Como melhorar a saúde mental?


Home  »  Saúde e bem-estar   »   Como melhorar a saúde mental?

Como melhorar a saúde mental?

A saúde mental é um dos fatores de muita preocupação nos dias atuais. Em qualquer idade ou fase da vida, a disposição psicológica, emocional e mental pode comprometer o dia a dia do ser humano, a ainda o tornar vulnerável a quadros ou doenças como depressão e transtornos comportamentais.

Como melhorar a saúde mental?
saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas.

Recentemente, a humanidade começou a conviver com uma pandemia que exigiu o isolamento social e demais percepções como ansiedade e insegurança.

A experiência da pandemia somada aos fatores pessoais de cada um também expressou o aumento da importância que devemos dar à saúde mental, buscando sempre o bem-estar seja no campo pessoal, afetivo e profissional.

GUIA DE SAÚDE

Tenha acesso gratuito aos contatos de todas as Clínicas, Profissionais e Órgãos Municipais de Saúde de Bom Jesus da Lapa. Marque suas consultas e tire suas dúvidas pelo WhatsApp. Clique no botão abaixo e acesse o Guia de Saúde de Bom Jesus da Lapa.

O que é saúde mental?

Esse conceito se refere a todos os fatores que envolvem o nível de bem-estar psicológico, equilíbrio mental, social e emocional de um indivíduo. Lembrando que esses fatores podem afetar diretamente as ações, relacionamentos e decisões de um indivíduo.

Mas, vale ressaltar que, a busca por uma saúde mental positiva não é exclusividade de indivíduos que já sofrem ou tratam de transtornos psicológicos ou mentais, mas de um cuidado que todo ser humano deve ter em seu dia a dia.

O que fazer para manter?

A manutenção da saúde mental abrange a busca da qualidade de vida por meio do autocuidado, construção de relacionamentos saudáveis, desenvolvimento de hábitos estimulantes e criação de rede de apoio com amigos.

A importância do autocuidado para a saúde mental

A pessoa que inclui uma rotina produtiva e direcionada para autocuidado consegue promover uma vida mais equilibrada e saudável tanto para a área física quanto para a área mental.

São iniciativas que reduzem o efeito do estresse no cotidiano,  seja no trabalho e com as questões da casa, reduzindo riscos de doenças e elevação da disposição para o trabalho e para a vida pessoal.

autocuidado na saude mental
O autocuidado contribui para promover uma vida mais equilibrada e saudável

Dicas importantes para melhorar a saúde mental

A seguir apresentamos dicas importantes para ajudar a melhorar a saúde mental do ser humano.

1 – Atividade física

A prática de atividade física é importante através de exercícios que ajudam no fortalecimento do corpo e da mente.

Estudos recentes comprovam que quando a pessoa se exercita por, pelo menos, trinta minutos, ela estimula o cérebro, o coração e produz serotonina que ajuda a elevar o nível de imunidade.

2 – Dieta balanceada

Evitar comer um determinado tipo de alimento em excesso também ajuda no autocuidado. É indicado ingerir nutrientes que elevam a disposição e atuam diretamente na saúde da mente.

Uma dieta que equilibra quantidade de gordura, carboidratos, proteínas e vitaminas torna o corpo mais protegido a qualquer tipo de risco.

3 – Qualidade do sono

É fundamental, para melhorar a saúde mental, pensar na qualidade do sono. O ser humano precisa dormir em média 8 horas por dia, evitando sempre a ingestão de cafeína e chocolate em excesso antes de dormir.

4 – Atividades relaxantes

Para tirar o foco do trabalho ou do excesso de tarefas, é importante investir em atividades relaxantes como exercícios respiratórios, alongamentos e bons hábitos como deitar para assistir a um filme ou série e brincar com os filhos.

5 – A qualidade dos relacionamentos

Seja na escola, faculdade, família e no trabalho, tem sido crescente evitar pessoas tóxicas ou relacionamentos limitantes. A qualidade do relacionamento é primordial para ter bons amigos e relações positivas que venham para somar e não para comprometer o dia a dia.

Infografico saude mental
Infográfico Preservando a Saúde Mental. Fonte: Positivamente

Conclusão

Neste artigo apresentamos dicas fundamentais para melhorar a saúde mental e criar melhores disposições seja no fator físico ou mental no dia a dia do ser humano.

É importante realizar exercícios físicos, investir em uma alimentação balanceada e sempre criar melhores hábitos que tornem a vida mais leve e mais tolerável.

Você sabia que no Central da Lapa existe um Guia de Saúde com contatos de todas as clínicas e profissionais da saúde em Bom Jesus da Lapa?

O CENTRAL DA LAPA É PATROCINADO PELO GRUPO SEIXAS COSTA

Grupo Seixas Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.