Santuário do Bom Jesus da Lapa


Home  »  Pontos TurísticosO Santuário   »   Santuário do Bom Jesus da Lapa

Santuário do Bom Jesus da Lapa

A cidade de Bom Jesus da Lapa é bastante conhecida pelo seu santuário, o Santuário do Bom Jesus da Lapa.

O Santuário é abrigado pelo Morro do Bom Jesus, um maciço de calcário de 90 metros de altura, que abriga várias grutas, como a do Bom Jesus, a da Soledade e outras.

Situado na parte oeste do estado da Bahia e a 850 km da Capital, a cidade de Bom Jesus da Lapa é um cantinho especial, de características peculiares e que se orgulha de ter a terceira maior romaria do Brasil.

Santuário do Bom Jesus da Lapa 1

Santuário do Bom Jesus da Lapa: vale a pena conhecer!

Quase 2 milhões de pessoas, por ano, passam pela cidade de Bom Jesus da Lapa. Gente que busca e encontra toda sorte de bênçãos no local.

Pessoas agarradas em uma fé incondicional, onde o amor de Deus é manifestado de forma maravilhosa, em curas.

É por isso que o santuário de Bom Jesus da Lapa tem se tornado cada vez mais um lugar de romarias.

Pisar na terra batizada por Bom Jesus da Lapa, no Oeste Baiano, é entrar em um lugar de experiências inesquecíveis.

Pode-se dizer que o Santuário do Bom Jesus da Lapa é um local esculpido pela natureza.

O Santuário do Bom Jesus da Lapa é visitado todos os anos por romeiros de todas as partes do Brasil, tanto que a cidade de Bom Jesus da Lapa é chamada de “Capital Baiana da Fé”.

Essa fama se espalhou por todos os lugares, atraindo mais de um milhão de visitantes por ano, de todos os lugares do mundo, para vislumbrar a beleza do santuário e se inspirar na fé que o lugar transmite.

A História do Santuário de Bom Jesus da Lapa

O Santuário de Bom Jesus da Lapa foi descoberto m 1691 por Francisco de Mendonça Mar, oriundo de Portugal.

Francisco de Mendonça Mar havia deixado a pé a cidade de Salvador.

Com base nos arquivos previamente documentados no local, ele foi pelo interior, com uma imagem de Jesus crucificado e ainda outra de Nossa Senhora da Soledade,

Segundo o Padre Gilberto Antônio dos Reis, Francisco de Mendonça Mar foi pelo rio São Francisco até chegar no local, e chegando se encantou com a gruta, fazendo dela fez sua morada.

Após isso, ainda segundo o Padre Gilberto, Francisco de Mendonça Mar voltou para salvador, onde foi ordenado padre e retornou novamente a Bom Jesus da Lapa.

Na cidade começou os trabalhos tomando conta de doentes e alojando nas grutas os visitantes que iam chegando ao lugar.

O que ocorreu foi que por lá houve uma criação automática de um centro de romarias.

O centro de romarias, fundado pelo monge português, hoje ainda é muito frequentado por romeiros e religiosos de todo o Brasil, durante praticamente todo o ano, com alguns meses de mais visitas.

Muitos devotos do Bom Jesus passam diante do altar e expressam sentimentos de gratidão.

Os romeiros levam para casa o rico ensinamento espiritual, vivido durante as celebrações, que acontecem sempre com a presença de uma legião de pessoas.

As pessoas que passam pelo Santuário do Bom Jesus da Lapa exaltam as providências divinas conquistadas ao longo da vida.

Santuário de Bom Jesus da Lapa: Um lugar de milagres!

O fato de provar dessa atmosfera sem igual, poder contemplar e escalar essa obra da natureza, considerada santa, é ter contato com muitos sentimentos inexplicáveis.

O Santuário de Bom Jesus da Lapa é um lugar de fé, um lugar de milagres.

Difícil mesmo é não sentir a grandeza de Deus no local, onde a sensação para cada romeiro é extremamente pessoal.

O trabalho feito no Santuário tem uma grande influência na vida religiosa das pessoas do lugar e de todo que o visita.

Os romeiros têm a oportunidade de participar de vários eventos realizados no local, como a Romaria da Terra e das Águas, Romaria dos Legionários, entre outras.

O período das romarias intensifica-se em julho, quando é iniciada uma novena na esplanada e tem seu ponto forte em 6 de agosto, dia da celebração solene.

