Por que contratar um engenheiro civil para a sua obra?


Home  »  Dicas sobre Construção e ReformaDicas para contratação de profissionais   »   Por que contratar um engenheiro civil para a sua obra?

Por que contratar um engenheiro civil para a sua obra?

Contratar um engenheiro civil é bastante importante para a segurança e o andamento da sua obra. Porém, segundo dados do CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) e do Instituto DataFolha, cerca de 85% dos brasileiros que realizaram obras de reformas e construções não contrataram serviços especializados de engenheiros e de arquitetos.

Por que contratar um engenheiro civil para a sua obra?
Ao contratar um engenheiro civil será possível ter um planejamento completo

Na maioria dos casos, a não contratação desse profissional para o planejamento e acompanhamento das obras ocorre por uma questão de economia.

Geralmente, o brasileiro se preocupa somente com o desenvolvimento da planta para obtenção da autorização da prefeitura e, posteriormente, confia somente no mestre de obras.

Mas, mesmo que o resultado dê certo, existem grandes riscos que poderão comprometer as estruturas de uma casa ou apartamento a médio e longo prazo, lembrando que o barato sempre sai muito caro.

Por que é importante contratar um engenheiro civil?

Decidir reformar ou construir algo exigem atenção em relação aos cálculos, uso de material e monitoramento dos resultados em relação ao que está previsto na planta baixa, no orçamento inicial e no cronograma de duração da obra.

Principalmente, a falta da atenção de um engenheiro ou arquiteto pode ainda compromete a dimensão da construção e de seus cômodos, permitindo, por exemplo, a existência de janelas pequenas ou baixas e tetos rebaixados até a fachada da casa, comprometendo o resultado final e o conforto do ambiente.

Entre outros fatores devemos ainda ressaltar as instalações elétricas e hidráulicas que, além da previsão do planejamento inicial, poderá precisar  de ajustes e adaptações técnicas.

Outro erro que poderá surgir são as possíveis fissuras nas paredes e muros, o que poderá condenar toda a construção.

contratar engenheiro civil
Ao contratar um engenheiro civil, este também abrange projetos elétricos, hidrossanitários e de prevenção contra incêndio.

GUIA DE CONSTRUÇÃO E REFORMA

Tenha acesso gratuito aos contatos de empresas e profissionais da área de construção e reforma, como pedreiros, eletricistas, pintores, e outros. Clique no botão abaixo e acesse a lista mais completa dessa área em Bom Jesus da Lapa.

Benefícios de se contratar um engenheiro civil

A seguir apresentamos os principais benefícios de se contratar um engenheiro civil para diferentes tipos de obras, seja para construção completa, reforma ou revisão.

1 – Planejamento assegurado

O primeiro ponto é o planejamento profissional que ajuda na antecipação de todas as etapas que envolverão os processos das obras. Com a presença de um profissional formado e experiente será possível a apresentação de um plano completo.

2 – Mais segurança

Quando o projeto é elaborado e executado obedecendo as normas vigentes, incluindo a definição de projeto estrutural, fundações e dimensões, a obra começa de modo mais seguro.

A segurança também inclui a escolha de materiais que são de fatos mais indicados a utilizados na quantidade adequada para evitar sobrecarga na estrutura e desperdício. A presença do engenheiro no projeto também abrange projetos elétricos, hidrossanitários e de prevenção contra incêndio.

3 – Obra legalizada

O engenheiro orienta o investidor a registrar a obra de reforma ou construção junto à prefeitura e ao CREA reunindo todas as documentações necessárias para obtenção de autorizações, alvará e documentos junto ao Corpo de Bombeiros quando necessário.

Para obtenção do alvará é necessária a assinatura do engenheiro no projeto da construção.

4 – Fator jurídico

A construção ou reforma que conta com a presença de um engenheiro permanece protegida em relação à fiscalização de órgãos públicos e de possíveis processos jurídicos.

Mesmo que um bom pedreiro ou mestre de obras tenham competência, eles não poderão responder no lugar de um engenheiro.

5 – Mais economia

Ao contratar um engenheiro civil o contratante contará com a possibilidade de economizar com mão de obra, material e processos de autorização, e demais processos que, quando bem calculados, otimizam recursos de dinheiro e tempo dedicados à obra.

engenheiro civil e suas vantagens
Ao contratar um engenheiro civil o contratante poderá economizar com a obra

Conclusão

Neste artigo apresentamos as principais justificativas para a contratação de um bom engenheiro civil para planejamento e acompanhamento de toda a obra, seja para construir, reforma ou revisão de estruturas

Você sabia que no Central da Lapa você pode encontrar gratuitamente contatos de engenheiros civis em Bom Jesus da Lapa? É só clicar e conferir!

O CENTRAL DA LAPA É PATROCINADO PELO GRUPO SEIXAS COSTA

Grupo Seixas Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.