Festa do Divino Espírito Santo


Home  »  Festas de Bom Jesus da LapaFestas Religiosas de Bom Jesus da Lapa   »   Festa do Divino Espírito Santo

Festa do Divino Espírito Santo

A Festa do Divino Espírito Santo é uma das mais antigas celebrações do catolicismo popular. É um culto ao Espírito Santo em suas mais diversas manifestações.

Nessa matéria especial iremos abordar a história da Festa do Divino Espírito Santo e como ela é realizada em Bom Jesus da Lapa. As fotos são de autoria do Irmão Ivanor Borges (CSSR – Missionário Redentorista).

Festa do Divino em Bom Jesus da Lapa
As caretas fazem parte da tradição da Festa em Bom Jesus da Lapa

Festa do Divino é o reflexo da fé do povo lapense

Bom Jesus da Lapa é conhecida por suas romarias que atraem um grande número de visitantes todos os anos. Os peregrinos e fiéis vêm de toda parte, do Brasil e do mundo, e o município se prepara para recebê-los da melhor forma possível.

Os turistas fazem da cidade um lugar movimentado e vivo, mas aqueles que moram em Bom Jesus também dispõem de um momento, digamos, particular.

Trata-se da Festa do Divino Espírito Santo. O evento reflete a cultura, identidade e memória da comunidade local. É uma festa religiosa feita na Lapa para seus próprios moradores.

A Festa do Divino é parte da Romaria do Bom Jesus. Celebrada 50 dias após a Páscoa, a ocasião é marcada por missas, procissões e exibições artísticas. Em 2017 a iniciativa recebeu o título de Bem Cultural Imaterial do Estado da Bahia.

A Festa funde elementos da cultura popular com religiosidade. É uma comemoração tipicamente folclórica e espontânea. Ela se configura como uma das mais antigas celebrações do catolicismo popular de Bom Jesus da Lapa, com mais de um século de existência.

A comemoração foi instituída pela rainha Isabel de Aragão, de Portugal, em 1321, quando a Corte Portuguesa foi transferida para o Brasil, e se mantém até hoje.

A movimentação das pessoas pelas ruas, visitando as casas com a bandeira, das crianças com a fantasia chamada de “careta”, dos passeios a cavalo pela praça principal da cidade, segundo o costume se inicia oito dias antes do festejo.

Durante o desfile pelas ruas da cidade, são apresentadas diversas manifestações culturais, como a cavalhada, o bumba-meu-boi, a marujada, além da encenação do desfile da Corte do Imperador com o Cortejo Real.

Os personagens costumam atravessar famílias, geração após a geração, passando de pai para filho. O ápice da festa acontece no domingo de Pentecostes, quando o Cortejo Imperial percorre as ruas da cidade em direção ao Santuário, onde se celebra a “Missa do Imperador”.

Melhores Hotéis
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Hotéis em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

A História da Festa do Divino

A Festa do Divino Espírito Santo se baseia nos registros bíblicos da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, ato que se tem como fato responsável pelo nascimento da Igreja Católica. A circunstância é vista pelos fiéis como fonte de sabedoria e de amor.

A História da Festa do Divino Espírito Santo Bom Jesus da Lapa
A Festa do Divino em Bom Jesus da Lapa acontece há mais de 100 anos

Segundo estudiosos do tema, havia homenagens ao Divino Espírito Santo na festa de Pentecostes, e depois passou a se ter uma festa própria ao Divino já no início da colonização do Brasil. Festa esta que, em Portugal, era celebrada pelos nobres, onde realizavam distribuição de comidas e esmolas aos pobres.

A fama da festa se dava pela atribuição de inúmeros milagres, principalmente a cura de enfermidades. Também se falava dos castigos aos que zombavam dos festejos ao Espírito do Santo.

Em seus primórdios, a festa do Divino, na então capital da corte imperial, guardava os principais símbolos rituais da festa portuguesa e europeia: as folias, a coroação de um imperador e o império, as comemorações profanas junto com os atos religiosos, a fartura dos alimentos vendidos ou leiloados na festa e uma preocupação com os pobres da cidade.

Os preparativos para as festas do Espírito Santo iniciavam-se com grande antecedência, indicando que chegara o “Tempo do Divino”. No sábado de Aleluia, véspera do domingo de Páscoa, era erguido o mastro simbólico, com a pomba no topo, que serviria de “pau-de-sebo” posteriormente, nas brincadeiras da festa.

Conta-se que, a partir daquela época, as pessoas saíam das igrejas recolhendo donativos e anunciando as festas. Elas percorriam a cidade, com a bandeira do Divino e o imperador em destaque.