Porém, isso não significa que seja somente nesse momento que o local mereça uma visita, afinal, para agradecer, pedir bênçãos e espiritualizar-se não é preciso data marcada.

Santuário do Bom Jesus da Lapa: vale a pena conhecer!

Por que o Santuário do Bom Jesus da Lapa atrai tantos visitantes?

Apesar da romaria ao Santuário do Bom Jesus da Lapa atrair muitos fiéis, não é apenas por esse motivo que o Santuário atrai muitos visitantes.

A capela do Santuário do Bom Jesus da Lapa foi construída dentro de uma gruta, e tanto o teto quanto as paredes da capela têm uma formação rochosa.

Esse fato faz com que muitas pessoas visitem o Santuário do Bom Jesus da Lapa fora da época de romaria. Outro aspecto que atrai muitos visitantes ao Santuário é a sua localização.

A gruta na qual foi construído o Santuário do Bom Jesus da Lapa fica no alto de um morro, de onde é possível ter uma vista privilegiada do Rio São Francisco.

Esplanada do Santuário de Bom Jesus da Lapa

A esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa possui um altar campal onde acontece celebrações de missa em dias mais movimentados.

Na esplanada também estão localizados vários monumentos construídos pelo escultor Deocleciano Martins de Oliveira.

Significados das estátuas da esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa

As estátuas que estão espalhadas ao redor Santuário do Bom Jesus da Lapa foram esculpidas pelo escultor e literato Deocleciano Martins de Oliveira. Elas representam os discípulos de Cristo.

Atualmente há 8 estátuas circulando o a Esplanada, enquanto na verdade deveria haver 12, número correspondente aos apóstolos.

Isso correu porque quando iria começar a esculpir a 9ª estátua o escultor veio a óbito. Passou-se o tempo e até hoje ninguém tentou dar seguimento a trabalho de Deocleciano.

Se você observar bem, verá que existem quatro marcas de cimento ao redor da esplanada.

Anteriormente, onde estão essas marcas era justamente os espaços destinados às outras 4 estátuas que seriam esculpidas e que, posteriormente, foram preenchidos com cimento.

Além das estátuas que circulam a Esplanada do Santuário observa-se imediatamente a estátua do Padre Francisco da Soledade, em frente à entrada principal do Santuário.

Ao descer a escadaria da esplanada você ainda irá se deparar com a fonte de São João Batista e sua estátua.

Todas as estátuas que estão na parte externa do Santuário e mais quatro obras que podem ser encontradas na Gruta da Soledade.

As estátuas são a Águia (representado o evangelista João), Anjo (representando o evangelista Mateus), Boi (representando o evangelista Lucas), Leão (representando o evangelista Marcos).

Essas estátuas foram esculpidas por Deocleciano Martins de Oliveira, num trabalho que ele intitulou como “Ciclo de Bronze”.

Ele esculpiu estátuas em outras cidades da Bahia, como Barra, Juazeiro e Paulo Afonso, e também em outros cidades de outros estados, como Petrolina e Penedo.

Fotos das Estátuas da Esplanada do Santuário

A Torre da Lapa e sua história

A Torre da Lapa foi projetada pelo Monsenhor Turíbio Vilanova.

Foi desenhada pelo Mestre de obras Alcebíades Oliveira, que também iniciou sua construção, juntamente com o Mestre Nezinho e o Mestre Ezequiel Inocêncio.

É uma obra arquitetônica inspirada nos castelos medievais da Espanha. A obra foi iniciada em 1937 e foi concluída em 1952.

O relógio da torre foi fabricado na cidade de Juazeiro do Norte, pelo senhor Pelúcio Correia de Macedo e o sino foi fundido em Sorocaba São Paulo, pela Fundição Alberto Samassa.

É o maior sino da Bahia, com uma tonelada de bronze, um metro de altura e 40 cm de boca. Hoje esse sino não é mais utilizado por questões de segurança, uma vez que a torre passou a balançar com o tocar do sino.

Atualmente os sinos são menores em relação ao original. O objetivo principal da torre é abrigar estes sinos, elevar a cruz cristã às alturas e prover iluminação à esplanada e serviço de som.

Quando está em período de festas a torre do Santuário do Bom Jesus da Lapa é ornamentada, encantando ainda mais os fiéis presentes.

