibilidade e variedade de saborosos pratos, o atendimento nos restaurantes é cortês e ágil, o ambiente é limpo – todos esses atributos agregam qualidade aos serviços oferecidos.

Vista da ponte da Lapa para Barrinha

Muitos banhistas costumam trazer Jet-skis para passeio no Rio São Francisco. Outros preferem o passeio de lancha que é mais um atrativo dentro desse programa completo.

O passeio de barco é proporcionado pelos marinheiros, que ficam posicionados em ordem, à espera de clientes. O passeio dura em média 25 minutos e pode ser realizado independentemente do número de pessoas a bordo, pois os valores podem ser antecipadamente negociados.

O banho nas águas do Velho Chico também é sempre uma boa escolha para os turistas, afinal o clima na cidade é geralmente muito quente, o calor presente na vida dos lapenses na maior parte do ano. Porém, recomendamos cautela para os que não sabem nadar, especialmente quando o rio estiver com a água turva (barrenta), pois pode haver risco de afogamento.

O local é bem movimentado, principalmente em período de romaria, e dele se tem uma linda visão do Morro que compõe o Santuário, e também da coroa (a prainha), que fica do outro lado do rio, também lotado em época de romaria.

barrinha visao morro da lapa

Melhores Locais de Alimentação
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Locais de Alimentação em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Neide’s Bar

Inserido nos vários restaurantes que se encontram na Barrinha está o Neide’s Bar, já tradicional em Bom Jesus da Lapa. O local é muito aprazível, com um ambiente familiar e tranquilo, além de um recepção impecável aos clientes.

Neides Bar Barrinha

O estabelecimento é localizado em um endereço estratégico na Barrinha, chamando atenção para o panorama do Morro da Lapa. Além disso, fica às margens do Rio São Francisco.

O Neide’s Bar conta com um cardápio diversificado, preparado com ingredientes frescos e de qualidade. O lugar é famoso por servir a mais bem preparada moqueca de peixe em Bom Jesus da Lapa – a receita é exclusiva.

Além dela, também são oferecidos outros pratos muito apreciados na região, como o peixe frito (inclusive surubim), a galinha caipira com opção de acompanhamento e a carne de sol com mandioca.

Fotos da Barrinha em Bom Jesus da Lapa

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com qualidade Full HD.

Guia de Turismo

Esta página é parte do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa.
Para acessar o conteúdo completo clique no botão logo abaixo.

Posts mais recentes de turismo no Blog

Experimente navegar por nossas publicações no Blog do Central da Lapa.
Publicamos diversos artigos com muita história, fotos e notícias de Bom Jesus da Lapa.

Encontre outros conteúdos em nossas redes sociais.

5 thoughts on “Barrinha

  1. Muito bom saber que BJL tem muito mais pontos turísticos do que apenas a parte religiosa. Estou pertinho daí, em Carinhanha, mas não conhecia esses pontos, pois só tenho dois anos na cidade. Seu site me animou a visitar e a consumir o turismo de BJL. Estarei indo aí em Breve.

    1. Que bom, Alberto. Eu (Rogério) sou de Carinhanha também, e quando cheguei em Bom Jesus da Lapa fui descobrindo que a cidade oferece muito mais que apenas turismo religioso. A cidade precisa melhor a infraestrutura dos pontos turísticos, mas vale a pena visitar cada lugar.
      O seu comentário me encorajou a continuar alimentando nossa seção dedicada ao turismo da Lapa. Obrigado!

  2. Maravilhoso passeio!!!!
    Lugar muito agradável, passeio de barco muito bom.
    Restaurante da Neidys bar, serve ótima refeição e um ótimo atendimento.

    1. Agradeço por acompanhar nossas publicações, Diogo. Tem muito por vir, inclusive estamos fazendo um retrabalho em todas as publicações de turismo aqui no site para melhor refletir a realidade atual. A Barrinha é um desses posts a ser retrabalhado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.