O romancista Manoel de Almeida descreve um cortejo da festa no início século XIX, falando dos meninos e rapazes foliões, os quais tocavam pandeiro, machete (algo semelhante à viola ou cavaquinho) e tambor. Já em outras referências são mencionados outros instrumentos, tais como chocalhos, reco-recos, ferrinhos e pratos. Caminhando, pulando e dançando o povo formava um quadrado onde ficava em destaque o que chamavam de “Imperador do Divino”.

A população, ao ouvir a música, se dirigia às janelas de suas casas para ver a folia, que entrava pelas casas, enquanto isso um grupo pedia esmolas e diferentes donativos eram doados.

O hábito de pedir esmolas esteve presente igualmente desde a época colonial, com a finalidade de reunir recursos para as festas das irmandades ou para financiamento de benefícios aos irmãos carentes.

Melhores Locais de Alimentação
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Locais de Alimentação em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

A Festa do Divino em Bom Jesus da Lapa

A Festa do Divino em Bom Jesus da Lapa acontece há mais de 100 anos. Quando começou, a festa acontecia em três dias, agora a duração da festa é de uma semana.

A festa foi, através dos anos, se popularizando e envolvendo um número cada vez maior de pessoas, ficando entre as mais populares da cidade, seguindo a Festa do Bom Jesus da Lapa.

A Festa do Divino envolve as famílias da cidade, o comércio e quem mora nas redondezas e também no meio rural. Além disso, por ser uma cidade de turismo religioso, Bom Jesus também lota de visitantes que unem a participação na festa à visita ao Santuário do Bom Jesus, ponto obrigatória para quem visita a cidade.

A Festa do Divino é um dos grandes espetáculos de fé da cidade. A festa começa com um foguetório, chamado “Alvorada”, na madrugada do dia em que começa, que acompanha a banda de música as ruas da cidade. A música, acompanhada da alegria dos participantes, tomam conta das ruas.

Enquanto isso, na Esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa, os sinos acompanham e completam os sons da festa, em uma especial manhã de domingo.

Mais uma sessão de ‘foguetório’ anuncia então a chegada do Imperador e de sua corte, que desfilam pelas ruas da cidade carregando a Bandeira do Divino, direcionando todo mundo ao Santuário, onde então é celebrada a missa solene.

Missa da Festa do Divino em Bom Jesus da Lapa
Missa da Festa do Divino em Bom Jesus da Lapa

A Festa do Divino em Bom Jesus da Lapa tem tanto destaque que está perto de conseguir o título de “Patrimônio Imaterial da Bahia”.

Esse título tem entre seus objetivos contribuir para a preservação da diversidade étnica e cultural do país, disseminação de informações sobre o patrimônio cultural brasileiro a todos os segmentos da sociedade, incentivar e apoiar as iniciativas e práticas de preservação desenvolvidas pela sociedade, catar recursos e promover com vistas à preservação e valorização do patrimônio cultural brasileiro, entre outros.

A Festa do Divino acontece sempre nos meses de maio ou junho, exatamente 50 dias após a Páscoa. A seguir, você acompanha através das fotografias de Ivanor Borges, um pouco mais sobre a Festa do Divino em Bom Jesus da Lapa.

Fotos da Festa do Divino Espírito Santo

(Fotos: Irmão Ivanor Borges (CSSR – Missionário Redentorista))

Esperamos que você tenha gostado das Fotos da Festa do Divino em Bom Jesus da Lapa, fotografadas por Ivanor Borges (CSSR – Missionário Redentorista).

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com excelente qualidade.

Referências: DVDs sobre Bom Jesus da Lapa (Foto Estrela Produções e Rocha Produções)

Guia de Turismo

Esta página é parte do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa.
Para acessar o conteúdo completo clique no botão logo abaixo.

Posts mais recentes de turismo no Blog

Experimente navegar por nossas publicações no Blog do Central da Lapa.
Publicamos diversos artigos com muita história, fotos e notícias de Bom Jesus da Lapa.

Encontre outros conteúdos em nossas redes sociais.

2 thoughts on “Festa do Divino Espírito Santo

  1. Sugiro que coloquem a data em que ocorre a festa! É o que estou procurando e não achei!!!!

  2. A data é móvel e acontece no dia de Pentecostes, ou seja, 50 dias após o domingo de Páscoa:
    > segunda-feira: 24 maio 2021
    > segunda-feira: 6 junho 2022
    > segunda-feira: 29 maio 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.