Pequeno histórico de mudanças no Santuário do Bom Jesus da Lapa

O primeiro altar do Bom Jesus foi construído em 1870, este altar possuía duas colunas a sua frente.

No entanto, as duas colunas a frente do altar que davam imponência ao local, acabaram por ocupar muito espaço na gruta, e por isso foram demolidas em 1913.

Mas quem mudou mesmo foi a Esplanada de Bom Jesus da Lapa, que é banhada pelo Rio São Francisco. Havia apenas uma entrada para a gruta do Bom Jesus que se fazia através das pedras, com muito encanto e beleza.

A capela de Nossa Senhora do Carmo, muito conhecida na cidade foi construída em 1915. Já a torre da cidade, construída na década de 40, tem fortes influências da arquitetura espanhola.

O tempo passou e o santuário recebeu o toque final das mãos do homem, para se tornar a catedral de pedras conhecida e muito visitada de hoje.

Fotos do Santuário do Bom Jesus da Lapa e Esplanada

O Santuário de Bom Jesus da Lapa é lugar de encontro com o Senhor

Na luz das primeiras horas do dia, em um lindo entardecer, ou até mesmo ao cair da noite, o Santuário de Bom Jesus da Lapa é raro, belo e fascinante.

Para os romeiros essa é uma terra sagrada, de fontes milagrosas e de cavernas santificadas.

O Santuário do Bom Jesus da Lapa é um lugar de fé que transmite a mais bela visão que a natureza esculpiu

O Santuário do Bom Jesus da Lapa é essencial para quem busca incansavelmente a paz e sabe o sentindo da peregrinação.

Mas, seja de longe ou de perto, olhar o santuário do Bom Jesus é sempre perceber a ação de Deus.

Como citado, pessoas passam diversas vezes durante o ano pela cidade e consequentemente pelo santuário.

Existem também as pessoas que vão diretamente à cidade com intuito de passar horas no santuário admirando suas belezas, fazendo preces e buscando pela paz espiritual.

Este é um lugar de manifestação de poder do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Trata-se de um local perfeito para quem busca uma vida cristã real e feliz. Um lugar chamado Bom Jesus da Lapa, um lugar de romarias!

Devido a isso, é importante que esta igreja tão tradicional da cidade esteja sempre pronta para receber os visitantes e oferecer conforto em suas orações.

Vale ressaltar que existem formas de realizar doações ao local e ajudar na manutenção deste lugar tão agradável aos olhos e ao espírito! Saiba mais sobre a Campanha dos Romeiros clicando aqui.

Em nosso site você pode conferir um pouco de cada uma das grutas que fazem parte do Santuário do Bom Jesus da Lapa, com sua história, características e sua beleza singular.

Não deixe de vir conhecer as belezas e toda a espiritualidade que Bom Jesus da Lapa tem a lhe oferecer.

5 thoughts on “Santuário do Bom Jesus da Lapa

  1. Boa noite! O Santuário de Bom Jesus da Lapa, para mim representa estar conectado diretamente com deus. Estive aí em janeiro de 2007 é em agosto do ano meu ex conheceu uma baiana por quem se apaixonou e hj vive . fiz amigos que hj tenho vontade de revê ,minha amiga ANA, tenho fé em BOM JESUS DA LAPA que um dia eu de voltar. Amo este lugar…

  2. Tem vários anos que vou a Bom Jesus da Lapa, em 2014 estive por 2 dias, A organização da entrada da igreja espetacular: sem pedintes, sem flanelinhas, sem aquele assédio que ti deixa com medo até de descer do carro! Este ano 2018 fui novamente, que decepção: pedintes, flanelinhas e assédio voltaram com força total!!!! O que aconteceu??? A paróquia junto com a prefeitura não faz uma política de assistência social voltada pra isso? Além de ser um santuário, é uma cidade turística que se continuar assim perde seus turistas

  3. Parabéns pelo blog. A página está mais interessante, e trouce mais informações atualizadas e com certeza os leitores, romeiros e visitantes tem agora um veiculo de comunicação que traz noticias e informações sobre a Capital Baiana da Fé.

    1. Agradecemos pelo comentário, Edna. Estamos fazendo o possível para trazer conteúdos novos de qualidade e retrabalhando os já existentes com informações novas. Continue nos acompanhando :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.